Material para impressão - Planejamento do comentário
Plano de Aula
Plano de aula: Audição e exposição de comentário oral sob o “estilo meme”
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Multimídia. Comentário gravado (em áudio) de curta duração. Som para audição do comentário gravado. Material básico para atividade escrita.
Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.
Dificuldades antecipadas: Os(as) alunos(as) podem apresentar dificuldade em identificar ou expor todas as etapas de transição do roteiro no comentário gravado.
Referências sobre o assunto:
B9. Braincast 17 – Memes: O novo Rock’n’Roll. Braincast. Disponível em: < https://www.b9.com.br/30011/braincast-17-memes-o-novo-rocknroll/ >. Acesso em 05 nov. 2018.
MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.
MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.
SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Proponha à turma uma caracterização oral, a partir de três palavras-chave, do que podemos chamar de “estilo meme” a partir do que eles entendem do meme comum nas redes sociais. Espera-se que eles apontem: 1. A ironia 2. O humor 3. Criatividade.
- Agora, peça à turma uma caracterização oral, a partir de duas breves definições em torno de cada tópico, do que podemos entender como comentário. Espera-se que eles apontem: 1. São observações, positivas ou negativas, em torno de qualquer fato, pessoa etc; 2. Podem ser escritos ou orais;
- Leia o tema da aula para os alunos e explique que o estilo meme se caracteriza pelo uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, onde há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete o slide para a turma.
- Contextualize para a turma que será realizada a audição do comentário oral gravado Memes: O novo Rock'n'Roll, disponível no site Braincast, com o objetivo de identificar como o estilo irônico do gênero meme pode se fazer presente no comentário oral a ser transmitido.
- Explique que o site Braincast aborda diversas questões presentes na publicidade e web em geral, de modo que o comentário oral que a turma irá realizar a audição foi feita a partir de um planejamento, ao passo que se utilizam do “estilo meme” para abordar o tema homônimo, como o emprego da ironia, principalmente através de piadas, com o intuito de desenvolver uma gravação criativa.
- Solicite a atenção da turma para a primeira audição do comentário oral gravado “Memes: O novo Rock'n'Roll”, disponível no site Braincast, para uma primeira audição contextual. Transmita os primeiros 4min40seg da gravação.
Materiais complementares:
Ouça o comentário gravado na íntegra para compreender o tema abordado em sentido global:
B9. Braincast 17 – Memes: O novo Rock’n’Roll. Braincast. Disponível em: < https://www.b9.com.br/30011/braincast-17-memes-o-novo-rocknroll/ >. Acesso em 05 nov. 2018.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide com as duas perguntas aos alunos.
- Chame a atenção para o título “Memes: O novo Rock'n'Roll” com o intuito de que as equipes percebam que a temática do comentário gravado do site Braincast é o gênero “meme”, de modo que esta informação poderá contribuir para interpretação dos tópicos propostos. O objetivo é que os alunos percebam as características básicas do meme no comentário oral gravado transmitido.
- Se necessário, reproduza a gravação novamente.
- Quais elementos de áudio foram editados nos comentários orais para tornar a gravação mais criativa ao ouvinte?
Possível resposta: Espera-se que os alunos identifiquem o emprego de trechos de músicas para compor tanto a vinheta como a abertura temática da gravação. De igual modo, a presença de piadas, do exagero e de comentários irônicos tornam os comentários mais atraentes.
- A ironia é constantemente usada no gênero meme. Por qual motivo os participantes empregam esse efeito irônico em suas falas durante a gravação?
Possível resposta: Espera-se que as equipes identifiquem que na gravação transmitida o tema central é o gênero meme, de modo que é natural que os participantes realizem comentários irônicos nas suas colocações. De modo que ao empregar tal estética nos comentários, a audição do programa torna-se mais atrativa.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Agora, proponha aos alunos que eles realizem um comentário oral gravado sobre um meme. A atividade será realizada durante três aulas. Como ponto de partida, nesta aula, eles irão escrever um roteiro.
- Reproduza mais um trecho da gravação (até 7min30seg) para que os alunos percebam que apesar das brincadeiras, o assunto é desenvolvido e os comentaristas demonstram conhecimento sobre o tema que debatem.
- Explique aos alunos que antes de gravar um comentários, eles precisarão construir um roteiro do que será dito durante a gravação.
- Divida os alunos em grupos de até quatro elementos.
- Proponha que eles planejem um comentário a partir do meme apresentado no próximo slide, cujo tema é chegar atrasado no Enem.
- Determine que eles devem produzir um comentário de no máximo 3 minutos.
- Lembre-os que, além do texto, é preciso pensar em um nome para o programa que será gravado, assim como pensar em uma vinheta e na trilha sonora que acompanha as vozes no áudio.
- O roteiro pode ser manuscrito ou os alunos podem utilizar o Google drive para realizar o trabalho em um arquivo compartilhado com você.
- Para a elaboração do roteiro, solicite que os alunos preencham a tabela disponível em materiais complementares.
Materiais complementares
Para imprimir a tabela de planejamento, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o slide para a turma.
- Entregue o material disponível em materiais complementares para os alunos, com o objetivo de auxiliá-los na produção do roteiro.
- Deixe o slide disponível durante o período de elaboração do roteiro.
Materiais complementares.
Para imprimir o material de apoio, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Imprima uma ficha avaliativa, disponível em materiais complementares, e disponibilize os momentos finais da aula para que os grupos avaliem a qualidade do roteiro produzido.
- Você pode compartilhar a ficha de avaliação com os alunos pelo Google Drive.
- Recolha a ficha para a sua avaliação ou acesse o arquivo compartilhado.
- Dê a sua devolutiva para os alunos, dizendo o que pode ser melhorado no roteiro elaborado por eles.
Materiais complementares: Se julgar necessário, imprima a ficha avaliativa disponível aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Proponha à turma, pelo Whatsapp, que escolham 3 palavras-chave para conceituar “meme”. Em seguida, peça uma caracterização a partir de duas breves definições do que podemos entender como comentário. Aguarde as socializações no grupo da turma. Instigue-os. Encaminhe o tema da aula para os alunos: O estilo meme no comentário gravado. Explique que o estilo meme se caracteriza pelo uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, e que há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero.
Introdução
Compartilhe o slide (veja no plano original) com a turma. Contextualize que será realizada a audição do comentário oral gravado "Memes: O novo Rock'n'Roll", disponível no site Braincast, com o objetivo de identificar como o estilo irônico do gênero meme pode se fazer presente no comentário oral a ser transmitido. Explique que o site Braincast aborda diversas questões presentes na publicidade e web em geral, de modo que o comentário oral que a turma escutar foi feito a partir de um planejamento, ao passo que se utilizam do “estilo meme” para abordar o tema homônimo, como o emprego da ironia, principalmente através de piadas, com o intuito de desenvolver uma gravação criativa. Solicite a atenção da turma para a primeira audição do comentário oral gravado “Memes: O novo Rock'n'Roll”, disponível aqui, no site Braincast, para uma primeira audição contextual. Transmita os primeiros 4min40 da gravação.
Apresente o slide com as duas perguntas aos alunos. Chame a atenção para o título “Memes: O novo Rock'n'Roll”, com o intuito de que as equipes percebam que a temática do comentário gravado do site Braincast é o gênero “meme”, de modo que esta informação poderá contribuir com a interpretação dos tópicos propostos. O objetivo é que os alunos percebam as características básicas do meme no comentário oral gravado transmitido. Encaminhe-lhes alguns questionamentos para que respondam em seus cadernos de aula. Veja no pano original.
Desenvolvimento
Agora, proponha aos alunos a realização de um comentário oral gravado sobre um meme. A atividade será realizada durante três aulas. Como ponto de partida, nesta aula eles irão escrever um roteiro. Reproduza mais um trecho da gravação (até 7min30) para que os alunos percebam que, apesar das brincadeiras, o assunto é desenvolvido e os comentaristas demonstram conhecimento sobre o tema que debatem. Explique que, antes de gravar um comentários, eles precisarão construir um roteiro do que será dito durante a gravação. Divida-os em grupos de até quatro membros. Os grupos deverão entrar em contato em subgrupos no WhatsApp, por meio de chamadas de vídeo ou áudio, para a organização das tarefas. Proponha que planejem um comentário a partir do meme apresentado no próximo slide (veja no plano original), cujo tema é chegar atrasado no Enem. Determine que eles devem produzir um comentário de no máximo 3 minutos. Lembre-os de que, além do texto, é preciso pensar em um nome para o programa que será gravado, assim como na vinheta e na trilha sonora que acompanha as vozes no áudio. O roteiro pode ser manuscrito ou eles podem utilizar o Google Drive para realizarem o trabalho em um arquivo compartilhado com você. Para a elaboração do roteiro, solicite que os alunos preencham a tabela disponível aqui, em materiais complementares. Apresente o slide seguinte do plano original para a turma. Entregue aos alunos o material disponível aqui, em materiais complementares, com o objetivo de auxiliá-los na produção do roteiro.
Fechamento
Envie a ficha avaliativa disponível aqui e peça que os grupos avaliem a qualidade do roteiro produzido. Você pode compartilhar a ficha de avaliação com os alunos pelo Google Drive. Recolha a ficha para sua avaliação ou acesse o arquivo compartilhado. Dê a sua devolutiva para os alunos, dizendo o que pode ser melhorado no roteiro elaborado por eles.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a acompanhar o estudo dos alunos sobre o gênero meme. Sugira que, juntos, analisem, interpretem e até criem memes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia e Débora Souza
Mentor: Debora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Audição e exposição de comentário oral sob o “estilo meme”
Finalidade da aula: Ouvir comentário oral gravado (em áudio) de curta duração para exemplificação. Identificar a ironia no comentário gravado.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Comentário
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10
Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.