Plano de Aula

Plano de aula: A importância do verbo e suas regências

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Predicação verbal: verbos intransitivos e transitivos direto e indireto; regência verbal

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.

Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.

Dificuldades antecipadas: Identificar os verbos no texto e descobrir que alguns precisam de complemento e outros não.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga o tema da aula aos alunos e explique o que irá acontecer: na aula de hoje todos participarão de uma dinâmica, em que retomarão o conteúdo de transitividade e regência verbal, para melhor aprendizagem. Para isso, vão exercitar os usos dos verbos e seu sentido para os textos.
  • Lance as seguintes questões para os alunos responderem oralmente:
  • Na frase “Já me diverti muito” (anote a frase no quadro), qual é o verbo?

Resposta: diverti (Sublinhe o verbo na frase)

  • O verbo “divertir”, ou “diverti”, conforme está conjugado na frase, precisa de algum complemento para completar-lhe o sentido?

Resposta: Não. Ele já tem sentido por si só.

  • Já que vocês identificaram que o sentido do verbo está completo nele mesmo, trata-se de um verbo transitivo ou intransitivo?

(Caso os alunos não lembrem ou saibam a diferença entre o verbo transitivo e o verbo intransitivo, relembre-os pelo viés do sentido: verbos transitivos são aqueles que não têm sentido completo em si, por isso precisam de um complemento que responda à necessidade de compreensão. Já os verbos intransitivos são os que encerram o sentido em si mesmos. Portanto, não precisam de complemento.)

Resposta: é um verbo intransitivo. (Anote no quadro, abaixo do verbo sublinhado, a sigla VI, para verbo intransitivo).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO