Plano de Aula

Plano de aula: A personificação como figura irônica no gênero meme

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Formato 1: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Memes impressos e expostos no espaço da sala de aula – preferencialmente em papel tamanho A4 ou A3 e colorido.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.

Referências sobre o assunto:

BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em: . Acesso em: 8 set. 2018.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

PIMENTEL, Carmen. Prosopopeia (personificação). Educação: Globo. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/figuras-de-linguagem/prosopopeia-personificacao.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Chihuahua Clifford. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/chihuahua-clifford/>. Acesso em: 9 set. 2018.

__________. Suricate Seboso. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/suricate-seboso/>. Acesso em: 9 set. 2018.

__________. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/>. Acesso em: 9 set. 2018.

SANTANA, Ana Lucia. Personificação. InfoEscola. Disponível em: < https://www.infoescola.com/portugues/personificacao/>.. Acesso em 09 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • A partir dos estudos feitos nas aulas anteriores, pergunte aos alunos o que eles entendem por personificação. Pergunte um exemplo de personificação comum no cotidiano dos alunos. Eles podem por exemplo, citar quando as pessoas passam a tratar os animais domésticos como pessoas, ao vesti-los ou realizar festas de aniversários tais quais os seres humanos.
  • Diga à turma que nesta aula será estudado como o humor e a ironia no meme são, muitas vezes, construídos por meio da personificação.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF89LP37 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS