Atividade para impressão - atividade de análise de diálgo entre textos
Plano de Aula
Plano de aula: A intertextualidade no gênero documentário
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Documentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura
Materiais necessários:
Computador e projetor multimídia
Documentário “Criança, a alma do negócio”, disponível no site (https://tvescola.org.br/tve/video/almadonegocio). Atenção: para acessar o vídeo, é necessário realizar o cadastro no site da TV Escola.
Atividade impressa disponível aqui.
Informações sobre o gênero:
Linguagem que dominou a produção cinematográfica até 1903, o documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, esse é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participa ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos, etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: O que pode ser mais desafiador aos alunos é identificar as relações de intertextualidade e intergenericidade presentes nos textos lidos.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BENTES, Anna Christina. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidade. Disponível em: (http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/intertextualidade)
Quando os textos dialogam entre si
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula anunciando que eles estudarão sobre o fenômeno da intertextualidade entre o documentário e outros gêneros discursivos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie uma conversa com os alunos realizando o questionamento sobre de que maneira um texto pode se relacionar com outro, conforme questionamentos no slide.
- Procure ativar os conhecimentos prévios dos alunos sobre outros textos que possuem relações de intertextualidade com outros textos.
- Caso os alunos apresentem dificuldades para identificar esse fenômeno linguístico, explore o slide seguinte.
Introdução
Orientações:
- Solicite aos alunos que realizem a leitura das duas imagens.
- Questione-os sobre que tipo de linguagem é utilizada (desenho e fotografia), o que há em comum quanto às personagens apresentadas (uma menina com capuz vermelho), quais espaços são apresentados (espaço campestre) e a qual conto podemos relacioná-las (Chapeuzinho Vermelho).
- Peça novamente aos alunos que fiquem atentos às imagens para relacioná-las ao texto verbal a seguir.
Introdução
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam silenciosamente o texto e, após a leitura, pergunte a qual das imagens anteriores o texto relaciona mais fortemente. Solicite aos alunos que justifiquem a resposta com pistas no texto e na imagem.
- Afirme que todo texto é fruto de um diálogo entre outros textos já produzido anteriormente, mas em alguns casos conseguimos perceber isso de maneira mais explícita.
- Anuncie que esse fenômeno se chama intertextualidade e que isso, nesta aula, será explorado no gênero documentário.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Anuncie aos alunos que eles assistirão a um trecho do documentário “Criança, a alma do negócio”, disponível no site (https://tvescola.org.br/tve/video/almadonegocio).
- Questione sobre o que eles imaginam que assistirão a partir da leitura do título do documentário. Pergunte se eles veem anúncios publicitários voltados para criança e em qual suporte: TV, Internet, jornal, revista, panfletos, etc.
- Peça aos alunos fiquem atentos aos exemplos de propaganda inseridos no documentário.
- Exiba o vídeo até completar 11 minutos.
- Divida a sala em quatro equipes. Para cada uma das equipe, entregue os questionamentos impressos disponíveis aqui.
- Dê 10 minutos para que eles respondam à atividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Solicite que o representante da turma apresente as perguntas e as respostas.
- Leve os outros alunos a comentarem e perceberem a relação de intertextualidade entre o documentário e os outros textos nele presentes.
- Ao terminar a discussão, apresente a definição de intertextualidade presente no slide.
- Afirme para os alunos que todo texto é fruto de um diálogo com outros. Para a produção do gênero documentário, é necessário também recorrer a outros textos, como fotografia, dados de pesquisas já publicadas, canções, etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Apresente, pelo Whatsapp, o tema da aula: “Quando os textos dialogam entre si”. Anuncie aos alunos que estudarão sobre o fenômeno da intertextualidade entre o documentário e outros gêneros discursivos.
Introdução
Encaminhe aos alunos o slide do plano original com alguns questionamentos. Procure ativar seus conhecimentos prévios sobre outros textos que possuem relações de intertextualidade. Caso os alunos apresentem dificuldades para identificar esse fenômeno linguístico, explore o slide seguinte. Solicite que realizem a leitura das duas imagens. Questione-os sobre que tipo de linguagem é utilizada (desenho e fotografia), o que há em comum quanto às personagens apresentadas (uma menina com capuz vermelho), quais espaços são apresentados (espaço campestre) e a qual conto podemos relacioná-las (Chapeuzinho Vermelho). Peça novamente aos alunos que fiquem atentos às imagens para relacioná-las ao texto verbal a seguir. Solicite que leiam o texto e pergunte a qual das imagens anteriores o texto se relaciona mais fortemente. Solicite que justifiquem a resposta com pistas no texto e na imagem. Afirme que todo texto é fruto de um diálogo entre outros textos já produzidos anteriormente, mas em alguns casos conseguimos perceber isso de maneira mais explícita. Anuncie que esse fenômeno se chama intertextualidade, o que nesta aula será explorado no gênero documentário. Essa etapa pode ser orientada por meio dos slides já prontos no plano original, acompanhados de outros criados por você, com as devidas explicações. Encaminhe esse material aos alunos pelo WhatsApp ou e-mail.
Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos o documentário “Criança, a alma do negócio” (disponível aqui). Questione sobre o que eles imaginam que assistirão a partir da leitura do título do documentário. Pergunte se veem anúncios publicitários voltados para crianças e em qual suporte: TV, internet, jornal, revista, panfleto etc. Peça que fiquem atentos aos exemplos de propaganda inseridos no documentário. Divida-os em quatro equipes e envie pelo WhatsApp os questionamentos disponíveis aqui.
Fechamento
Solicite que um representante de cada grupo apresente suas respostas. Apresente a definição de intertextualidade presente no slide do Fechamento (veja no plano original). Afirme que todo texto é fruto de um diálogo com outros. Para a produção do gênero documentário é necessário também recorrer a outros textos, como fotografia, dados de pesquisas já publicadas, canções etc.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a também acessarem os documentos que os alunos receberem, para que possam debater juntos sobre o diálogo entre os textos.