Atividade para impressão - Texto - LPO8_11ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: A função dos pronomes relativos na reportagem
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.
Materiais necessários: Cópias do texto-base (Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados) disponível aqui; quadro, piloto, apagador, data show.
Texto original disponível em: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.
Dificuldades antecipadas: Quando o referente não estiver imediatamente antes do pronome, o aluno poderá sentir dificuldade para localizá-lo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.
______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em:
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Professor(a), leia ou explique aos alunos o tema da aula.
- Explique aos alunos que na aula de hoje vão entender que palavras devem usar para evitar repetição de nomes no gênero reportagem.
- Questione os alunos: Alguém já leu uma reportagem ou já viu uma na TV? Sobre o que ela falava? Quem participava da reportagem?
- Estimule os alunos a relatar experiências de leitura do gênero em foco.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO