Trecho 1 do conto "O gato preto"
Plano de Aula
Plano de aula: O emprego dos recursos coesivos no gênero Conto de terror e suspense
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Nesta aula o foco de estudo será o uso dos recursos coesivos a fim de evitar a repetição de termos na construção de um texto e de conectivos para relacionar as ideias estabelecendo a devida relação de coesão.
Materiais necessários:
Cópias de trechos do conto: POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em 11 de dez. de 2018.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.
BELLIN, Greicy Pinto. Edgar Allan Poe e o surgimento do conto enquanto gênero de ficção. Anuário de literatura, ISSNe: 2175-7917, vol. 16, n. 2, 2011, p. 41-53.
Dificuldades antecipadas: Ter disposição e empregar corretamente os recursos coesivos no intuito de evitar a repetição de termos em um texto.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2014.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11 ed. São Paulo: Ática, 2009.
TORTELLI, Denise Menin. A coesão referencial em textos do gênero Conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir das sequências didáticas. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, 2017.
CARVALHO, José Ricardo; SANTOS, Leonor Werneck dos. Anáfora direta e encapsulamento em um conto de terror. Letras em Revista, Teresina, V. 08, n. 01, jan./jun. 2017, p. 13-31.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Falar sobre como a maneira como se escreve pode interferir no entendimento ou fluidez da leitura.
- Dê o exemplo do substantivo “gato” e peça para que os alunos deem exemplos de maneiras utilizadas cotidianamente para se referir a este animal.
Introdução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos leiam silenciosamente o trecho adaptado do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. Este trecho do conto foi adaptado no intuito de deixar mais clara para os alunos a repetição do termo “gato”.
- Comente que Poe foi um importante autor americano de contos de terror no século XIX e que este é um de seus contos mais famosos.
- Após a leitura, questione o que os alunos acharam do trecho e se foi fácil compreendê-lo e se perceberam algo diferente no que diz respeito à escrita.
É importante que os alunos percebam a repetição do termo “gato”, auxilie-os nesta tarefa. Para tanto, faça as seguintes perguntas: Como procedeu a leitura deste trecho? De maneira fluida ou houve alguma dificuldade? Percebeu algum problema? Há algum termo que se repete? Estas repetições são necessárias?
Materiais complementares: Cópias do trecho 1 de “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui
POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em de dez. de .
Introdução
Orientações:
Apresente novamente o trecho, agora com as repetições destacadas.
- Leve os alunos a refletir sobre os problemas causados pela repetição desnecessária dos termos.
- Peça para que deem sugestões de como evitar esta repetição.
Materiais complementares: Cópias do trecho 1 de “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui
POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em de dez. de .
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações:
- Distribua cópias do trecho original do conto.
- Instrua os alunos a ler silenciosamente a versão original do trecho.
Materiais necessários: Cópias do trecho 1 de “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a versão original do trecho do conto com os recursos coesivos utilizados para referenciar o termo “o gato”. Caso não disponha deste recurso, peça que os alunos marquem estes recursos em suas cópias.
- Mostre aos alunos que, para evitar a repetição do termo “o gato”, o autor utiliza diferentes estratégias de coesão:
- Substituindo o termo por pronomes pessoais (o, ele, lhe).
- Substituindo o termo por outro que estabeleça com ele uma relação de sentido no texto (o pobre animal).
- Chame atenção também para outro recurso coesivo utilizado: a coesão por elipse, quando se omite um termo subentendido no texto. Mostre a eles que, apesar de o narrador não utilizar o pronome “eu”, o contexto do texto nos permite saber que ele se refere a si mesmo. Isto é possível graças a “pistas” como as desinências verbais e os pronomes possessivos empregados.
- Peça para que os alunos deem outras sugestões que possam substituir o termo “o gato” neste trecho.
- Chame atenção dos alunos para o fato de este ser apenas um trecho adaptado do conto “O gato preto” e incentive-os a ler a versão original e completa, a qual está disponível no site Domínio Público.
POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em de dez. de .
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Desafie os alunos a, em duplas, substituir os termos destacados no trecho do conto por elementos coesivos, visando eliminar as repetições. O trabalho em dupla neste momento é importante para que os alunos tenham oportunidade de discutir possibilidades e trocar conhecimentos.
- Lembre que o trecho integra um texto pertencente ao gênero Conto de terror e suspense. Peça que lembrem disso para pensar nas possíveis substituições, deixando o trecho o mais assustador possível.
- Peça que as duplas troquem entre si seus trechos adaptados e teçam comentários com os colegas sobre os recursos por eles utilizados.
Materiais complementares: Cópias do trecho 2 de “O gato preto”. Para acessar esse material, clique aqui
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recurso indicado
Necessário: uso do aparelho de celular, mais propriamente o WhatsApp, para envio de vídeos, mensagens e áudios.
Tema
Faça um breve vídeo no celular ou outro suporte digital, falando a respeito de como a maneira como se escreve pode interferir no entendimento ou fluidez da leitura. Dê o exemplo do substantivo “gato” e peça que os alunos deem exemplos de maneiras utilizadas cotidianamente para se referir a esse animal. Estipule um tempo para as respostas dos alunos via WhatsApp.
Introdução
Encaminhe aos alunos, via WhatsApp, um trecho adaptado do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe (veja o trecho no plano original). Esse trecho do conto foi adaptado com o intuito de deixar mais clara para os alunos a repetição do termo “gato”. Comente, no documento encaminhado, que Poe foi um importante autor americano de contos de terror no século XIX, e que esse é um de seus contos mais famosos. Questione o que os alunos acharam do trecho, se foi fácil compreendê-lo e se perceberam algo diferente no que diz respeito à escrita. É importante que os alunos percebam a repetição do termo “gato”. Auxilie-os nessa tarefa. Para tanto, faça as seguintes perguntas: como procedeu a leitura deste trecho? De maneira fluida ou houve alguma dificuldade? Percebeu algum problema? Há algum termo que se repete? Essas repetições são necessárias? Apresente novamente o trecho, agora com as repetições destacadas. Leve os alunos a refletir sobre os problemas causados pela repetição desnecessária dos termos. Peça que deem sugestões de como evitar essa repetição e sugira que registrem suas impressões no caderno de aula, podendo lhe questionar caso haja dúvidas.
Desenvolvimento
Encaminhe, via WhatsApp, o trecho original do conto. Instrua os alunos a ler silenciosamente a versão original do trecho (veja o trecho original também no plano original). Mostre aos alunos que, para evitar a repetição do termo “o gato”, o autor utiliza diferentes estratégias de coesão: substituindo o termo por pronomes pessoais (o, ele, lhe); substituindo o termo por outro que estabeleça com ele uma relação de sentido no texto (o pobre animal). Chame a atenção também para outro recurso coesivo utilizado: a coesão por elipse, quando se omite um termo subentendido no texto. Mostre a eles que, apesar de o narrador não utilizar o pronome “eu”, o contexto da narrativa nos permite saber que ele se refere a si mesmo. Isso é possível graças a “pistas” como as desinências verbais e os pronomes possessivos empregados. Peça que os alunos deem outras sugestões que possam substituir o termo “o gato” nesse trecho. Sugira que façam pequenos vídeos explicativos para compartilhar com a turma. Chame a atenção dos alunos para o fato de esse ser apenas um trecho adaptado do conto “O gato preto”, e incentive-os a ler a versão original e completa, que está disponível no site Domínio Público.
Fechamento
Envie ao grupo de WhatsApp da turma um desafio: instigue os alunos a substituir, em duplas, os termos destacados no trecho do conto por elementos coesivos, visando eliminar as repetições. O trabalho em duplas neste momento é importante para que os alunos tenham a oportunidade de discutir possibilidades e trocar conhecimentos. Para isso, peça que organizem as duplas por ordem de chamada e que entrem em contato uns com os outros por e-mail ou pelo WhatsApp. Lembre que o trecho integra um texto pertencente ao gênero Conto de terror e suspense. Peça que lembrem disso para pensar nas possíveis substituições, deixando o trecho o mais assustador possível. Peça que as duplas troquem entre si seus trechos adaptados e teçam comentários com os colegas sobre os recursos por eles utilizados. Para que a troca dos trechos seja organizada, crie uma tabela com as duplas e suas respectivas trocas por WhatsApp ou e-mail.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a ler os trechos adaptados pelas duplas e votar no melhor trecho: o da dupla do filho, sobrinho etc. ou o da dupla de seus colegas. Os critérios para a votação podem ser, por exemplo: conto mais assustador; texto mais compreensível, fácil de ler etc.