Plano de Aula

Plano de aula: Comentários críticos sobre o meme

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Formato 1: Sala de informática com gravador de áudio e acesso à internet. Formato 2: Tablet, smartphone ou notebook dos próprios alunos com gravador de áudio e acesso à internet.

Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.

Dificuldades antecipadas: O tempo mínimo e máximo de gravação pode não ser respeitado. Problemas técnicos e ruídos podem danificar a gravação. Algumas gravações podem fugir da temática. Alguns(mas) alunos(as) podem se desconcentrar ao acessar a internet.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Nathan. "O impacto dos memes na sociedade não deve ser menosprezado". Galileu. Disponível em: < https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/03/o-impacto-dos-memes-na-sociedade-nao-deve-ser-menosprezado.html >. Acesso em 19 nov. 2018.

MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.

MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.

SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos. Explique que, nesta aula, eles irão finalizar a produção do comentário que deverá ser compartilhado nas redes sociais ou em um rádio (da escola ou comunitária).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP10 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS