Plano de Aula

Plano de aula: A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui

- Arquivo impresso com comentários das redes sociais para atividade de análise disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005.

ARAÚJO, Adélia. Produção do gênero artigo de opinião no ensino fundamental através de sequências didáticas. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/7661>. Acesso em: 27 out. 2018.

BRÄKLING, Kátia. Trabalhando com artigo de opinião: revisitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

BUENO, Luzia. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado de letras: 2011.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

GARCIA, Jane. O trabalho com o gênero artigo de opinião. Disponível em: . Acesso em:

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 08 set. 2018.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. O gênero artigo de opinião. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/>.

ULRICH, Camila. O gênero artigo de opinião e a formação de alunos críticos no Ensino Fundamental. Bem Legal, vol.6, n.2, 2016. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/o-genero-artigo-de-opiniao-e-a-formacao-de-alunos-criticos-no-ensino-fundamental>.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula explicando que quando argumentamos sobre um assunto, a escolha de palavras é essencial, pois elas revelam nosso ponto de vista.
  • Nas redes sociais, há muita argumentação, principalmente em resposta a textos de temas polêmicos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP16 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS