Plano de Aula

Plano de aula: Emprego de pronomes relativos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Quadro; piloto; apagador; data show; papel 40kg ou cartolina, lápis permanente.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá sentir dificuldade em selecionar o pronome relativo adequado ao contexto de uso, especialmente os pronomes relativos variáveis.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Exponha o tema da aula e questione: Vamos nos imaginar como repórteres, o que precisamos fazer para construir uma reportagem? Que tipo de assunto é o de interesse para uma reportagem?
  • Permita que os alunos exponham suas ideias.

Expectativa de respostas: precisamos falar sobre um assunto atual e interessante, pesquisar informações sobre um tema, entrevistar pessoas, organizar um texto compreensível etc.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO