GEO8_22UND01 - Atividades (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos minerais na América Latina
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias regionais de inserções globais
Por: Fabiana Machado Leal
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Habilidades BNCC:
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE22 de Geografia, que consta na BNCC.
Esta habilidade diz respeito à identificação dos principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia do gráfico América Latina, Caribe e grandes países exportadores de minerais: evolução das exportações de minerais em estado primário (1962-2010) para cada aluno;
- Cópia do gráfico Distribuição dos orçamentos mundiais para a exploração mineral (2010) para cada aluno;
- Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada trio;
- Cópia do mapa Recursos Minerais para cada integrante do trio;
- Cópia com o texto A América Latina e o comércio mundial de recursos minerais para cada integrante do trio;
- Cópia com a Tabela Giro de Ideias para cada integrante do trio;
- Folha de sulfite A4 ou A3, se possível;
- Borracha, lápis preto, caneta e canetas hidrocor;
- Atlas Geográfico Escolar;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides.
Material complementar:
- Gráfico América Latina, Caribe e grandes países exportadores de minerais: evolução das exportações de minerais em estado primário (1962-2010), disponível no arquivo GEO8_22UND01 - Gráfico Exportadores de minerais (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/npPmaFY7Bd8pDACECjXDmJcMYj7s3tJAsgENk2Apq6wxBCSx6DJjTkRvmCEW/geo8-22und01-grafico-exportadores-de-minerais-problematizacao.pdf
- Gráfico Distribuição dos orçamentos mundiais para a exploração mineral (2010), disponível no arquivo Gráfico Orçamentos para a exploração mineral (Problematização):
- Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo GEO8_22UND01 - Atividades (Ação Propositiva):
- Tabela Giro de Ideias está disponível em GEO8_22UND01 - Tabela Giro de Ideias (Ação Propositiva):
- Texto A América Latina e o comércio mundial de recursos minerais está disponível em GEO8_22UND01 - Texto Recursos minerais (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mjDDw4eRRSVqB8wDZDB5PpJsP79ec3q8wXgJ76GeBTBpvrM9ZsNMWNNqJuaW/geo8-22und01-texto-recursos-minerais-acao-propositiva.pdf
Link para os mapas:
- Mapa Recursos Minerais, disponível no arquivo GEO8_22UND01 - Mapa Recursos Minerais (Ação Propositiva):
- Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf. Acesso em 24 jan 2019. (Para consulta ou impressão, caso não haja Atlas Geográfico na escola).
Para você saber mais:
LAGOS, Gustavo; PETERS, David. O setor mineiro na América do Sul. Plataforma Democrática. Disponível em: <http://www.plataformademocratica.org/Arquivos/O%20sector%20mineiro%20na%20america%20do%20sul.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2019.
ONU, CEPAL. Recursos naturais na União das Nações Sul-americanas (UNASUL): Situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional. Disponível em: <https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/3118-recursos-naturais-uniao-nacoes-sul-americanas-unasul-situacao-tendencias-agenda>, Acesso em: 24 jan. 2019.
____________. Perspectivas do Comércio Internacional da América Latina e do Caribe 2018: as tensões comerciais exigem uma maior integração regional. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/44198/4/S1800876_pt.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2019.
VALLS, Robert. O “vício” da América Latina pelas matérias-primas. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/09/economia/1389224757_577203.html>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Contextos prévios: Interpretação de gráficos e mapas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer os principais recursos minerais da América Latina e a importância deles para a economia dos países da região, a partir da interpretação de informações textuais, representações gráficas e cartográficas.
Para você saber mais:
Os minerais são compostos formados naturalmente no interior da crosta terrestre ou próximos à superfície a partir de diferentes processos físico-químicos. A maioria dos minerais estão estado sólido e, quando agrupados, formam as rochas.
Os minerais que apresentam interesse econômico são chamados de minérios. As jazidas constituem-se enquanto uma grande concentração de minérios viáveis para a extração e comercialização.
Costuma-se classificar os minerais em metálicos (como o ferro, o manganês e o cobre) e não metálicos (como o diamante e a argila). Além desses, também se identifica os minerais de origem fóssil, como o gás natural, o petróleo e o carvão natural. Os minerais são considerados recursos naturais não renováveis.
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