Plano de Aula

Plano de aula: Comentando conteúdos de documentários

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc.), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Pense quais são as principais dificuldades que os alunos podem ter ao participar desta aula.

Referências sobre o assunto: Liste que artigos, livros, vídeos ou materiais o professor poderia estudar para conhecer melhor sobre o assunto e ampliar suas possibilidades de realizar intervenções produtivas

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o objetivo da aula, que é assistir o conteúdo do documentário e fazer comentários sobre o que foi visto. Para isso, eles vão conversar um pouco sobre moradias por meio da exibição de um documentário.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos