Atividade para impressão - Os olhos que comiam carne - LP08_01SQA06
Plano de Aula
Plano de aula: Estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Nesta aula o foco de estudo será a estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense, especificamente a situação inicial, o conflito, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho. As atividades de reconhecimento desses elementos partirão da materialidade linguística do texto, para, a posteriori, serem introduzidas as definições de cada um, relacionando-as ao contexto de produção e à finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você retome esses conceitos e, previamente, identifique-os no conto que será utilizado nesta aula.
Materiais necessários: Fotocópias do conto de Humberto de Campos.
CAMPOS, Humberto de. Os olhos que comiam carne. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/humbertodecampos/olhoscomiamcarne.htm> Acesso em 12 de Nov. de 2018.
Informações sobre o gênero:
CAUSO, Roberto de Souza. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
Contos de terror: estudo de gêneros textuais. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/profmau/conto-de-terror-estudo-de-gneros-textuais?related=1>. Acesso em: 18 set. 2018.
LOVECRAFT, Howard Phillips. O Horror Sobrenatural em Literatura. Trad. Celso M. Paciornik. Apresentação de Oscar Cesarotto. São Paulo: Iluminuras, 2007.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer as diferenças entre o conflito e o clímax.
Referências sobre o assunto:
FURTADO, F. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.
MATTEI, Claudia. As narrativas triviais no contexto escolar. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_claudia_mattei.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo; Perspectiva, 2003. p.93-104.
VIEIRA, André Guirland. Do Conceito de Estrutura Narrativa à sua Crítica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n3/7845.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações:
- Lembre os alunos dos elementos da narrativa: narrador; personagens, tempo e espaço.
- Fale para os alunos que nesta aula eles identificarão, por meio da leitura de um conto, como está organizada, em relação à estrutura, a sequência narrativa no conto de suspense e terror.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Explique para os alunos que eles vão ler um conto intitulado “Os olhos que comiam carne” do autor Humberto de Campos.
- Apresente o autor do conto. Conte que foi um contista maranhense e também foi jornalista, crítico literário, cronista e poeta. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e, além disso, teve participação no cenário político: foi Deputado Federal pelo Maranhão em 1920. Curiosidade: após o falecimento do autor, o médium Chico Xavier teria recebido sua visita espiritual, o que resultou em 12 livros publicados. A família do autor processou judicialmente Chico Xavier, mas sem sucesso, pois, na opinião do juiz do caso, “não se poderia conferir ao falecido direitos civis (considerando-o um autor de fato) e não se poderia conceder à família direitos herdáveis de obras supostamente não produzidas em vida.”
Informações disponíveis em: <http://conhecimentoliteratura.com.br/humberto-campos-um-maranhense-poligrafo-e-polemico/>. Acesso em: 18 set. 2018.
- Retome o título do conto e questione os alunos o que eles esperam dessa leitura.
- Apresente um breve resumo do que abordará o conto “Os olhos que comiam carne”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que leiam individualmente o conto “Os olhos que comiam carne” e anotem as palavras que não conhecem.
- Pergunte o que acharam do conto e se tem palavras que eles desconhecem. Explique para eles que, como trata-se de um texto escrito há muito tempo, é de se esperar que a linguagem utilizada apresente algumas palavras que hoje nos soam estranhas, pelo fato de caírem em desuso.
- Sanadas as dúvidas em relação ao vocabulário, organize-os em grupos de 3 ou 4 estudantes para realização da atividade a seguir que contará com reflexão e discussão entre os alunos.
- Projete as perguntas do slide. Caso não disponha do recurso necessário para isso, você pode escrever as perguntas no quadro.
- Peça para que eles discutam com os colegas as perguntas orientadoras com base na leitura do conto.
- Instrua os alunos a apontarem suas respostas na fotocópia do conto.
- Circule pelos grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade.
Materiais complementares: Fotocópias do conto “Os olhos que comiam carne”. Para acessar esse material, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Projete a tabela. Caso não disponha do recurso necessário para isso, você pode escrever as perguntas no quadro.
- Peça que os grupos socializem suas respostas, apontando em que parte do conto “Os olhos que comiam carne” elas estão localizadas.
- A cada rodada de respostas, relacione-as às explicações dos momentos da narrativa, exemplificando com trechos do conto lido.
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Lembre os alunos que no gênero conto de suspense e terror a finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no leitor.
- Desafie-os alunos, ainda em grupos, a discutirem possibilidades de deixar cada momento do conto lido mais arrepiante.
- Cada grupo ficará responsável por um momento da narrativa, não há problema em mais de um grupo pensar sugestões para o mesmo momento.
- Simule a seguinte situação comunicacional para esta atividade: “Imaginem que o autor Humberto de Campos resolveu reescrever este conto, tentando deixá-lo mais assustador. Para tanto, ele precisa da ajuda de vocês” (projete ou escreva no quadro).
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos apresentem suas sugestões.
- Incentive os demais grupos a emitirem sua opinião em relação às sugestões propostas pelos colegas. Utilize perguntas como:
- O que vocês acharam da sugestão elaborada pelo grupo?
- O que vocês acrescentariam? Por quê?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LP08_01SQA06
Recursos indicados
Serão necessários: Conto “Os olhos que comiam carne” - disponível no plano original. Auxílio de plataformas de áudio, mensagens e vídeos como o whatsapp ou outras.
Opcionais: Plataformas de vídeos como o Movavi, Movie Maker, etc.
Tema
Faça um vídeo, utilizando o aparelho de celular ou por meio de plataformas de vídeo, para chamar a atenção dos alunos quanto aos elementos da narrativa: narrador; personagens, tempo e espaço. Explique que eles aprenderão a identificar a sequência narrativa por meio de um conto modelo, o qual será enviado via watts. (Como a temática é terror, você pode levar alguns elementos característicos para o vídeo: ir com chapéu de bruxas, falar em meio a uma penumbra, produzir sons ou montar um cenário horripilante… ) Deixe-os curiosos!
Introdução
Encaminhe aos alunos, via whatsapp, o conto intitulado “Os olhos que comiam carne” do autor Humberto de Campos. Apresente o autor do conto. Conte que foi um contista maranhense e também foi jornalista, crítico literário, cronista e poeta. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e, além disso, teve participação no cenário político: foi Deputado Federal pelo Maranhão em 1920. Curiosidade: após o falecimento do autor, o médium Chico Xavier teria recebido sua visita espiritual, o que resultou em 12 livros publicados. A família do autor processou judicialmente Chico Xavier, mas sem sucesso, pois, na opinião do juiz do caso, “não se poderia conferir ao falecido direitos civis (considerando-o um autor de fato) e não se poderia conceder à família direitos herdáveis de obras supostamente não produzidas em vida.” Informações disponíveis em: <http://conhecimentoliteratura.com.br/humbertocampos-/>. Acesso em: 18 set. 2018.
Desenvolvimento
Peça aos alunos, via watts, que leiam individualmente o conto “Os olhos que comiam carne” e anotem as palavras que não conhecem. Pergunte o que acharam do conto e se têm palavras que eles desconhecem. Explique para eles, por meio de vídeo ou áudio que, como trata-se de um texto escrito há muito tempo, é de se esperar que a linguagem utilizada tenha algumas palavras que hoje nos soam estranhas, pelo fato de caírem em desuso. Organize-os em grupos de 3 ou 4 estudantes para realização da atividade a seguir que contará com reflexão e discussão entre os alunos. Peça para que eles discutam com os colegas algumas perguntas orientadoras com base na leitura do conto. Encaminhe, também no anexo, a tabela que apresenta os elementos da narrativa ao lado de cada trecho do texto, para que os alunos possam utilizar como orientação. (Veja as perguntas e a tabela no plano original) Instrua os alunos a elegerem um redator para apontar as respostas do grupo. Sugira que cada grupo poste suas respostas no grupo da sala no wats assim que finalizarem a atividade.
Fechamento
Encaminhe outro vídeo motivador os alunos, explicando que no gênero conto de suspense e terror a finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Desafie-os , ainda em grupos, a discutir possibilidades de deixar cada momento do conto lido mais arrepiante. Cada grupo ficará responsável por um momento da narrativa, não há problema em mais de um grupo pensar sugestões para o mesmo momento. Simule a seguinte situação comunicacional para esta atividade: “Imaginem que o autor Humberto de Campos resolveu reescrever este conto, tentando deixá-lo mais assustador. Para tanto, ele precisa da ajuda de vocês” . Peça que os alunos apresentem suas sugestões no grupo do watts. Incentive os demais grupos a emitirem sua opinião em relação às sugestões propostas pelos colegas.
Utilize perguntas como: O que vocês acharam da sugestão elaborada pelo
grupo? O que vocês acrescentariam? Por quê?
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a contar histórias horripilantes aos alunos, para que , desse modo, possam inspirá-los.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense
Finalidade da aula: Reconhecer no conto a estrutura básica da sequência narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto de suspense e terror
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de leitura. Apreciação e réplica / Relação entre textos.
Prática de linguagem: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos / Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP47
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Nesta aula o foco de estudo será a estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense, especificamente a situação inicial, o conflito, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho. As atividades de reconhecimento desses elementos partirão da materialidade linguística do texto, para, a posteriori, serem introduzidas as definições de cada um, relacionando-as ao contexto de produção e à finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você retome esses conceitos e, previamente, identifique-os no conto que será utilizado nesta aula.
Materiais necessários: Fotocópias do conto de Humberto de Campos.
CAMPOS, Humberto de. Os olhos que comiam carne. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/humbertodecampos/olhoscomiamcarne.htm> Acesso em 12 de Nov. de 2018.
Informações sobre o gênero:
CAUSO, Roberto de Souza. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
Contos de terror: estudo de gêneros textuais. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/profmau/conto-de-terror-estudo-de-gneros-textuais?related=1>. Acesso em: 18 set. 2018.
LOVECRAFT, Howard Phillips. O Horror Sobrenatural em Literatura. Trad. Celso M. Paciornik. Apresentação de Oscar Cesarotto. São Paulo: Iluminuras, 2007.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer as diferenças entre o conflito e o clímax.
Referências sobre o assunto:
FURTADO, F. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.
MATTEI, Claudia. As narrativas triviais no contexto escolar. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_claudia_mattei.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo; Perspectiva, 2003. p.93-104.
VIEIRA, André Guirland. Do Conceito de Estrutura Narrativa à sua Crítica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n3/7845.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.