Atividade para impressão - Charges para debate
Plano de Aula
Plano de aula: O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 3º plano de 3 planos sobre o gênero debate.
Materiais necessários:
- Regulamento sobre o debate produzido previamente contendo: tempo de comentário/réplica/tréplica; penalizações para infração às regras;
- Charge do tema selecionado para o debate na aula anterior. Todas as charges estão disponíveis aqui.
Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, foi apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.
Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.
Referências sobre o assunto:
OLIVEIRA, Lucas. Como organizar um debate formal em sala de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Discurso de ódio. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/discurso-de-odio/>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Liberdade de expressão. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/>. Acesso em: 9 dez. 2018. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que nesta aula será realizado o debate que foi organizado na aula anterior, sobre o tema definido e pesquisado pelos grupos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula projetando o post no quadro e instigue os alunos a responder aos questionamentos oralmente. Caso não seja possível, você pode anotar a frase na lousa e explicar que faz parte de uma campanha do Ministério da Justiça pelas “Boas regras de convivência nos debates nas redes sociais”, mas que essa “boa conduta” se aplica a qualquer debate.
- Para validar as respostas dos alunos, tenha por base as seguintes informações:
- Discurso de ódio é “determinada mensagem que busca promover o ódio e incitação a discriminação, hostilidade e violência contra uma pessoa ou grupo em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, condição física ou outra característica. O discurso do ódio é utilizado para insultar, perseguir e justificar a privação dos direitos humanos e, em casos extremos, para dar razão a homicídios.”
- Liberdade de expressão: é “a garantia assegurada a qualquer indivíduo de se manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros, por meio de linguagens oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação. Mas não é um direito absoluto, o que significa que a manifestação não pode utilizar calúnia, difamação ou injúria, o que pode originar um processo ou resposta em reação à declaração feita”.
- Espera-se que os alunos saibam que em um debate sobre qualquer tema tem a liberdade de expressão, mas esta não pode se configurar como um discurso de ódio.
- Para encerrar este momento, reforce com os alunos que o debate a ser pautado na aula de hoje precisará seguir as regras criadas na aula anterior, mas que devem ter esta premissa (discurso de ódio x liberdade de expressão) como fundamental.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos formando um “U” já pré-determinados: debatedores favoráveis, debatedores desfavoráveis e mediadores.
- Coloque os dois grupos de debatedores nas laterais da sala e o grupo de mediadores na base entre esses dois grupos.
- Reproduza no quadro a charge selecionada na aula anterior para o tema, ou se não for possível, retome-a com os alunos contextualizando-a oralmente.
- Peça a um integrante do grupo de mediadores para abrir o debate: 1) apresentando o tema e 2) lendo em voz alta as regras produzidas na aula anterior expostas no cartaz “Regras para o debate regrado”, que deve estar fixado na parede da sala.
- O grupo de mediadores deve começar o debate a partir de um questionamento e escolher qual grupo de debatedores deve responder.
- Neste momento, relembre que a ordem a ser seguida deve ser esta: 1) questão, 2) resposta, 3) réplica, 4) tréplica, considerando o tempo estipulado pelas regras criadas pelos alunos.
- A cada encerramento desse ciclo, o grupo de mediadores pode lançar uma nova questão ou formular outra considerando os argumentos dados pelos grupos, sempre alternando a vez do grupo que começa.
- A depender do desenvolvimento do debate e da disponibilidade de tempo, você pode estender o tempo de discussão.
- Encerre deixando claro que o passo seguinte é avaliar o debate realizado.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para avaliar o debate, a equipe de mediadores deverá dizer qual dos dois grupos se saiu melhor. Mas lembre-se de que a intenção aqui não é dizer quem ganhou ou perdeu, mas sim pontuar quem teve - e por que teve - mais êxito na argumentação.
- Para encerrar o debate, teça comentários de modo geral sobre a participação e engajamento dos três grupos, mas deixe que a avaliação seja feita pelo grupo de mediadores.
- Para encerrar esta aula, distribua para cada aluno uma ficha para registro do debate.
- Peça para os alunos preencherem a partir do tema e do desenvolvimento sobre do debate realizado.
- É importante organizar um painel com as fichas preenchidas pelos alunos (ou algumas, a depender do espaço) na sala, de modo que percebam que o movimento argumentativo depende de argumentação e contra-argumentação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho pelo WhatsApp. Explique aos alunos que, nesta aula, será realizado o debate que foi organizado na aula anterior, sobre o tema definido e pesquisado pelos grupos.
Introdução
Inicie a aula compartilhando com os alunos o post (veja no plano original) e instigando-os a responder aos questionamentos. Peça que reflitam sobre o post e relatem suas concepções. Explique que o material gráfico faz parte de uma campanha do Ministério da Justiça pelas “Boas regras de convivência nos debates nas redes sociais”, mas que essa “boa conduta” se aplica a qualquer debate. Espera-se que os alunos saibam que em um debate sobre qualquer tema pressupõe liberdade de expressão, mas esta não pode se configurar como discurso de ódio. Para encerrar esse momento, reforce com os alunos que o debate a ser pautado na aula de hoje precisará seguir as regras criadas na aula anterior, mas que devem ter esta premissa (discurso de ódio x liberdade de expressão) como fundamental.
Desenvolvimento
Lembre a turma de seus grupos da aula anterior. Os mesmos grupos darão continuidade ao estudo do gênero Debate Regrado. Com data e horário do debate online já marcados, retome com cada grupo as funções dos integrantes: debatedores e mediadores. Compartilhe com a turma, pelo Google Meet, a charge selecionada na aula anterior para o tema. Peça a um integrante do grupo de mediadores para abrir o debate: 1) apresentando o tema e 2) lendo em voz alta as regras produzidas na aula anterior expostas no cartaz “Regras para o debate regrado”, que deve estar fixado na parede da sala. O grupo de mediadores deve começar o debate a partir de um questionamento e escolher qual grupo de debatedores deve responder. Nesse momento, relembre que a ordem a ser seguida deve ser esta: 1) questão; 2) resposta; 3) réplica e 4) tréplica, considerando o tempo estipulado pelas regras criadas pelos alunos. A cada encerramento desse ciclo, o grupo de mediadores pode lançar uma nova questão ou formular outra considerando os argumentos dados pelos grupos, sempre alternando a vez do grupo que começa. Encerre deixando claro que o passo seguinte é avaliar o debate realizado.
Fechamento
Para avaliar o debate, a equipe de mediadores deverá dizer qual dos grupos se saiu melhor. Mas lembre-se de que a intenção aqui não é dizer quem ganhou ou perdeu, mas pontuar quem teve – e por que teve – mais êxito na argumentação. Para encerrar o debate, teça comentários de modo geral sobre a participação e engajamento dos grupos, mas deixe que a avaliação seja feita pelo grupo de mediadores. Em seguida, pelo WhatsApp, encaminhe-lhes uma ficha individual para registro do debate.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a presenciar o debate como espectadores. Seu apoio em momentos em que o alunos precisa demonstrar segurança e conhecimento é muito importante.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar
Finalidade da aula: Realizar o debate em sala de aula a partir do tema polêmico determinado pela escolha de charges, fazer uso da linguagem oral, visando aprender seu uso em uma situação comunicativa formal e com regras específicas de interlocução, bem como posicionar-se criticamente frente ao tema proposto.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de opinião
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados / Efeitos de sentido
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP11/EF69LP14/EF69LP19
Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.