Plano de Aula

Plano de aula: A formação do grupo teatral: uma construção do trabalho em equipe

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: a primeira versão do texto dramático produzido pelos alunos; bloco de notas para que eles registrem o planejamento de suas esquetes e os materiais necessários à encenação, em data posterior.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter pouca familiaridade com o teatro ou mesmo nunca terem assistido a uma peça. Desse modo, alguns podem apresentar limitações nas execuções das atividades, razão pela qual o professor deve respeitar a capacidade dos estudantes e evitar julgamentos positivos X negativos. No que diz respeito à construção do ensaio e à avaliação da performance nessa tarefa, os grupos podem não perceber se alcançaram ou não os objetivos previstos.

Referências no assunto:

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-curitibaii_arte_pdp_marcelo_cabarrao_santos.pdf Acesso em: 16 dez 2018.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que a turma se divida em grupos (os mesmos selecionados para trabalho com as esquetes) e inicie as seguintes reflexões:
  • Vimos que o texto dramático é um gênero que serve de apoio a uma apresentação teatral. Por isso, ele costuma fornecer várias indicações para que o espetáculo se concretize. Isso, somente, basta para sustentar uma apresentação? Por quê? (Não. O texto, sozinho, não constrói a cena, já que uma peça de teatro, quando encenada, pode contar com vários outros recursos que intensificam seus sentidos e agem sobre as emoções e recepções da plateia, por ex: iluminação, sons, cenários, caracterizações etc.)
  • Pode-se afirmar que o trabalho em equipe é fundamental para a organização de um espetáculo teatral? (Sim. A peça de teatro ergue-se sob o apoio mútuo de vários profissionais com diferentes incumbências, a fim de que cada recurso seja um elemento construtor da encenação)
  • Agora, apresente o tema da aula, esclarecendo que, neste encontro, trabalharemos com a formação de grupos teatrais, cuja tarefa será a de pensar a organização das esquetes, por meio de um trabalho em equipe, e a vivência de várias etapas de um ensaio.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos