Plano de Aula

Plano de aula: A adaptação de textos: da crônica ao gênero dramático

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textual dramático (comédias) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o à maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Projetor para a exibição dos slides e versão impressa da crônica “Pá, pá, pá”, de Luis Fernando Verissimo, para distribuir aos alunos.

Dificuldades antecipadas: Pouco domínio do desenvolvimento de rubricas, caracterização de personagens, construção de diálogos e outros aspectos gramaticais importantes para a adaptação ao texto dramático. Desta forma, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Você poderá solicitar que a turma se divida em grupos para acompanhar as tarefas da aula.

Referências bibliográficas: 1) MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo. Cortez, 2001. 2) MAREGA, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa. 262f. Tese de Doutorado - USP, São Paulo, 2015. 3) “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis Fernando Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Professor, diga à turma que abaixo estão algumas características de um certo gênero textual. Faça, com os alunos, a leitura delas:

  • Presença de personagens ligados, com lógica, uns aos outros, e às ações.
  • Conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens, encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de situação inicial, conflito, clímax, desfecho e situação final.
  • Conjunto de circunstâncias físicas, sociais, históricas em que se situam as ações.
  • Exposição/Interpretação real de um tema por meio da representação.

1. Após a leitura, reflita com a turma sobre essas características e pergunte-lhes se eles sabem a que gênero elas se referem. (Professor, é possível que os estudantes relacionem esses aspectos a textos de tipologia narrativa. Você pode discutir essas noções com a turma, chamando a atenção para os detalhes como a presença de atos dramáticos e a exposição de um tema por meio da representação. Busque levantar os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de reforçar a especificidade do gênero dramático, lembrando-lhes que este se trata de um texto narrativo voltado à encenação e, por isso, apresenta uma construção narrativa diferente, com detalhes estruturais e linguísticos que serão discutidos neste material. Dessa forma, leia o título do slide e apresente o tema da aula à turma).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS