Plano de Aula

Plano de aula: Convencendo com as adverbiais

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adverbiais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.

Materiais necessários: Caderno, lápis, data show e computador.

Dificuldades antecipadas: Produzir argumentos utilizando os conectivos solicitados.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.



Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: A fim de revisar as orações subordinadas adverbiais, perguntar aos alunos se eles lembram qual é a função das orações adverbiais. A intenção é que eles lembrem que elas exercem a função de advérbio e que funcionam como adjunto adverbial. Revisar com eles a fim de que seja possível tecer argumentos com esse tipo de oração.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO