Plano de Aula

Plano de aula: Construção composicional do documentário: elementos da imagem em movimento

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados, que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Geralmente, os livros didáticos de Língua Portuguesa e as práticas dos professores com o tratamento do texto visual não abordam a análise semiótica de imagens em movimento. Devido a esta realidade, os alunos poderão ter dificuldade para identificar as categorias de análise da imagem e para inferir os sentidos construídos com base nas escolhas dos recursos multissemióticos.

Referências sobre o assunto:

Artigo “Análise de discurso crítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica” escrito por Lustosa (2016) e disponível em <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/download/4016/2980>. O artigo apresenta elementos da construção composicional de gêneros discursivos que trabalham com imagem em movimento, como o documentário.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o Tema da aula e comente com os alunos que irão analisar elementos da imagem em movimento no gênero documentário.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP42 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS