Plano de Aula

Plano de aula: Análise de estratégias de leitura para a construção de um esquema

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resumo de textos da área de Ciências Humanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resumo de textos da área de Ciências Humanas (Esquema) e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Papel ou caderno. Caneta marca-texto. Lápis. Régua. Borracha. Textos disponíveis em revistas científicas da área de Ciências Humanas.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e, frequentemente seletiva, as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ser parte de diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

  • Entendimento do motivo da seleção e exclusão de elementos e/ou informações do texto de origem para retextualizar um texto.

Referências sobre o assunto:

LEITE, M. O resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

PAIVA, F. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê detalhes sobre os gêneros trabalhados.

Observação: Compreende-se que o esquema traz o essencial de um texto. A utilidade de um esquema consiste em resumir textos de maneira simples e objetiva para que ocorra o entendimento do texto de origem. Logo, um esquema deve conter a ideia principal de um texto (ou de cada parágrafo), com frases ou palavras que revelem o essencial, sem qualquer informação ou opinião daquele que o elabora. O esquema, portanto, deve retratar fielmente o texto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP33 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS