Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: O pan-africanismo: movimento de resistência
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao imperialismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI26, de História, que consta na BNCC, para identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e na Ásia. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Sugerimos que organize a turma em trios, para que os alunos possam debater os temas apresentados.
Materiais necessários: Para a realização da Sistematização desta aula, será proposto o desenvolvimento de cartazes sobre o Pan-africanismo, com base na reflexão e na análise deste movimento no decorrer da aula.
Você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.
Material complementar: Os conteúdos apresentados em slide podem ser acessados em formato para impressão, além de outros materiais complementares, seguem abaixo:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf
Mapa das rotas do comércio de escravos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf
Professor, caso deseje e tenha equipamentos disponíveis, como atividade de abertura desta aula com o tema Pan-africanismo sugerimos que também apresente aos alunos o vídeo Super Choque: Pan-africanismo - trata-se de uma animação em que o protagonista é um garoto negro e possui superpoderes. Neste episódio Super Choque visita a África e lá, durante um passeio turístico, sua amiga explica o conceito e a origem do Pan-africanismo. Iniciar a aula com o vídeo é uma forma dinâmica, lúdica e divertida, pois alinha-se à faixa etária dos alunos do Fundamental II. Deixamos aqui à disposição o link do vídeo: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019
Para você saber mais:
Para maior compreensão do significado de Pan-africanismo, sugerimos o vídeo/palestra do professor Muryatan Santana Barbosa, ministrada na USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tsWSLuyBYVw Acesso em: 25 de fev. 2019.
Sugerimos, também, a leitura do material “Pan-africanismo: o conceito que mudou a história do negro no mundo contemporâneo”, disponível em: https://www.geledes.org.br/pan-africanismo-o-conceito-que-mudou-historia-do-negro-no-mundo-contemporaneo/ Acesso em: 25 de fev. 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos. Você poderá escrevê-lo no quadro ou fazer a leitura em voz alta para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Se necessário, você poderá realizar a leitura do conceito de Pan-africanismo e seus desdobramentos. Este material está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf Acesso em: 25 de fev. 2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da áfrica por meio do trabalho e da valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).
Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019
Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:
- Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.
- Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase na conscientização do valor e papel da pessoa negra, diante das ações discriminatórias.
Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf
Para você saber mais: Como sugestão caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da África por meio do trabalho e da valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).
Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019
Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:
- Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.
- Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase conscientização do valor e papel da pessoa negra, diante das ações discriminatórias.
Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf
Para você saber mais: Como sugestão, caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da África por meio do trabalho e da valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).
Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019
Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:
- Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.
- Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase na conscientização do valor e do papel da pessoa negra, diante das ações discriminatórias.
Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf
Para você saber mais: Como sugestão, caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Você poderá escolher um aluno para cada slide do Contexto. A proposta é que primeiro os alunos entrem em contato com o conceito de Pan-africanismo, o objetivo que cerca a ideia de unificar os povos da África por meio do trabalho e valorização da identidade africana. Posteriormente, apresente o slide que mostra a bandeira do movimento, peça para que leiam o significado. Neste momento, é importante que os alunos entendam que se trata de um movimento estruturado e organizado. No último slide do Contexto, apresente alguns exemplos simbólicos que representam o Pan-africanismo, oriente os alunos a perceber as cores utilizadas nos símbolos, as frases e as referências, tais como o continente africano, povos negros caminhando para o continente, os símbolos que carregam, tambores, as roupas. É possível que reconheçam o Leão de Jah ou Judá, símbolo supremo que representa Deus, sobretudo na crença etíope (Etiópia).
Saiba mais, sobre a simbologia do Leão de Jah em: http://www.reggaepaz.com/simbolos/ Acesso em: 25 de fev. 2019
Após a exposição da Contextualização aos alunos, peça para que cada trio debata as questões sugeridas:
- Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que o Pan-africanismo tem como principal objetivo reunir e fortalecer a identidade africana de seus descendentes.
- Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam o Pan-africanismo como movimento de fortalecimento da cultura e da identidade afro, sobretudo com ênfase na conscientização do valor e do papel da pessoa negra diante das ações discriminatórias.
Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar os materiais da Contextualização de modo impresso, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDRmFPDHsvWmSKwYY4Gtq9NcKSFHesKTKsBbD4ZPWZXZ4VqGATcrcQwZBjxw/his8-26und-contexto.pdf
Para você saber mais: Como sugestão, caso não tenha optado em iniciar sua aula apresentando o vídeo do personagem Super Choque: Pan-africanismo, você poderá optar em apresentar o vídeo nesta etapa. Disponível em: https://www.youtub Adoreie.com/watch?v=F3rd5x5T_zs Acesso em: 25 de fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa você deverá apresentar o slide aos alunos, peça para que algum aluno que tenha boa desenvoltura com a leitura oral que realize esta atividade para a turma em voz alta. Logo após a leitura, escolha um aluno para que explique o conceito de diáspora: é importante que seja enfatizado o conceito de que esta palavra retrata a separação de pessoas. Neste momento, questione: De quais povos estamos tratando aqui? (Africanos.) Quais ou qual motivo levou a esta separação? (A escravidão.) Estas questões têm como objetivo nortear a leitura dos alunos, sobretudo fazendo-os identificar e relacionar o comércio de escravos com a diáspora africana.
Como atividade desta Problematização, peça para que os grupos debatam entre si, sobre as questões colocadas no slide:
- Com base no que você entendeu sobre o conceito de diáspora, explique o conceito de diáspora africana.
Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem respostas relacionando o comércio de escravizados como uma ação que resultou na separação de povos vindo da África.
- Qual a relação da diáspora africana com o movimento Pan-africanista?
Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem elaborações relacionando o Pan-africanismo como movimento de resgate da cultura, identidade e valorização do povo africano e de seus descendentes diante das ações exploratórias europeias, que ocorreram desde o século XVI até o século XIX.
Professor, caso você consiga tempo hábil e que não comprometa o andamento desta aula, poderá propor um breve debate sobre estas questões, para que os grupos possam trocar suas análises de forma oral.
Como adequar à sua realidade: Caso você ache mais pertinente, distribua, para cada equipe, uma cópia impressa do material referente à Problematização, ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Como sugestão de material a ser entregue, disponibilizamos um mapa sobre as rotas do comércio de escravizados: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa você deverá apresentar o slide aos alunos, peça para que algum aluno que tenha uma boa desenvoltura com a leitura oral que realize esta atividade para a turma em voz alta. Logo após a leitura, escolha um aluno para que explique o conceito de diáspora: é importante que seja enfatizado o conceito de que esta palavra retrata a separação de pessoas. Neste momento, questione: De quais povos estamos tratando aqui? (Africanos.) Quais ou qual motivo levou a esta separação? (A escravidão.) Estas questões têm como objetivo nortear a leitura dos alunos, sobretudo fazendo-os identificar e relacionar o comércio de escravos com a diáspora africana.
Como atividade desta Problematização, peça para que os grupos debatam entre si, sobre as questões colocadas no slide:
- Com base no que você entendeu sobre o conceito de diáspora, explique o conceito de diáspora africana.
Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem respostas relacionando o comércio de escravizados como uma ação que resultou na separação de povos vindo da África.
- Qual a relação da diáspora africana com o movimento Pan-africanista?
Expectativa: Espera-se que os alunos apresentem elaborações relacionando o Pan-africanismo como movimento de resgate da cultura, identidade e valorização do povo africano e de seus descendentes diante das ações exploratórias europeias, que ocorreram desde o século XVI até o século XIX.
Caso você consiga tempo hábil e que não comprometa o andamento desta aula, poderá propor um breve debate sobre estas questões, para que os grupos possam trocar suas análises de forma oral.
Como adequar à sua realidade: Caso você ache mais pertinente, distribua, para cada equipe, uma cópia impressa do material referente à Problematização, ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PSAGfFdfe2fVnEmGaGDxahgubz6cUtPvsBqDd5KZgm28jtfBUpaA5srqSTDH/his8-26und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Como sugestão de material a ser entregue, disponibilizamos um mapa sobre as rotas do comércio de escravizados: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G4djyJJSK29TxPJh48x5zxq33gdPWpCHgFNuFHDSzBwDdny8g6N5TrX8cB3m/his8-26und-mapa-das-rotas-do-comercio-de-escravizados.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Para esta etapa os alunos deverão elaborar cartazes com desenhos que possam representar o Pan-africanismo, é importante que o professor estimule os alunos a destacar símbolos, cores e frases que remetam ao movimento.
Como adequar à sua realidade: Para a realização da Sistematização desta aula, será proposto o desenvolvimento de cartazes sobre o Pan-africanismo com base na reflexão e na análise deste movimento ao longo do decorrer da aula.
Desta maneira, você deverá reservar folhas A4, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta, régua e outros materiais que possam complementar a confecção destes cartazes.
Sugerimos que os cartazes produzidos pelos alunos sejam expostos na escola, você poderá escolher um mural na sala de aula ou, ainda, em um espaço de grande circulação da unidade escolar.
Para você saber mais: Para que você possa se inspirar, sugerimos que veja algumas atividades já realizadas: http://colegiometodista.g12.br/bertioga/noticias/2o-ano-do-ensino-medio-realiza-atividade-sobre-o-pan-africanismo Acesso em: 25 de fev de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula e o documento do contexto com as fontes propostas e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Qual o principal objetivo do Pan-africanismo?
- Como o Pan-africanismo pode auxiliar no combate às ações de preconceito contra pessoas afrodescendentes?
Peça para que os alunos reflitam, discutam com os colegas e respondam os questionamentos. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os documentos com a fonte da problematização, o mapa das rotas de comércio de pessoas escravizadas e os questionamentos.
Você pode propor outros questionamentos para orientar a análise da fonte. Envie texto ou áudios no grupo da sala de Whatsapp ou Google Sala de Aula, como:
Questões para refletir:
- O que é diáspora?
- De que povos o texto está tratando?
- Quais motivos levaram à separação destes povos?
Questões para responder:
- O que foi a diáspora africana? Por que ela ocorreu?
- Qual a relação da diáspora africana com o movimento Pan-africanista?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam um cartaz representando os objetivos do pan-africanismo. Eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos ou realizar a atividade no computador ou smartphone, usando aplicativos ou softwares que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações. Eles podem utilizar imagens da internet para decorar os cartazes ou fazer desenhos.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem os cartazes ou eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
A matéria da revista Super Interessante explica de maneira bastante simples o movimento pan-africano (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e na Ásia.
Palavras-chave: Pan-africanismo, resistência, diáspora, neocolonialismo e poder.
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