Atividade para impressão - Tipologia textual
Plano de Aula
Plano de aula: As sequências textuais empregadas na reportagem
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Os alunos deverão assistir ao filme As melhores coisas do mundo (2010) antes desta aula. Uma reportagem previamente selecionada (impressa ou digital), materiais de uso cotidiano, computador e data-show para exibição de trechos do filme.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldades em perceber e analisar os efeitos de sentido produzidos pelas sequências narrativas, expositivas e descritivas presentes na reportagem.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles trabalharão com trechos do filme “As melhores coisas do mundo” e com uma reportagem sobre cyberbullying com o objetivo de analisar as sequências narrativas, descritivas e expositivas. Questione o que eles já sabem sobre essas sequências textuais. Sabemos que o cyberbullying é um problema grave e recorrente não apenas entre os adolescentes; portanto, conhecer e combater é dever da escola, da comunidade, da família e do próprio adolescente. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e se já foram vítimas de cyberbulliying.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO