Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A função dos pronomes relativos na reportagem
Finalidade da aula:
- Identificar pronomes relativos e seus respectivos referentes no texto.
- Compreender as relações lógico-semânticas entre os referentes e os pronomes relativos.
Ano:8º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Reportagem
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP15
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.
Materiais necessários: Cópias do texto-base (Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados) disponível aqui; quadro, piloto, apagador, data show.
Texto original disponível em: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.
Dificuldades antecipadas: Quando o referente não estiver imediatamente antes do pronome, o aluno poderá sentir dificuldade para localizá-lo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.
______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em: <http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2014/anexos/755.pdf>. Acesso em: 17 de setembro de 2018.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.