Plano de Aula

Plano de aula: Argumentação e convencimento

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda política e no campo de atuação na vida pública.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Vídeos do horário eleitoral gratuito e projetados em apresentação com projetor de imagem e som.

https://www.youtube.com/watch?v=ipKB9j4Xm7k

https://www.youtube.com/watch?v=TY2dnkKcSQs (até 3’50”)

Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos com o conceito de argumentação. Para esclarecer melhor eventuais dúvidas, leia sobre o conteúdo aqui.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.

FIORIN, José Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.

KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.

_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, use este slide para antecipar o tema da aula. Para isso, faça a leitura da tela, em seguida comente que, às vezes, encontramo-nos em situações em que é preciso convencer alguém de algo e, em outras, teremos alguém tentando nos convencer; por isso é importante que reconheçamos como se dá este processo de construção da comunicação quando a intencionalidade é convencer.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP27 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS