FIORIN - Modalização
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentos argumentativos
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: Para se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, sugiro esta leitura.
FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa, São Paulo, nº44, p.171-192, 2000. Disponível aqui
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos sintam dificuldades de interpretar e aplicar os modalizadores menos recorrentes na linguagem cotidiana.
Referências sobre o assunto:
FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para a sua turma. Em seguida, indague aos alunos o que eles recordam sobre argumentação. Provavelmente eles responderão que são textos utilizados para expor ideias ou convencer alguém de algo.
- Pergunte-os de que forma eles costumam defender as suas ideias em uma conversa entre amigos.
Essa provocação tem o objetivo de ir despertando nos alunos a ideia de movimentos argumentativos.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO