Plano de Aula

Plano de aula: A rima do cordel

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, notebook, caixas de som e impressões solicitadas no plano

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: conhecimentos prévios dos alunos em relação a estrofes e rimas .

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Introdução
Introdução

Introdução

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro aos alunos que nesta aula vocês discutirão sobre a presença e os efeitos causados pelas rimas nos textos de Cordel.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS