Plano de Aula

Plano de aula: A literatura de cordel e os efeitos de sentido

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: O professor deverá preparar os vídeos e imprimir os textos e atividades sugeridas no plano.

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel que serão tratados nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos , dependendo da região e dos conhecimentos da diversidade, podem apresentar maior ou menor dificuldade com a literatura de cordel, bem como de seu contexto de produção e as temáticas desenvovidas.

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1.Professor, faça os seguintes questionamentos aos alunos apenas para realizar o levantamento dos conhecimentos prévios/provocá-los e relembrá-los sobre o que já foi estudado para a discussão:

  • Quais assuntos estão mais presentes na literatura de cordel?
  • Em quais regiões do país o cordel tem maior circulação?

2. Após, apresente aos alunos que nesta aula vamos estudar sobre os aspectos que estruturam e estabelecem os sentidos dos textos de cordel (linguagem, meios de circulação, temas abordados).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP44 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados