Atividade para impressão - Tabela
Plano de Aula
Plano de aula: Artigo de opinião: conhecendo este gênero textual
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Jornais/revistas e/ou laboratório de informática/tablets para pesquisa e seleção do artigo de opinião; atividade impressa (quadro para registro da análise do artigo de opinião).
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o artigo de opinião em materiais impressos. sobretudo em jornais e revistas, confundir com o editorial. Oriente-os a usar o índice; ao usar o computador/tablets, os alunos podem ter dificuldade com a pesquisa (confira as sugestões de sites), bem como com a localização dentro dos sites das seções que têm artigos de opinião (oriente-os a partir da imagem de um jornal on-line disponibilizada nesta aula).
Referências sobre o assunto:
Para saber mais sobre campo de atividade:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana. acesso em 29.07.2048 .
Para saber mais sobre o conceito de gêneros do discurso:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-e-tipos-textuais. acesso em 29.07.2018
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
Para saber mais sobre artigo de opinião:
BARBOSA, Raquel Maria. Schröder, Miriam. A análise linguística no gênero artigo de opinião In:Os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE. Vol. 1, 2013
FEITOZA, Cláudia de Jesus Abreu; MENDES, Maria Helena Peçanha.
Um estudo do gênero artigo de opinião: procedimentos para torná-lo um objeto ensinável. Revista Horizontes. Vol.28,n. 02,2010.
Disponível em: http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75267521/horizontes+volume+28+numero+02+2010.htm. acesso em 29.07.2018.
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: escrevendo o futuro. Pontos de vista: caderno do professor. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/232/cadernos-do-professor. Acesso em 01.09.2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta de trabalho para os alunos.
- Informe que nesta aula será trabalhado o artigo de opinião, gênero da esfera jornalística e que o objetivo é aprender sobre onde este gênero de texto circula, seus principais objetivos e condições de produção.
- Comente o quanto é importante desenvolver a capacidade de argumentação frente a situações/temas do cotidiano.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO