Textos para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: A questão de Terras Indígenas: do Império aos dias de hoje
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão nas Américas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI19 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Textos referentes às etapas de contextualização e problematização impressos para serem distribuídos aos alunos
- Caderno
- Lápis, caneta e borracha
Material complementar:
- Textos disponíveis para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
Se julgar necessário obter maior conhecimento com relação às políticas governamentais para os povos indígenas, você pode acessar o site da FUNAI, que dispõe de uma série de informações e dados relevantes. Disponível em http://www.funai.gov.br/. Acesso em: 05 dez 2018
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema para os alunos escrevendo no quadro ou realizando a leitura para a turma. Você pode fazer a projeção do slide se assim for possível em sua escola.
Faça a leitura coletiva para a sala, de maneira com que todos os alunos entendam a proposta a ser desenvolvida, perguntando aos alunos se há dúvidas quanto ao objetivo da aula.
Para você saber mais: Se julgar necessário obter maior conhecimento com relação às políticas governamentais para os povos indígenas, você pode acessar o site da FUNAI, que dispõe de uma série de informações e dados relevantes. Disponível em http://www.funai.gov.br/. Acesso em 5 de Dezembro de 2018
Contexto
Orientações: Nessa etapa você irá introduzir a discussão a ser realizada nessa aula. Para isso, leia para sala a descrição disponível no site da FUNAI (http://www.funai.gov.br/index.php/quem-somos#. Acesso em: 05 dez 2018). Sobre o que são e quais suas funções dentro da nossa sociedade. A partir daí, faça alguns questionamentos aos alunos para compreender qual o conhecimento prévio do assunto:
- Você sabe o que é território?
- Você sabe o que são territórios indígenas?
- Você conhece algum?
- De quem eram as terras no Brasil antes da colonização?
Essas questões você pode escrever no quadro para que os alunos copiem e
Tempo sugerido: 13 minutos
m seus cadernos, ou projetar esse slide, se a sua escola dispor dos recursos necessários. Essa etapa é importante para que você consiga desconstruir visões estereotipadas sobre o que são os territórios indígenas e os próprios povos em si.
Para essas questões, é esperado que os alunos respondam:
- Um local que pertence à alguém.
- Lugar onde moram os indígenas
- As terras eram dos povos originários.
Como adequar à sua realidade: Caso você viva em uma região onde haja territórios indígenas ou esteja em um deles, adeque a suas questões, relacionando-as com esses territórios regionais.
Para você saber mais: Se julgar necessário entender melhor como funciona a demarcação das terras indígenas no Brasil atualmente, acesse a área do site da FUNAI que explica como as demarcações acontecem, disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas. Acesso em: 05 dez 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nessa etapa o aluno irá trabalhar com a análise das fontes históricas escolhidas para abordar o conteúdo dessa aula.
- Divida a sala em grupos de alunos de até 4 membros e distribua a impressão dos trechos de textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
- Oriente que os grupos realizem a leitura dos três trechos, refletindo sobre as questões que foram levantadas durante a contextualização.
- Auxilia a reflexão dos alunos, indo nos grupos e tirando todas as possíveis dúvidas que possam vir a aparecer.
- Reforce a necessidade de realizar uma leitura comparativa, traçando um paralelo entre as políticas de Estado para o acesso à terra durante o Império e nos dias de hoje.
- Estimule os alunos a perceberem, na leitura dos trechos, possíveis semelhanças e diferenças entre os períodos.
Para você saber mais: Se achar necessário, você pode ler a tese completa da onde o primeiro trecho foi retirado, disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321829/1/Dornelles_SoraiaSales_D.pdf. Acesso em 05 dez 2018.
O texto completo de onde foi retirado o segundo trecho está disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/nao-e-privilegio-e-divida-historica-diz-professora-indigena-sobre-demarcacao-de-terras-no-brasil.ghtml. Acesso em 05 de Dezembro de 2018
O texto completo de onde foi retirado o terceiro trecho está disponível em:
https://g1.globo.com/natureza/noticia/direitos-indigenas-esbarram-na-bancada-ruralista.ghtml. Acesso em 05 dez 2018.
Outros textos interessantes que abordam o mesmo assunto estão disponíveis em:
- PONTES, Nádia. “O Estado é nosso inimigo”: a luta dos índios no Brasil. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/estado-e-nosso-inimigo-a-luta-dos-indios-no-brasil>. Acesso em: 05 dez 2018.
- FÁBIO, André Cabette. Como a demora do governo federal dificulta o acesso dos povos indígenas a suas terras. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/04/27/Como-a-demora-do-governo-federal-dificulta-o-acesso-dos-povos-ind%C3%ADgenas-a-suas-terras>. Acesso em: 05 dez 2018.
- A ofensiva do agronegócio sobre as terras indígenas. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/o-agronegocio-nao-aceita-perder-espaco-para-os-indios>. Acesso em: 05 dez 2018.
Problematização
Orientações: Nessa etapa o aluno irá trabalhar com a análise das fontes históricas escolhidas para abordar o conteúdo dessa aula.
- Divida a sala em grupos de alunos de até 4 membros e distribua a impressão dos trechos de textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
- Oriente que os grupos realizem a leitura dos três trechos, refletindo sobre as questões que foram levantadas durante a contextualização.
- Auxilia a reflexão dos alunos, indo nos grupos e tirando todas as possíveis dúvidas que possam vir a aparecer.
- Reforce a necessidade de realizar uma leitura comparativa, traçando um paralelo entre as políticas de Estado para o acesso à terra durante o Império e nos dias de hoje.
- Estimule os alunos a perceberem, na leitura dos trechos, possíveis semelhanças e diferenças entre os períodos.
Para você saber mais: Se achar necessário, você pode ler a tese completa da onde o primeiro trecho foi retirado, disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321829/1/Dornelles_SoraiaSales_D.pdf. Acesso em 05 dez 2018.
O texto completo de onde foi retirado o segundo trecho está disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/nao-e-privilegio-e-divida-historica-diz-professora-indigena-sobre-demarcacao-de-terras-no-brasil.ghtml. Acesso em 05 de Dezembro de 2018
O texto completo de onde foi retirado o terceiro trecho está disponível em:
https://g1.globo.com/natureza/noticia/direitos-indigenas-esbarram-na-bancada-ruralista.ghtml. Acesso em 05 dez 2018.
Outros textos interessantes que abordam o mesmo assunto estão disponíveis em:
- PONTES, Nádia. “O Estado é nosso inimigo”: a luta dos índios no Brasil. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/estado-e-nosso-inimigo-a-luta-dos-indios-no-brasil>. Acesso em: 05 dez 2018.
- FÁBIO, André Cabette. Como a demora do governo federal dificulta o acesso dos povos indígenas a suas terras. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/04/27/Como-a-demora-do-governo-federal-dificulta-o-acesso-dos-povos-ind%C3%ADgenas-a-suas-terras>. Acesso em: 05 dez 2018.
- A ofensiva do agronegócio sobre as terras indígenas. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/o-agronegocio-nao-aceita-perder-espaco-para-os-indios>. Acesso em: 05 dez 2018.
Problematização
Orientações: Nessa etapa o aluno irá trabalhar com a análise das fontes históricas escolhidas para abordar o conteúdo dessa aula.
- Divida a sala em grupos de alunos de até 4 membros e distribua a impressão dos trechos de textos, disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UupJphSAz8uYrtJeqpmyzMVcxG9sEBQdTrBz2wqTnxJPrJTJNkcbq8sGQMQ7/his8-19und03-textos-para-impressao.pdf
- Oriente que os grupos realizem a leitura dos três trechos, refletindo sobre as questões que foram levantadas durante a contextualização.
- Auxilia a reflexão dos alunos, indo nos grupos e tirando todas as possíveis dúvidas que possam vir a aparecer.
- Reforce a necessidade de realizar uma leitura comparativa, traçando um paralelo entre as políticas de Estado para o acesso à terra durante o Império e nos dias de hoje.
- Estimule os alunos a perceberem, na leitura dos trechos, possíveis semelhanças e diferenças entre os períodos.
Para você saber mais: Se achar necessário, você pode ler a tese completa da onde o primeiro trecho foi retirado, disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/321829/1/Dornelles_SoraiaSales_D.pdf. Acesso em 05 dez 2018.
O texto completo de onde foi retirado o segundo trecho está disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/nao-e-privilegio-e-divida-historica-diz-professora-indigena-sobre-demarcacao-de-terras-no-brasil.ghtml. Acesso em 05 de Dezembro de 2018
O texto completo de onde foi retirado o terceiro trecho está disponível em:
https://g1.globo.com/natureza/noticia/direitos-indigenas-esbarram-na-bancada-ruralista.ghtml. Acesso em 05 dez 2018.
Outros textos interessantes que abordam o mesmo assunto estão disponíveis em:
- PONTES, Nádia. “O Estado é nosso inimigo”: a luta dos índios no Brasil. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/estado-e-nosso-inimigo-a-luta-dos-indios-no-brasil>. Acesso em: 05 dez 2018.
- FÁBIO, André Cabette. Como a demora do governo federal dificulta o acesso dos povos indígenas a suas terras. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/04/27/Como-a-demora-do-governo-federal-dificulta-o-acesso-dos-povos-ind%C3%ADgenas-a-suas-terras>. Acesso em: 05 dez 2018.
- A ofensiva do agronegócio sobre as terras indígenas. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/o-agronegocio-nao-aceita-perder-espaco-para-os-indios>. Acesso em: 05 dez 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Essa etapa serve para que os alunos sistematizem os conhecimentos adquiridos durante a aula. Ainda em grupos, os alunos devem debater e elaborar um consenso do grupo que sintetize as reflexões que fizeram sobre o tema após a leitura e análise das fontes. Você orientou os alunos a realizar uma leitura comparativa, agora, oriente para que as reflexões também caminhem nesse sentido. O grupo deverá elaborar um texto curto, de até 5 linhas, que sintetize o que eles concluíram da análise das três fontes históricas. Os alunos deverão registrar o texto em seus cadernos e realizar cada grupo a leitura coletiva do resultado para a sala, assim todos compartilham dos conhecimentos adquiridos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o conteúdo e os questionamentos propostos na etapa. Você pode enviar o link para o site da Funai e pedir para que os alunos leiam o texto “Quem somos” do site, ou pode capturar a imagem (tirar print) do slide do contexto. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.
Problematização
Nesta etapa da aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe os três trechos para os alunos, acompanhados de alguns questionamentos.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que a Lei de Terras de 1850 fez com terras ocupadas por grupos indígenas?
- O que é um amputamento ou amputação? O que pode significar amputamento de direitos?
- O que representa a sigla FPA? Quem faz parte desta entidade? Qual a relação entre a FPA e a população indígena?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Peça para que escrevam um texto curto, relatando o consenso sobre as fontes estudadas na aula.
Os alunos podem enviar os textos por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. Incentive-os a compartilharem os textos com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O Brasil no século XIX
Objeto (s) de conhecimento: O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas
Palavras-Chave: Demarcação, indígenas, povos originários, confronto, Lei de Terras, território, Império
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