Plano de Aula

Plano de aula: Construção composicional do gênero documentário: começo, meio e fim

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, atividade impressa.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Identificar as estratégias textuais e discursivas empregadas na construção composicional dos documentários apresentados e delimitar o que é começo, meio e fim do gênero. Identificar os efeitos de sentido decorrentes do uso da modalização epistêmica e como os entrevistados recorrem a este recurso para sustentar os argumentos.

Referências sobre o assunto:

Artigo “Projeto didático de gênero e produção de documentário: uma experiência no Ensino Fundamental” escrito por Araújo, Moreira e Maria (2017) disponível em <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/viewFile/12/20739>. O artigo indica a estrutura do gênero documentário no seu tópico 3.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Apresente aos alunos o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre a estrutura do documentário: como os documentaristas distribuem as informações na linha do tempo do documentário e quais elementos (verbais e visuais) são utilizados na construção deste gênero.

Ressalte que eles já assistiram a alguns documentários durante as outras aulas desta sequência e que eles poderão relembrar as histórias apresentadas e/ou acessá-las para tentar fazer o exercício de identificar a sua estrutura.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP42 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS