Atividade para impressão - Tabela
Plano de Aula
Plano de aula: Artigo de opinião: conhecendo este gênero textual
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Jornais/revistas e/ou laboratório de informática/tablets para pesquisa e seleção do artigo de opinião; atividade impressa (quadro para registro da análise do artigo de opinião).
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o artigo de opinião em materiais impressos. sobretudo em jornais e revistas, confundir com o editorial. Oriente-os a usar o índice; ao usar o computador/tablets, os alunos podem ter dificuldade com a pesquisa (confira as sugestões de sites), bem como com a localização dentro dos sites das seções que têm artigos de opinião (oriente-os a partir da imagem de um jornal on-line disponibilizada nesta aula).
Referências sobre o assunto:
Para saber mais sobre campo de atividade:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana. acesso em 29.07.2048 .
Para saber mais sobre o conceito de gêneros do discurso:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-e-tipos-textuais. acesso em 29.07.2018
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
Para saber mais sobre artigo de opinião:
BARBOSA, Raquel Maria. Schröder, Miriam. A análise linguística no gênero artigo de opinião In:Os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE. Vol. 1, 2013
FEITOZA, Cláudia de Jesus Abreu; MENDES, Maria Helena Peçanha.
Um estudo do gênero artigo de opinião: procedimentos para torná-lo um objeto ensinável. Revista Horizontes. Vol.28,n. 02,2010.
Disponível em: http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75267521/horizontes+volume+28+numero+02+2010.htm. acesso em 29.07.2018.
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: escrevendo o futuro. Pontos de vista: caderno do professor. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/232/cadernos-do-professor. Acesso em 01.09.2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta de trabalho para os alunos.
- Informe que nesta aula será trabalhado o artigo de opinião, gênero da esfera jornalística e que o objetivo é aprender sobre onde este gênero de texto circula, seus principais objetivos e condições de produção.
- Comente o quanto é importante desenvolver a capacidade de argumentação frente a situações/temas do cotidiano.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Comece a aula questionando os alunos se eles já tiveram que opinar/discutir/argumentar sobre algum assunto.
- Retome se eles sabem as condições de produção desse meme, em caso negativo, explique a situação envolvendo a atriz Glória Pires que atuou como comentarista da entrega do Oscar 2016, porém, usou essa frase diversas vezes quando questionada sobre os filmes indicados.
- Você não precisa levar a notícia em sala de aula, pois o foco aqui não é a análise do meme, mas é necessário que saiba recontar os fatos veiculados nela.
- Questione os alunos se eles sabem a diferença de opinar, argumentar e discutir.
- Se necessário, anote as diferenças de significados desses termos (pode parafrasear o dicionário).
- Questione se os alunos sabem o nome de algum outro texto (oral ou escrito) em que é preciso saber emitir a opinião. Exemplos: debate, comentário, assembleia (orais). artigo de opinião, editorial, charge (escritos ou multimodais).
Materiais complementares:
- Caso não tenha acesso ao contexto do meme envolvendo a atriz Gloria Pires que foi comentarista durante a transmissão do Oscar 2016, leia mais aqui: http://www.purepeople.com.br/noticia/-oscar-2016-gloria-pires-vira-meme-apos-comentarios-resumidos-na-transmissao_a103499/1. Acesso em 26.07.2018.
Introdução
Orientações:
- Questione os alunos objetivando reconhecer as condições de produção do artigo de opinião a partir das questões do slide projetadas na tela ou escritas no quadro.
- Para qualificar as respostas dadas pelos alunos, você deve ter por base as seguintes informações:
- O artigo de opinião é um gênero que pertence à esfera jornalística/midiática, sendo recorrente em jornais, revistas (impressos e virtuais), blogs.
- Em linhas gerais, um artigo de opinião visa convencer outrem a respeito de um tema polêmico.
- Os temas costumam ser polêmicos e de relevância social.
2. Com base nas respostas dadas pelos alunos, anote no quadro as palavras-chave mais importantes a respeito do gênero textual.
Espera-se que o aluno saiba que é um gênero de texto argumentativo que tem a finalidade de defender um ponto de vista, que circula em jornais/revistas (impressos e on-line), sites e que trata de um tema polêmico e de relevância social.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos (5 minutos para explicar esta atividade e 25 minutos para a pesquisa descrita no slide posterior)
Orientações:
- Organize os alunos em duplas para proceder com a pesquisa sobre o contexto de produção do artigo de opinião.
- Mostre a imagem reproduzida indicando que jornais/revistas impressos ou digitais têm seções/cadernos agrupados por temas e que os artigos de opinião podem ser encontrados na seção que se relaciona a esses nomes Coluna/Blogs/Opinião e que podem ser pesquisados usando a lupa dentro das próprias páginas a partir de palavras-chave como “opinião, assunto “x”, artigo de opinião”, dentre outros.
- Oriente os alunos para, no momento da pesquisa, não selecionarem um texto da seção “editoriais”, esclarecendo que se trata de um outro gênero e que embora seja argumentativo, representa a opinião do jornal/revista enquanto instituição; já os artigos indicam a ideia dos colunista/autores.
- Oriente os alunos a localizarem/reconhecerem o gênero artigo de opinião dentre outros gêneros de textos que aparecem no mesmo suporte (site/jornal/revista), principalmente a sua localização dentro do suporte diferenciando-o do editorial (que aparece no começo).
- Organize os alunos em duplas e distribua jornais e revistas e/ou leve-os ao laboratório de informática para acessar alguns sites para localização da seção/coluna em que há o artigo de opinião.
*Sugestão de sites:
https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/
https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/.
https://opiniao.estadao.com.br/#ultimas.
https://oglobo.globo.com/opiniao/.
5. Os alunos devem selecionar um artigo de opinião observando as características gerais do texto e seu objetivo (defender um ponto de vista sobre um tema polêmico) e responder as questões contidas na tabela seguinte.
Materiais complementares: Jornais e /ou revistas impressos ou sala de informática com acesso à internet.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua uma cópia impressa da tabela projetada.
- Para ter acesso à tabela e imprimi-la clique aqui:
- Em duplas, peça que os alunos façam uma leitura breve do texto selecionado.
- Oriente os alunos no preenchimento da tabela de registro com base nas informações sobre o artigo selecionado na pesquisa.
- Peça aos alunos para socializarem a síntese das respostas.
- Caso não seja possível que todos os alunos façam a socialização, selecione algumas duplas para fazê-lo.
Materiais complementares: Atividade impressa (tabela do slide) - uma por cada dupla dupla. Para acessá-la e imprimi-la, clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Retome com os alunos a questão inicial desta aula e indique que agora já podem responder à pergunta: afinal, o que é um artigo de opinião?
- Projetado este slide ou registre-o no quadro de modo que coletivamente, os alunos finalizem esta síntese sobre o gênero artigo de opinião preenchendo as lacunas.
- Se preferir, você pode distribuir a cópia desta atividade para que os alunos preencham.
- Após finalizado, peça para os alunos anotarem o conceito no caderno.
- Observe que pode haver variedade nas respostas em termos de vocabulário, mas o conceito deve se manter.
- Tenha por base as seguintes palavras-chave que preenchem a sequência das lacunas ou acesse o gabarito o padrão de respostas aqui:
- argumentativo.
- jornais/revistas (impressas e eletrônicas) e sites/blogs.
- convencer as outras pessoas.
- polêmico.
- relevância/interesse social.
- opinião.
- assinatura/indicação de autoria de quem escreveu.
- fotografia;
- credenciais (formação acadêmica, experiência profissional, área de atuação).
- convencer.
- ponto de vista.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcionais: sugestões de sites para pesquisa (Desenvolvimento) – Gazeta do Povo (disponível aqui); Folha de S.Paulo (disponível aqui); Estado de S. Paulo (disponível aqui) e O Globo (disponível aqui).
Tema
Informe aos alunos, pelo WhatsApp, que nesta aula será trabalhado o artigo de opinião, gênero da esfera jornalística, e que o objetivo é aprender sobre onde esse gênero de texto circula, seus principais objetivos e condições de produção. Comente o quanto é importante desenvolver a capacidade de argumentação frente a situações/temas do cotidiano.
Introdução
Encaminhe aos alunos uma apresentação inicial em PowerPoint com narração. Comece-a questionando os alunos se eles já tiveram que opinar, discutir ou argumentar sobre algum assunto. Pergunte se eles sabem as condições de produção do meme disponível na Introdução do plano original. Em seguida, explique a situação envolvendo a atriz Glória Pires, que atuou como comentarista da entrega do Oscar 2016; porém, usou a frase que aparece no meme diversas vezes ao ser questionada sobre os filmes indicados. Pergunte se eles sabem a diferença entre opinar, argumentar e discutir. Se necessário, anote as diferenças de significado desses termos (pode parafrasear o dicionário). Questione se os alunos conhecem outro texto (oral ou escrito) em que é preciso saber emitir a opinião. Exemplos: debate, comentário e assembleia (orais); artigo de opinião, editorial e charge (escritos ou multimodais). Materiais complementares: caso não conheça o contexto do meme envolvendo a atriz Gloria Pires, que foi comentarista durante a transmissão do Oscar 2016, leia o texto disponível aqui. Questione os alunos objetivando reconhecer as condições de produção do artigo de opinião a partir das perguntas do slide (veja no plano original). Em seguida, apresente-lhes algumas reflexões: o artigo de opinião é um gênero que pertence à esfera jornalística/midiática, sendo recorrente em jornais, revistas (impressos e virtuais) e blogs. Em linhas gerais, um artigo de opinião visa convencer outrem a respeito de um tema polêmico. Os temas costumam ser polêmicos e de relevância social.
Desenvolvimento
Organize os alunos em duplas para prosseguir com a pesquisa sobre o contexto de produção do artigo de opinião. Explique que, para que possam fazer a atividade em duplas, será necessário o contato pelo WhatsApp, por meio de mensagens escritas, áudio ou vídeo. Mostre a imagem reproduzida no slide do Desenvolvimento no plano original, indicando que jornais/revistas impressos ou digitais têm seções/cadernos agrupados por temas. Os artigos de opinião podem ser encontrados na seção relacionada aos nomes Coluna, Blog e Opinião, e podem ser pesquisados por meio da lupa dentro das próprias páginas a partir de palavras-chave como “opinião, assunto 'x', artigo de opinião”, dentre outros. Oriente os alunos que, no momento da pesquisa, não selecionem um texto da seção “editoriais”, esclarecendo que se trata de outro gênero e que, embora seja argumentativo, representa a opinião do jornal/revista enquanto instituição; já os artigos indicam a ideia dos colunistas/autores. Oriente os alunos a localizar/reconhecer o gênero artigo de opinião dentre outros gêneros de textos que aparecem no mesmo suporte (site/jornal/revista), principalmente sua localização dentro do suporte, diferenciando-o do editorial (que aparece sempre no começo). Veja sugestões de sites em Recursos Opcionais. Os alunos devem selecionar um artigo de opinião observando as características gerais do texto e seu objetivo (defender um ponto de vista sobre um tema polêmico), e responder às questões contidas na tabela (disponível aqui).
Fechamento
Retome com os alunos a questão inicial desta aula e indique que agora já podem responder à pergunta: afinal, o que é um artigo de opinião? Encaminhe o slide do Fechamento no plano original e peça que, oralmente ou por meio de mensagem escrita, preencham as lacunas. Após finalizado, peça para os alunos anotarem o conceito no caderno. Observe que pode haver variedade nas respostas em termos de vocabulário, mas o conceito deve se manter. Tenha por base as seguintes palavras-chave que preenchem a sequência das lacunas: argumentativo; jornais/revistas (impressos e eletrônicos) e sites/blogs; convencer as outras pessoas; polêmico; relevância/interesse social; opinião; assinatura/indicação de autoria de quem escreveu/ fotografia; credenciais (formação acadêmica, experiência profissional, área de atuação); convencer; ponto de vista.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a auxiliar os alunos com a pesquisa em jornais, revistas ou internet, e trocar ideias sobre os argumentos apresentados nos textos encontrados.
Esta é a 1.ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.