Plano de Aula

Plano de aula: Minisseminários

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é o das Práticas de estudo e pesquisa, marcado pela linha investigativa, utilizando gêneros textuais do campo investigativo – artigos de divulgação científica, verbetes impressos e digitais, seminários, apresentação oral – não o tema em si. Opta-se, aqui, pela estrutura dos textos expositivos – sequência, descrição, contraste, enumeração, causa-efeito, solução de problemas – valendo-se dos argumentos estabelecidos por Gonzaga (2017, p.175) como raciocínio lógico, e/ou de autoridade, e/ou de provas concretas. Assim, ampara-se na estrutura e práticas dos minisseminários, para dar corpo a este trabalho.

Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é uma realidade distante dos ambientes escolares e é preciso pensá-la como prática que requer estudo e pesquisa; enfim, preparação, aproximando as aulas das práticas sociais vigentes. Neste contexto, busca-se promover uma base alfabetizadora científica, com ações visando à autonomia do estudante, por meio de pesquisa, produção e participação coletiva, vivenciando situações comunicativas, com inserção no campo investigativo. Apesar de o foco estar sobre o gênero Oral, de se estruturar na interação entre expositor e audiência, considera-se a necessidade de consolidação de aspectos discursivos, linguísticos e semióticos que envolvem o planejamento da apresentação oral estruturado na curadoria reflexiva e crítica de informações e na adequação da linguagem e dos recursos gestuais e cinésicos. No ciclo de 8º e 9º anos, o minisseminário tem como objetivo consolidar a autonomia dos estudantes sobre as características e estruturas da exposição oral, no campo de estudo e pesquisa, com ênfase nas estratégias de discurso reportado e alusão cultural.

Materiais necessários: Cartolina, pincéis, papéis coloridos, uso de computadores conectados à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Timidez ou vergonha de se apresentar em público.
  • Trabalho em grupo, com envolvimento de todos os participantes.
  • Fortalecer as vozes sociais (grupos, instituições, pessoas), no uso do discurso reportado.
  • O estudante ter pouco conhecimento prévio acerca do tema tratado.
  • Buscar informações sobre o tema em fontes confiáveis.
  • Adequar a linguagem para uma apresentação oral, inserindo modalizadores linguísticos apropriados.

Referências sobre o assunto:

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf>. Acesso em: jul. 2018.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

GLOBO.COM. Recursos argumentativos. Educação . Português. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: out. 2018.

GOMES, Flávia Elizabeth de Oliveira. Oralidade e escrita: a presença do discurso reportado em entrevistas jornalísticas. Dissertação de mestrado: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009. pp.44-47. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18339/1/FlaviaEOG_DISSERT.pdf>. Acesso em: nov. 2018.

GONZAGA, Elen de Souza. Seleção e avaliação de argumentos. In: CORRÊA, Vilma Reche; GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/TEXTOS+DISSERTATIVO+ARGUMENTATIVOS/7809ef0d-5a4a-4c24-9a03-9db15e0bdacf?version=1.0>. Acesso em: jul. 2018.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto: 2004.

FURIOTTO, Vanusa Gadelha. Como apresentar um seminário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=BtLrAxvQhU0>. Acesso em: out. 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: Variável, anterior à exposição.

Orientações:

Sensibilização:

  • É a etapa em que o aluno compreende a finalidade e a estrutura de um minisseminário e estabelece as regras de apresentação e o material de apoio.
  • Acontece somente uma vez antes de iniciar as apresentações dos minisseminários, mas pode ser retomada durante o ano, se necessário.
  • Fortaleça a autonomia dos alunos no minisseminário para que eles:
  • Assumam as responsabilidades dentro dos grupos e nos momentos de trabalho coletivo.
  • Exerçam papéis mais ativos nas decisões.
  • Tenham uma liderança mais acentuada.
  • Participem das construções das regras.

Minisseminário: o que é, como se faz.

  • Retome as características e a estrutura de um minisseminário com os alunos:
  • O que é um minisseminário.
  • As partes que o compõem.
  • O que precisa ser feito antes do momento em que ele acontece.

2. Faça um levantamento prévio com os alunos:

  • O que vocês lembram sobre a estrutura e as características de um minisseminário?
  • Para que fazer um minisseminário ?
  • Quais as partes de um minisseminário?
  • Como elas devem ser organizadas?
  • Quem são os participantes?
  • Qual a função de cada participante?
  • Podemos criar regras para um minisseminário?

3. Estabeleça um diálogo com os estudantes por meio das perguntas acima.

4. Ressalte que o minisseminário é um gênero textual em que os alunos se tornam expositores-especialistas que ampliarão os conhecimentos da turma transmitindo informações, descrevendo ou explicando sobre o tema decidido.

5. Explique que o minisseminário é composto de:

  • Escolha do tema.
  • Coleta de informações sobre o tema escolhido.
  • Escolha dos recursos visuais.
  • Ensaio.
  • Apresentação.
  • Avaliação.

6. Esclareça que o minisseminário é um trabalho realizado em grupo e requer duas funções para a apresentação: moderador e o apresentador.

  • É necessário distribuir ao máximo as responsabilidades, descentralizando o processo e, ao mesmo tempo, permitir que os alunos se envolvam mais.

7. Solicite que cada grupo defina as atribuições de cada integrante.

  • Moderador (aquele que faz a abertura da apresentação, controla o tempo, faz a mediação durante a rodada de perguntas, estabelece o contato com o grupo, inclusive pela postura, tom de voz, olhar).
  • Apresentador (reapresenta o tema, justifica a escolha, compartilha os conhecimentos, exemplifica, descreve e explica sobre o tema decidido).

8. O público é o restante da turma que assiste e depois participa, perguntando e/ou comentando.

9. Relembre que a turma precisa estar preparada para ouvir e participar da exposição do outro grupo.

10. Estimule-os a elaborar perguntas, fazer comentários e pedir mais informações.

11. Aproveite o primeiro momento da sensibilização para estabelecer as regras que permeiam o trabalho com minisseminário, por exemplo, respeitar a apresentação do grupo permanecendo atento ao trabalho.

12. Estabeleça a periodicidade das apresentações e decida a duração de cada minisseminário. Sugestão: 8 minutos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP35 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS