Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Professor, para iniciar esta aula, compartilhe o slide (veja no plano original) pelo WhatsApp, encaminhe o título da aula (“Você tem fome de quê?”) e questione os alunos sobre seus conhecimentos prévios a respeito da participação democrática e do gênero textual propaganda política. Esses conhecimentos foram trabalhados na aula 1 desta sequência de 15 aulas. Indague a respeito da condição de cidadãos: vocês conhecem seus direitos e deveres enquanto cidadãos brasileiros? No decorrer desta aula, vá sugerindo a importância de conhecer direitos e deveres para o pleno exercício da cidadania.
Introdução
Envie aos alunos as perguntas do slide, provocadoras de reflexão, e peça que respondam organizados espontaneamente em trios. Veja as perguntas e possibilidades de respostas no plano original. Peça que, individualmente, escolham uma das formas de participação listadas (no plano original) para indicar como se dá o funcionamento e a importância dessa ação. Observação: para que a atividade ocorra em trios, como sugerido, solicite que entrem em contato por chamada de vídeo ou áudio, no WhatsApp.
Desenvolvimento
Professor, compartilhe com os alunos o recorte de notícia disponível aqui. Encaminhe-lhes o texto e peça que comentem possíveis razões desse desinteresse. Provavelmente, entre as respostas, você terá: corrupção, desânimo, apatia, desconhecimento de canais de participação ou expressões como "não muda nada", "tudo ladrão". Solicite as participações por mensagem. Depois, compartilhe com eles o texto de Marilena Chauí, disponível aqui, sobre a origem da política. No mesmo documento, você pode retomar o conceito de polis e explicar para os alunos sobre a raiz etimológica da palavra política (veja no plano original). Apresente também o texto Governar, de Carlos Drummond de Andrade, e peça que o leiam e identifiquem partes no texto que contenham: os anseios dos eleitores, a plataforma do candidato, a consequência do impasse entre ambos. Após fazerem essas atividades, os alunos devem redigir um esboço de propaganda política que poderia ter sido usada por Martim. Para isso, retome alguns aspectos gerais: número, propostas, partido, slogan. Para complementar esta atividade, você pode indicar que os alunos façam um jogo com seus familiares (veja a proposta no plano original).
Fechamento
Peça que os alunos apresentem suas propostas neste momento. Estabeleça o tempo da apresentação das propostas políticas de cada um dos candidatos e as solicitações dos grupos (1 minutos para cada). Apresente o slide e peça a eles que respondam oralmente do que cada um tem fome. As palavras do slide contemplam algumas necessidades humanas, e a hierarquia entre elas é individual, tendo cada pessoa suas próprias definições. Reforce com eles que cada um pode dizer qual a sua, estando ou não no slide. Observação: esta parte da aula pode ser feita pelo Google Meet, com a organização de uma reunião com a turma (veja em Recursos Opcionais). Caso não seja possível, peça que apresentem suas propostas no WhatsApp e solicite aos colegas que se manifestem quanto ao apelo de cada um: foi persuasivo? Coerente? Não foi? Por quê?
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a participar de um jogo com a temática abordada nesta aula. Veja no desenvolvimento do plano original.