Plano de Aula

Plano de aula: A utilização de figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego de figuras de linguagem no gênero Conto de terror e suspense. Para tanto, você mostrará aos alunos exemplos de figuras de linguagem utilizadas em um conto do gênero. As figuras de linguagem que serão mais especificamente trabalhadas nesta aula são: metáfora, comparação, personificação e hipérbole.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Universidade Estadual Paulista, 2012.

MARQUES, Reinaldo. A escrita fantástica de “O gato preto”: a máquina do terror. Fragmentos, número 17, p. 77/93 Florianópolis/ jul - dez/ 1999, p. 77- 93.

PERALTA, C., GIOVANE, F. O gênero conto de terror na sala de aula. Disponível em: <http://www2.bage.ifsul.edu.br/encif2015/pdf/20150929213140000000.pdf>. Acesso em: 6 out. 2018.

Dificuldades antecipadas: Reconhecimento e classificação das figuras de linguagem.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Entre significantes e significados: figuras de linguagem e retórica, literatura e ensino. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 05, n. 02, p. 305-309, jul./dez. 2016, p. 305-309.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. (Org.) Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte, Ed. do Autor, 1998.

LEAL, Morgana de Abreu. Metáforas do medo. Disponível em: <https://www.academia.edu/4322583/metaforas_do_medo>. Acesso em: 5 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos a temática que será abordada nesta aula, o emprego das figuras de linguagem no gênero Conto de suspense e terror.
  • Questione-os acerca de seus conhecimentos em relação às figuras de linguagem e de que maneira elas poderiam ser empregadas em textos deste gênero.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS