Atividade para impressão - Rimando no Cordel
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecer a origem da literatura de cordel
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Professor, separe o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA e o texto de cordel “O cordel estradeiro” da banda Cordel do Fogo encantado; os folhetos de cordel para apresentação aos alunos; sugestão de atividades ;datashow, projetor multimídia, caixas de som.
Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel que será abordado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel, trazem também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido nenhum contato com a literatura de cordel, o que poderá influenciar no levantamento dos conhecimentos prévios.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, Regina Aparecida. O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
- Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
- O que vocês acabaram de ouvir ?
- Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
- O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?
3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO