Plano de Aula

Plano de aula: O emprego dos recursos coesivos no gênero Conto de terror e suspense

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o uso dos recursos coesivos a fim de evitar a repetição de termos na construção de um texto e de conectivos para relacionar as ideias estabelecendo a devida relação de coesão.

Materiais necessários:

Cópias de trechos do conto: POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em 11 de dez. de 2018.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

BELLIN, Greicy Pinto. Edgar Allan Poe e o surgimento do conto enquanto gênero de ficção. Anuário de literatura, ISSNe: 2175-7917, vol. 16, n. 2, 2011, p. 41-53.

Dificuldades antecipadas: Ter disposição e empregar corretamente os recursos coesivos no intuito de evitar a repetição de termos em um texto.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2014.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11 ed. São Paulo: Ática, 2009.

TORTELLI, Denise Menin. A coesão referencial em textos do gênero Conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir das sequências didáticas. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

CARVALHO, José Ricardo; SANTOS, Leonor Werneck dos. Anáfora direta e encapsulamento em um conto de terror. Letras em Revista, Teresina, V. 08, n. 01, jan./jun. 2017, p. 13-31.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Falar sobre como a maneira como se escreve pode interferir no entendimento ou fluidez da leitura.
  • Dê o exemplo do substantivo “gato” e peça para que os alunos deem exemplos de maneiras utilizadas cotidianamente para se referir a este animal.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS