Plano de Aula

Plano de aula: O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 3º plano de 3 planos sobre o gênero debate.

Materiais necessários:

  • Regulamento sobre o debate produzido previamente contendo: tempo de comentário/réplica/tréplica; penalizações para infração às regras;
  • Charge do tema selecionado para o debate na aula anterior. Todas as charges estão disponíveis aqui.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, foi apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.

Referências sobre o assunto:

OLIVEIRA, Lucas. Como organizar um debate formal em sala de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Discurso de ódio. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/discurso-de-odio/>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Liberdade de expressão. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/>. Acesso em: 9 dez. 2018. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que nesta aula será realizado o debate que foi organizado na aula anterior, sobre o tema definido e pesquisado pelos grupos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos