Plano de Aula

Plano de aula: Apresentar a origem do teatro, comparada às formas atuais de encenação

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédia) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltadas para teatro, texto e humor.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (comédia): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor numa apresentação. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Projetor para a exibição do vídeo “Entrevista de emprego”, do Porta dos Fundos. Imagens impressas de teatros/salas de espetáculo contemporâneas, peças sendo encenadas: prédio de um teatro, salas de espetáculos dentro de shopping centers, teatros de arena em universidades, salas de teatro escuras, espetáculo com projeções de luz /sombras sobre palco; atores dispostos em palco, à frente do público; palcos móveis durante peças teatrais, contrarregras arrastando móveis nas mudanças de cena.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em reparar nos aspectos estéticos dos teatros da Grécia Antiga bem como das salas teatrais contemporâneas.

Referências sobre o assunto: 1) PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1995. 2) Heliodora Barbara. O teatro explicado para meus filhos. São Paulo: Agir, 2008. 3) Sequência de videoaulas sobre teatro, no canal do telecurso, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8 4) Vídeo sobre os sentidos do teatro, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-20Ef8uEHmE.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, garanta que as carteiras da sala estejam organizadas em grupos para que haja trocas e construção colaborativa de saberes entre os alunos. Apresente a proposta da aula para a turma.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP44 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS