Mapa Haiti
Plano de Aula
Plano de aula: A Independência do Haiti: seus líderes, suas causas e seus efeitos.
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência do Haiti
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Data Show para projetar as imagens. Se não houver essa possibilidade, leve a cópia impressa dos mapas, imagens e textos.
Material complementar:
Mapa do Haiti:
Rebelião de escravos em São Domingos:
Imagem de Toussaint L’Overture e síntese sobre o personagem histórico:
Trecho de carta de Toussaint L’Overture:
Estátua de Toussaint L’Overture para elaboração de cartão postal:
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que não seja fornecido a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado ao fim da aula. Pode-se provocar os alunos para indicarem o que entendem pelos termos “relações escravistas” e “independência”.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Questione aos alunos sobre a localização geográfica do Haiti no mapa. Destaque que Haiti e República Dominicana formam uma das grandes ilhas do Oceano Atlântico. Questione se, com as informações do mapa, é possível identificar em qual parte do mundo está localizado o Haiti. Caso necessário, chame atenção para o fato do país não estar na África, mas na América. Neste ponto, vale questionar o motivo de muitas pessoas acharem que o Haiti é um país africano e pedir aos estudantes que levantem hipóteses sobre isso.
Fonte: Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u92246.shtml . Acesso em: 16/12/2018.
Caso não seja possível projetar o mapa, leve a imagem impressa ou um atlas que permita aos alunos localizar geograficamente o Haiti.
Contexto
Orientações: Essa imagem representa a Rebelião de escravos em São Domingos, em 1795. Ela é parte de uma série de revoltas de escravizados iniciada em 1791 e que acabaram levando à independência do território juntamente com a abolição.
A partir dessa imagem, provoque os alunos com alguns questionamentos:
- O que mais chamou atenção nessa imagem?
- Notaram a grande quantidade de fumaça na pintura? O que ela representa?
- Qual seria a causa da revolta?
- Por que os brancos estão fugindo?
- Notaram a grande quantidade de negros na pintura? Por que eles estavam tão revoltados?
Obra: Revolta geral dos negros. Massacre dos Brancos. "Saint-Domingue, ou histoire de ses revolutions ..." (Paris, 1815). Autor anônimo.
Fonte da imagem: Wiki Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Saint-Domingue%2C+ou+histoire+de+ses+revolutions&title=Special%3ASearch&go=Ir#/media/File:Frontispiece_from_the_book_Saint-Domingue,_ou_Histoire_de_Ses_R%C3%A9volutions._ca._1815_(colorcopy).jpg . Acesso em: 18/12/2018.
Caso não seja possível projetar a pintura, leve a imagem impressa colorida.
Para você saber mais:
SOARES, Ana Loryn; DA SILVA, Elton Batista. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia-História, cultura e outros combates, v. 1, n.1, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13911/1/2006_art_alsoares.pdf . Acesso em: 15/11/2018.
Contexto
Orientações: Leia com a turma sobre a questão demográfica do Haiti durante o processo de independência. Questione acerca da formação populacional da ilha naquele contexto, para que os estudantes observem que 90% da população era formada por escravizados. Caso seja necessário, retorne para a imagem anterior e verifique como os dados demográficos aparecem na pintura.
Para você saber mais:
SOARES, Ana Loryn; DA SILVA, Elton Batista. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia-História, cultura e outros combates, v. 1, n.1, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13911/1/2006_art_alsoares.pdf . Acesso em: 15/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Essa imagem representa Toussaint L’Overture. Peça aos alunos que comentem as impressões iniciais passadas pela imagem. Faça as seguintes provocações:
- Quem seria essa pessoa?
- É um militar?
- Que detalhes da imagem indicam que ele é um militar?
- Qual a etnia dele?
- Ele fazia parte da maioria da população?
- Sendo militar, será que ele era escravizado ou livre?
- Essa pintura faz alguma referência à França?
- As cores de seu uniforme lembram a bandeira francesa? Seu uniforme remete aos de militares franceses?
- Sabendo que se trata de um ex-cativo, qual terá sido sua participação no processo de independência?
- Sabendo que uma rebelião de escravizados esteve associada ao processo de independência, qual terá sido a participação do personagem nesse processo?
Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Toussaint_Louverture#/media/File:G%C3%A9n%C3%A9ral_Toussaint_Louverture.jpg. Acesso em: 15/11/2018.
Se houver interesse de aprofundar a figura do líder da Revolução Haitiana, fazendo-o de modo comparativo, apresente uma pintura de Napoleão Bonaparte e estabeleça semelhanças em relação a pintura de L’Overture.
Pintura de Toussaint L´Overture:
Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Toussaint_Louverture#/media/File:Toussaint_Louverture,_chef_des_insurg%C3%A9s_de_Saint-Domingue.jpg. Acesso em: 15/11/2018.
Pintura de Napoleão Bonaparte:
Fonte: Aventuras na História. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/orinoco/media/images/large/2017/03/15/cavalo-branco-de-napoleao.jpg. Acesso em: 15/11/2018.
A partir dessa imagem, pode-se observar como ambos estão sendo apresentados nas pinturas, analisando que ambos são militares, representados como heróis nacionais em seus cavalos. Pode-se questionar se os ideais de L’Overture e Bonaparte eram semelhantes ou opostos.
É possível, ainda, enriquecer mais a comparação adicionando a imagem de Jean Jacques Dessalines.
Fonte: Haiti Libre. Disponível em: http://www.haitilibre.com/images-a/g-22419.jpg . Acesso em: 15/11/2018.
O ex-escravizado Jean-Jacques Dessalines liderou outros cativos no combate e conseguiram expulsar o exército francês do território. Em 31 de dezembro de 1803, a Declaração de Independência do novo país foi aprovada e a colônia de São Domingos foi proclamada independente, recebendo o nome de Haiti.
Pode-se estabelecer semelhanças em relação ao uniforme, ao modo como cada um foi representado e o fato de, em ambos, haver destaque para o caráter militar e heróico dos personagens históricos.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar a pintura, leve a imagem impressa colorida. Se não for colorida, informe os estudantes a respeito das cores que a compõe.
Para você saber mais:
Resumos da trajetória de Toussaint L´Overture, um dos líderes da independência do Haiti:
Fonte: Geledes. Disponível em: https://www.geledes.org.br/francois-dominique-toussaint-louverture/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Fonte: Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Toussaint-Louverture/482697 Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Leia esse pequeno texto com a turma e levante alguns questionamentos: a participação de libertos no exército francês contribuiu para o processo de independência do Haiti e para o fim da escravidão na ilha? Após lutarem ao lado do exército francês, qual teria sido o impacto de saber que Napoleão Bonaparte reinstalou a escravidão nas colônias? Qual a participação de Toussaint L’Overture no processo de independência?
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar, o conteúdo desse slide pode ser lido aos alunos ou escrito no quadro.
Para você saber mais:
Resumos da trajetória de Toussaint L´Overture, um dos líderes da independência do Haiti:
Fonte: Geledes. Disponível em: https://www.geledes.org.br/francois-dominique-toussaint-louverture/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Fonte: Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Toussaint-Louverture/482697 Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações: Apresente o trecho aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Após a leitura, questione os alunos:
- A quem Toussaint está dirigindo esse texto?
- Como ele se dirige aos destinatários?
- Como Toussaint se apresenta para seu povo?
- O que Toussaint quis dizer na frase: “Eu empreendi a vingança de minha raça”?
- Qual a proposta de Toussaint em relação à escravidão?
- Qual a intenção da carta de Toussaint?
Além desses questionamentos, caso não seja percebido pelos alunos, destaque o uso das palavras “liberdade” e “igualdade” na carta de Toussaint, relembrando que esses ideais indicam a influência da Revolução Francesa no processo de independência do Haiti.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar o texto, leve o material impresso.
Para você saber mais:
Caso queira aprofundar o debate sobre o processo de independência do Haiti com os alunos, seguem duas sugestões de trechos do historiador Leslie Bethel tratando do tema:
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Proponha que os alunos produzam um cartão postal relatando o que foi discutido em aula sobre a História da independência do Haiti.
Dependendo da possibilidade de impressão do postal, a atividade pode ser em duplas, trios ou em grupos.
Em uma parte do cartão postal, os alunos devem assinalar o que foi aprendido na aula escrevendo informações sobre o processo de independência com intensa participação de escravizados e ex-cativos.
Em outra parte do postal, peça que os alunos encaminhem uma breve mensagem contando sobre o Haiti, sua visita à ilha e sobre a importância da independência na História do país.
Caso queira imprimir uma imagem no verso do cartão postal, é sugerido a estátua de Toussaint L’Overture, permitindo que os alunos façam uma sistematização mais direcionada na figura do líder da independência, assinalando sua importância no processo emancipatório e abolicionista.
Link: http://lodehoyrd.com/wp-content/uploads/2017/08/f39e1c37f7af9df6b0fae63bd1f2a716-toussaint-africa.jpg. Acesso em: 15/11/2018.
O cartão postal deve ser impresso e distribuído aos alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir muitas cópias do cartão postal, a atividade pode ser realizada em grupos. Caso não seja possível fazer a impressão, peça que os alunos elaborem o seu próprio cartão postal.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula, as imagens e o texto do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
- O que representa a grande quantidade de fumaça na pintura?
- Por que os brancos estão fugindo na pintura?
Questões para responderem:
- Com as informações do mapa, é possível identificar em qual parte do mundo está localizado o Haiti?
- Como era formada a população do Haiti no século XVIII, conforme o texto?
- O que está sendo retratado na pintura?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito dos materiais apresentados e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Se preferir, você pode distribuir as três fontes propostas entre a turma, de acordo com o nível de dificuldade e seu conhecimento sobre os alunos. Se achar válido, um aluno ou grupo pode receber uma, duas ou três fontes para analisarem. Neste caso, é muito importante que os alunos possam compartilhar uns com os outros as respostas às questões e o que aprenderam com a análise das fontes.
Encaminhe as fontes propostas nesta etapa com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.
Questões para refletirem:
Imagem de Toussaint L’Overture
- Quem seria essa pessoa?
- Que detalhes da imagem indicam que ele é um militar?
- Qual a etnia dele?
- Ele fazia parte da maioria da população?
- Sendo militar, será que ele era escravizado ou livre?
- As cores de seu uniforme lembram a bandeira francesa? Seu uniforme remete aos de militares franceses?
Texto sobre participação de libertos no combate aos espanhóis
- Após lutarem ao lado do exército francês, qual teria sido o impacto de saber que Napoleão Bonaparte reinstalou a escravidão nas colônias?
Trecho escrito por L’Overture
- A quem Toussaint está dirigindo esse texto?
- Como ele se dirige aos destinatários?
- Como Toussaint se apresenta para seu povo?
- Qual a proposta de Toussaint em relação à escravidão?
Questões para responderem:
Imagem de Toussaint L’Overture
- Sabendo que se trata de um ex-cativo, qual terá sido sua participação no processo de independência?
- Sabendo que uma rebelião de escravizados esteve associada ao processo de independência, qual terá sido a participação do personagem nesse processo?
Texto sobre participação de libertos no combate aos espanhóis
- A participação de libertos no exército francês contribuiu para o processo de independência do Haiti e para o fim da escravidão na ilha? Por quê?
- Qual a participação de Toussaint L’Overture no processo de independência?
Trecho escrito por L’Overture
- O que Toussaint quis dizer na frase: “Eu empreendi a vingança de minha raça”?
- Qual a intenção da carta de Toussaint?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos no grupo da sala ou por escrito, via e-mail, Google Sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você. Dessa forma, você poderá fazer correções e retomar pontos que achar necessários.
Sistematização
Para a produção do cartão postal, você pode encaminhar o modelo para que os estudantes editem ou imprimam, e escrevam o postal à mão. Também é possível que elaborem os próprios cartões postais, encaminhem fotografias pelo Whatsapp, Facebook, no Google Sala de Aula, ou em um mural no Padlet.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
O documentário Haiti 12 Janvier mostra um pouco sobre o impacto da construção de hospitais no país, com cooperação do Brasil (disponível aqui).
As famílias também podem ouvir a música Haiti, de Gilberto Gil, disponível no Youtube.
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (Como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Guilherme Fraga
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Os processos de independência nas Américas
Objeto (s) de conhecimento: Independências na América espanhola • A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
Palavras Chave: Haiti, independência, escravidão
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