Material para impressão - Output
Plano de Aula
Plano de aula: Classificados: escrevendo e avaliando
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills I: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de 5 planos sobre o uso de linguagem apropriada de acordo com o público e gênero, utilizando textos típicos de jornal (ING8_05UN01 a ING8_05UN05).
Preparação para a aula: Imprima e recorte os cartões disponíveis aqui em número suficiente para que cada aluno tenha um cartão.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Faça aos alunos a pergunta no slide (ou mostre o slide e leia com eles) e ouça as respostas em formato de plenária.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia com os alunos o objetivo da aula. O objetivo não deve ser lido no início, pois ele menciona o gênero textual, o que estragaria as atividades de contexto e input.
Input
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Explorar o gênero classificados, pensando no seu contexto de produção e no conteúdo geralmente apresentado.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar o gênero textual, bem como informações do conteúdo do anúncio, tais como preço, produto, condições do produto etc.
Orientações: Mostre o slide aos alunos ou imprima-o em tamanho grande, de forma que toda a turma consiga ver (fonte do texto: https://www.classifiedads.com/bicycles/4cd8889q2133z ). Explore a imagem, guiando os alunos com perguntas:
- Can you see a title in this text? What is it? (Ss: Yes, title is “12” boy’s green magna bike”)
- What type of text do you think this is? What was it written for? (Ss: It’s an ad, you write one when you want to sell or advertise something) (caso os alunos ainda não consigam responder, vá para as outras perguntas e depois retorne a esta)
- What important information do we have on the “overview” section? What are the numbers there? (Ss: All the objective information is on the overview section. The numbers are for the address (zip code), the seller’s phone number and the bike’s price)
- Then we have a ‘description’ section. Is the section important? Is there any relevant information on the description? (Ss:Yes, there is important additional information on the description. The bike’s condition and the information that it comes with training wheels are there).
- Do you think the bike is new or used? What makes you think so? (Ss: The seller states ‘great condition’, so it must be used. Also, generally classified ads are for second hand products).
- What should you do if you are interested in this product? (Ss: you should contact the seller, using the form below the ad to send a message).
- Where do you think this text can be found? (Ss: On the internet [os alunos podem ver os botões de compartilhamento e o formulário, típicos de páginas de internet]).
- Before the internet, where could people advertise their services and products? (Ss: On the newspaper, there is a classified ads section). Caso os alunos não conheçam ou mesmo se conhecerem e houver tempo, mostre a eles um exemplo de classificados em jornal. Você pode encontrar uma imagem de classificados neste link: http://blog.releasemyad.com/wp-content/uploads/2014/04/travel-Classified1.png . É possível, havendo tempo, explorar as diferenças e semelhanças entre os dois, principalmente na estrutura que o classificado online oferece (fotos do produto, formulário para contato).
- What information a good classified ad must have? (Ss: The price, the product’s accurate description, contact information, a picture; if possible, additional items, possible product problems…).
Escolha outros classificados do site https://www.classifiedads.com/ e mostre aos alunos, como forma de solidificar a estrutura e o tipo de conteúdo esperado desse gênero. Escolha os ads que você considera que serão relevantes para o grupo, seja em termos de conteúdo ou de vocabulário. Quando mostrar outros anúncios, lembre-se de fazer perguntas específicas, como por exemplo “What’s the product being advertised in this one?” ou “Where can the buyer meet the seller to take this product?”, para que a leitura tenha um foco. Não é preciso, no entanto, se demorar novamente, como neste primeiro slide, já que os alunos já terão compreendido a estrutura e o conteúdo desse gênero.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Praticar a escrita através de uma atividade focada em tanto em forma quanto em conteúdo.
Expectativa: Que os alunos consigam escrever um classificado para um produto dado a eles, incorporando as informações necessárias.
Orientações: Distribua a cada um dos alunos um dos cartões deste documento. Os cartões devem ser recortados, de modo que cada aluno tenha uma figura e sua descrição. Dê um tempo para que cada aluno leia seu produto e descrição, tirando eventuais dúvidas de vocabulário e garantindo a total compreensão da descrição.
Mostre o slide aos alunos ou escreva conteúdo do slide no quadro. Explique que eles deverão escrever um anúncio de classificado para vender o produto que têm em mãos. Lembre-os das características e do conteúdo de um classificado, conforme viram na atividade anterior. Também deixe claro que, embora os produtos que estão vendendo tenham características especiais, eles não devem esconder nenhuma informação do comprador, por questões éticas (é um bom momento para lembrá-los de que isso é a coisa mais honesta a se fazer). Eles devem tentar vender o produto na descrição, destacando os pontos positivos e fazendo uma descrição que interessará ao comprador.
- Now that you have a product or a service to offer, it’s time to write an ad for it. Remember all the characteristics of the ad we saw on the last activity: it has a title with the name of the product, it includes a lot of important information and it uses a short written description to give the buyer additional information and to persuade him/her. You can see on the slide the structure you must follow. You can write the ad in your notebook. Be creative, use all the information you have, write a description that is made of complete sentences, not topics. You have 20 minutes for that.
Passados os 20 minutos, os alunos deverão ter concluído a atividade. Peça que agora eles se dividam em duplas. As duplas devem ser escolhidas com metade da sala se levantando e olhando as figuras nos anúncios dos colegas. Então, os alunos que estão observando as figuras deverão escolher aquela que lhes interessaria comprar. Os alunos não podem escolher um colega que tenha escrito um anúncio para o mesmo produto que o seu.
- Could the students on the left, please, stand up? Remember to take your notebooks with you. I want you to take a look at the pictures and titles of your classmates’ ads and choose one that looks more appealing to you, a product you would buy. Do not choose someone who wrote an ad for the same product as you did. You can sit next to the classmate whose ad you chose.
Quando as duplas estiverem formadas, dê a cada aluno uma folha de avaliação. Explique que eles deverão ler o anúncio do colega e avaliar os quesitos apontados, dando nota de 1 a 5 para cada um deles e respondendo depois à pergunta final.
- Read your partner’s ad and answer the evaluation sheet. Score the ad from 1 to 5 in each aspect, and answer the final question.
* os cartões usados apresentam produtos fictícios, com defeitos, para que os textos fiquem mais divertidos. Essa é uma opção. No entanto, caso queira textos que sigam uma linha diferente, pode fazer cartões com descrição de diferentes objetos, usar um panfleto de loja como inspiração para figuras, ou até mesmo pedir, na aula anterior a essa, que os alunos escolham um objeto em casa que não usam mais e gostariam de vender, escrevendo então o anúncio sobre este objeto. Independente de como seja feita, a atividade deverá ter o objetivo de fazer com que os alunos escrevam uma descrição do produto a partir da compreensão de que determinadas informações são importantes para determinados gêneros textuais.
Feedback
Tempo sugerido: 8 minutos
Propósito: Retomar os saberes da aula; receber feedback do colega.
Expectativa: Que os alunos consigam sistematizar o que aprenderam durante a aula.
Orientações: Faça a pergunta do slide para os alunos, em forma de plenária. Anote o que eles disserem no quadro, pedindo exemplos sempre que possível. Caso não haja tempo, mostre o slide aos alunos e leia com eles os conhecimentos abordados nessa aula. Verifique se eles compreendem e se podem dar exemplos para cada um.
Para terminar a aula, peça que os alunos entreguem as fichas de avaliação que fizeram aos donos dos anúncios avaliados. (T: Now, please, show your evaluation sheet to the classmate whose ad you scored. Explain to him/her your reasons). Os alunos devem, então, ter 5 minutos para explicar sua avaliação ao colega. Se for necessário, relembre com eles como fazer isso em inglês:
- I gave you a score of [number] on ‘information’ because… (you forgot to put the address where the product could be taken; you didn’t give enough information about the product color or size…)
Ao final, pergunte se algum dos alunos conseguiu vender seu produto, isto é, se alguma das fichas de avaliação recebidas tinha ‘yes’ como resposta à última pergunta.
Recolha os anúncios feitos (se for o caso, peça que os alunos aprimorem os anúncios a partir do feedback do colega em casa e tragam na próxima aula) e monte uma página de classificados numa folha de cartolina com eles. Reveja a imagem de classificados de jornal para se inspirar quanto ao layout que pode ser seguido. Exponha no mural da escola ou, se a escola tiver um jornal, os classificados podem ser publicados nela.
- Material complementar: Essa aula pode gerar uma discussão sobre consumo sustentável, como podemos repassar nossas coisas em bom estado, ao invés de jogá-las fora, e consumir de uma maneira mais responsável. Caso tenha interesse, alimente essa discussão com os alunos, podendo chegar à culminância, organizando um bazar de vendas ou trocas na escola, incentivando esse tipo de comportamento.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_05UN05
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2281/classificados-escrevendo-e-avaliando
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Opcionais:
- Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle ou Google Classroom.
- Editor de texto: Word ou Google Docs.
Context
No encontro síncrono, exiba o slide e proceda de acordo com as orientações.
Input
Ainda no encontro síncrono, exiba ou compartilhe o slide e conduza a discussão a partir das perguntas de leitura.
Você pode seguir a sugestão e encaminhar outros links de classificados para que os alunos analisem e compartilhem o que leram com os colegas no próximo encontro.
Output
Exiba o slide e explique a atividade conforme as orientações, solicitando que os alunos façam o anúncio utilizando editores de texto ou folhas; no caso de usarem folhas, peça que tirem foto de suas produções. Encerre o encontro estipulando um prazo para que postem suas produções no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle, Padlet ou mesmo WhatsApp). Solicite que os alunos escolham um anúncio que lhe interessa mais e compartilhe a ficha de avaliação para que preencham.
Feedback
No próximo encontro síncrono, exiba as produções dos alunos e deixe que comentem sobre o que observaram na produção dos colegas. Encerre o encontro com a reflexão de acordo com as orientações, exibindo o slide final.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a lerem os anúncios dos alunos.
Contents
- INPUT: Classified ad (classifiedads.com)
- OUTPUT: Classified Ad
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Neves
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes