Plano de Aula

Plano de aula: Gênero textual propaganda política e atuação na vida pública - reconhecer para participar

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda Política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de prática de linguagem

Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de material multimídia com computador, projetor de imagem e som; cartolinas, cola, tesoura, hidrocor, fita adesiva, papel sulfite (material para construção do mural).

Informações sobre o gênero: Professor, propaganda política é gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral.Propaganda partidária é aquela que tem o objetivo impessoal de propagar a ideologia do partido político, por meio da difusão do seu ideário e da divulgação da posição oficial da agremiação em relação a temas político-comunitários. Também é denominada de propaganda doutrinária ou político-ideológica. Propaganda eleitoral é aquela que apresenta os candidatos e suas propostas de trabalho, com o objetivo exclusivo de conquistar a simpatia e o voto dos eleitores.

Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.

Dificuldades antecipadas: O não reconhecimento do poder político e atuante que os jovens possam ter; a conscientização do seu papel na vida pública pode não instigar o interesse. Desconhecimento acerca do sistema eleitoral brasileiro.

Referências sobre o assunto: ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220

BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003. COSTA, Ana Gabriela. O gênero textual propaganda. http://www.ufjf.br/ppglinguistica/files/2009/12/LARA-Ana-Gabriela-da-Costa-2008-Dissertação.pdf.

LIMA, Marília. Dialogismo e construção d sentido no gênero propaganda: possíveis diálogos entre discurso político e marketing viral. Disponível em: rwww.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/download/38228/19371

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 3ª edição. Ed. Pontes

OLIVEIRA, Sheila. Palanque eletrônico. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3404/1/arquivo4631_1.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Professor, organize a sala de aula em meia lua para que os alunos possam interagir melhor entre si nesta aula.
  • Peça a um aluno que leia o título da aula.
  • Oriente-os a refletirem um pouco sobre o que está escrito na apresentação. Para isso, traga os conhecimentos prévios dos alunos para o de início da aula, indagando:
  • O que vocês entendem por vida pública? (Espera-se que os alunos respondam a este questionamento considerando a vida de personalidades famosas, assim, direcione a discussão para a atuação como cidadãos ativos).
  • Vocês acham que política tem a ver com melhorar o atendimento na saúde, a qualidade do transporte público, as escolas e a educação? Por quê? (Provavelmente os alunos responderão que deveriam melhor esses aspectos, mas podem se mostrar desacreditados diante do quadro atual da economia. Oriente-os sobre a importância da atuação deles para a mudança, no decorrer desta aula)
  • Vocês acham que analisar uma propaganda política é participar da vida pública do país? (Provavelmente os alunos não entendam análise da propaganda como participação na vida pública, então, oriente-os dizendo da importância de se reconhecer as intencionalidades em uma propaganda política para uma boa atuação na vida pública, de forma ativa e crítica.

4. Formule, com a ajuda da turma, as respostas para as duas perguntas e anote-as no quadro, Ao final da aula essas respostas serão retomadas,

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos