GEO8_24UND05 - Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI
Plano de Aula
Plano de aula: Os desdobramentos sociais e ambientais da produção latino americana
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especializações produtivas de países latino-americanos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE24 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula utilizaremos a metodologia da sala de aula invertida, onde os alunos estudarão previamente um conteúdo para apresentá-los aos demais colegas.
Por isso, você pode simplesmente passar o tema para os alunos pesquisarem em fontes que eles próprios encontrarão ou então fornecer alguns materiais para eles lerem.
Devido à dinâmica dos acontecimentos, você pode querer inserir algum tema novo ou até mesmo substituir por um outro tema.
Você deverá pedir aos grupos que preparem apresentações de no máximo 9 minutos e que destaquem apenas aquilo que for mais relevante na pesquisa realizada. Diga a eles que como se eles fossem preparar uma pequena explicação sobre o tema.
Materiais necessários: Foram disponibilizados materiais para os 4 temas sugeridos inicialmente, que estão listados abaixo:
Desmatamento para produção agrícola no Brasil
INPE estima 7.900 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2018
Desmatamento para produção agrícola no Brasil
INPE estima 7.900 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2018
Pecuária é responsável por 65% do desmatamento da Amazônia
Soja é principal vetor do desmatamento, diz pesquisa do Greenpeace
Maquiladoras Mexicanas
Os blocos econômicos e o emprego: o caso das maquiladoras
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qCFnEhrFyUQWrBJpyDzgxHHawXyQh9XntD3BbBdgc5G7F4AZxqXbqxkrhhTe/geo8-24und04-os-blocos-economicos-e-o-emprego-o-caso-das-maquiladoras.pdf
As maquiladoras mexicanas
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nQfdBXppDpJYVGzfq9ddx878M3pFD3XWs6mywttpbecXV28yP9qRXdsBQ6bY/geo8-24und05-as-maquiladoras-mexicanas-ggn.pdf
Rompimento da Barragem de Rejeitos e outros casos similares
Indústria da Mineração (Ler pág. 10 a 15)
Rompimento de barragem da Samarco, em Mariana, completa um mês
Tragédia da Vale em Brumadinho_ O que fazer quando empresas matam
Trabalho Escravo na América Latina
Escravidão moderna atinge mais de 40 milhões no mundo
Força-tarefa resgata 86 ‘escravos’ em fazenda de café em Goiás
O que é considerado trabalho escravo no Brasil
Para você saber mais:
Nesta aula, utilizaremos uma metodologia chamada de sala de aula invertida, que exige uma preparação prévia para que seja realizada. Este plano de aula, na realidade, será a culminância da metodologia.
Para compreender um pouco melhor sobre sala de aula invertida, consulte os materiais abaixo:
O que é Sala de Aula Invertida? Disponível em: <http://www.futura.org.br/cursos-online/o-que-e-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019
PAIVA, Thaís. Como funciona a sala de aula invertida? Carta Educação, 24/08/2016. Disponível em:
<http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-funciona-a-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019
SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida?gclid=CjwKCAiAqt7jBRAcEiwAof2uK9E_WEQ_ZQ9PLmmXcOjaEKh10bkzuUqsYEDxby6B4nErxOlfXMgg9BoCPfcQAvD_BwE>. Acesso em: 01 Mar. 2019
Você sabe o que é a sala de aula invertida? Escola da Inteligência. Disponível em: <http://escoladainteligencia.com.br/voce-sabe-o-que-e-a-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019
Conheça a sala de aula invertida | Conexão. 2017 (26min35seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pADyAN15cZ0>. Acesso em: 01 mar. 2019
Materiais complementares sobre os assuntos tratados nessa aula:
O arco de desflorestamento na Amazônia: da Pecuária à Soja
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZQzRVRMAuxJYXruH6uPAsMHp2RyAnBMJ8YZ8EQxgWwz29uEC5jkqkhruNGx7/geo8-24und05-o-arco-de-desflorestamento-na-amazonia-da-pecuaria-a-soja.pdf
Relação entre cultivo de soja e desmatamento
O trabalho escravo perdura no Brasil do século XXI
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJCn43U3wesCXss8HyTT4Zpfw6xxUjVdADuZ6Z9ZXSMBXErc96TYHzRcNQ6e/geo8-24und05-o-trabalho-escravo-perdura-no-brasil-do-seculo-xxi.pdf
Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI (Ler da Pág. 20 a 39)
O trabalho escravo contemporâneo na América Latina
Modelos de produção e relações de trabalho no México do século XXI
Empresas Maquiladoras no México: Reflexos para a Mão de Obra Feminina
O rompimento da barragem de Mariana e seus impactos socioambientais
Para que este plano de aula seja aplicado, você deverá distribuir a turma em 4 grupos e distribuir os materiais para cada grupo considerando os temas. Cada grupo deverá ler um conjunto de materiais do mesmo tema para se inteirar do assunto e apresentar para os colegas de sala. Como alguns materiais podem ser um pouco longos e complexos para os estudantes, é importante que você disponibilize os materiais para eles pelo menos com 2 semanas de antecedência e se disponibilize para esclarecer dúvidas que possam vir a surgir.
Leia também os materiais sugeridos para se inteirar melhor do assunto e debater com os alunos durante a preparação das apresentações.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema para seus alunos e diga que hoje será um dia em que eles aprenderão com eles mesmos sobre o assunto a ser tratado.
Diga que ao final da aula vocês terão compartilhado vários conhecimentos trazidos por todos os alunos.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Inicie a aula pedindo que os alunos relembrem as características dos países latino-americanos quanto à sua produção.
Esse é apenas um momento introdutório ao tema e o importante aqui é destacar o que os alunos já sabem. Possivelmente eles irão citar alguns produtos bem conhecidos e comuns.
Fique atento para corrigir os equívocos e destacar que, embora haja algumas economias mais industrializadas a maioria dos países latino americanos são bastante dependentes da exportação de produtos primários.
Como adequar à sua realidade: Use as empresas e a produção que existem na região onde você atua para exemplificar alguns tipos de produtos produzidos pelo Brasil. É possível que alguns pais de alunos trabalhem em áreas de grande relevância no contexto nacional, então, use isso para ilustrar melhor as respostas.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Use a pergunta apenas para fazer uma provocação, a ideia é que essa pergunta fique em mente para que eles fiquem atentos às apresentações que os grupos irão fazer.
Por isso, alerte-os que essa será a pergunta a ser respondida ao final da aula e para responder a essa pergunta eles precisarão estar atentos a todas as informações que serão passadas pelos demais colegas.
A resposta a essa pergunta apenas na sistematização (final da aula).
Lembre-os que o conceito de sustentabilidade envolve as dimensões ambientais, sociais e econômicas.
Caso você precise entender um pouco mais sobre sustentabilidade veja a sessão “Para você saber mais” neste slide.
Para você saber mais:
Fonte que falam sobre a sustentabilidade em suas diferentes dimensões:
Afinal, o que é sustentabilidade? Pensamento verde. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/afinal-o-que-e-sustentabilidade/>
Acesso em 07 Mar. 2019
MIKHAILOVA, Irina. Sustentabilidade: Evolução dos Conceitos Teóricos e os problemas da mensuração prática. Revista Economia e Desenvolvimento, n.16, 2004. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/depcie/arquivos/artigo/ii_sustentabilidade.pdf>. Acesso em 07 mar. 2019.
Pilares da Sustentabilidade. Disponível em: <http://www.lassu.usp.br/sustentabilidade/pilares-da-sustentabilidade/>
Acesso em 07 Mar. 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações: A metodologia desta ação propositiva é chamada de sala aula invertida. Portanto, como foi orientado no primeiro slide, os alunos devem estudar um conteúdo em casa e vir para a aula preparados para compartilhar os seus conhecimentos com os colegas.
A ação propositiva se dará em forma de apresentações feitas pelos próprios alunos.
Use o tempo para pedir que cada grupo de alunos fale um pouco do que observou e concluiu na leitura de seu material.
Lembre-se que cada grupo terá até 9 minutos para fazer sua apresentação.
Como adequar à sua realidade: Para cada um dos temas foram disponibilizados materiais para consulta, mas você pode optar por uma pesquisa livre (onde os alunos encontram suas próprias fontes) ou fornecer os materiais para os alunos (você pode ainda decidir oferecer todos ou apenas alguns conforme o perfil da sua turma).
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Após a apresentação dos 4 grupos, retome a pergunta utilizada para a provocação inicial.
Pergunte se, diante do que foi apresentado, os alunos acham que as atividades econômicas na América Latina estão sendo praticadas de forma sustentável.
Tente explorar as 3 dimensões da sustentabilidade (ambiental, econômica e social) e mostre como em alguns casos isso pode ser percebido nos relatos feitos pelos alunos e nos fatos por eles pesquisados.
Explore as informações que os alunos trouxeram e peça para que eles tentem fazer a associação entre as consequências (ou impactos) ambientais e sociais da produção na América Latina e imaginar cenários mais favoráveis para a prática dessas atividades.
Materiais Complementares
GEO8_24UND05 - O TRABALHO ESCRAVO PERDURA NO BRASIL DO SÉCULO XXI
GEO8_24UND05 - O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NA AMÉRICA LATINA
GEO8_24UND05 - O que é considerado trabalho escravo no Brasil_ _ EXAME
GEO8_24UND05 - Força-tarefa resgata 86 ‘escravos’ em fazenda de café em Goiás _ EXAME
GEO8_24UND05 - Escravidão moderna atinge mais de 40 milhões no mundo _ Mundo _ G1
GEO8_24UND05 - Tragédia da Vale em Brumadinho_ O que fazer quando empresas matam _ Brasil _ EL PAÍS Brasil
GEO8_24UND05 - O rompimento da barragem de Mariana e seus impactos socioambientais
GEO8_24UND04 - Rompimento de barragem da Samarco em Mariana completa um mês
GEO8_24UND04 - Indústria da Mineração
GEO8_24UND05 - Modelos de produção e relações de trabalho no México do século xxi
GEO8_24UND05 - Empresas Maquiladoras no México - Reflexos para a Mão de Obra Feminina
GEO8_24UND05 - As maquiladoras mexicanas - GGN
GEO8_24UND04 - Os blocos econômicos e o emprego - o caso das maquiladoras
GEO8_24UND05 - Relação entre cultivo de soja e desmatamento
GEO8_24UND05 - Pecuária é responsável por 65% do desmatamento da Amazônia
GEO8_24UND05 - O ARCO DE DESFLORESTAMENTO NA AMAZÔNIA - DA PECUÁRIA À SOJA
GEO8_24UND05 - INPE estima 7.900 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2018
GEO8_24UND04 - Soja é principal vetor do desmatamento, diz pesquisa do Greenpeace - Carta Maior
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é possibilitar o entendimento dos principais impactos ambientais e sociais da produção latino-americana. Nesta aula, utilizaremos a metodologia da sala de aula invertida, em que os alunos estudarão previamente um conteúdo para apresentá-lo aos demais colegas. A pesquisa deve estar relacionada ao objetivo da aula. Devido à dinâmica dos acontecimentos, você pode propor algum tema novo. Você deverá pedir aos grupos que preparem apresentações e destaquem apenas aquilo que for mais relevante na pesquisa realizada. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e inicie a aula pedindo que os alunos relembrem as características dos países latino-americanos quanto à produção. Esse é apenas um momento introdutório ao tema, e o importante aqui é destacar o que os alunos já sabem. Possivelmente, eles irão citar alguns produtos bem conhecidos e comuns. Fique atento para corrigir os equívocos e destacar que, embora haja algumas economias mais industrializadas, a maioria dos países latino-americanos são bastante dependentes da exportação de produtos primários. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Comece esta etapa com o seguinte questionamento: a produção nesses países pode ser considerada sustentável? A ideia é que essa pergunta fique em mente para que eles estejam atentos às apresentações que os grupos irão fazer. Por isso, alerte-os que essa será a pergunta a ser respondida ao final da aula e, para respondê-la, eles precisarão estar atentos a todas as informações que serão passadas pelos demais colegas. Lembre que o conceito de sustentabilidade envolve as dimensões ambientais, sociais e econômicas. Caso você precise entender um pouco mais sobre sustentabilidade, veja a seção "Para você saber mais", disponível aqui. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
A metodologia desta ação propositiva é chamada de sala aula invertida. Como foi orientado na Apresentação do tema, os alunos devem estudar um conteúdo em casa e vir para a aula preparados para compartilhar seus conhecimentos com os colegas. A ação propositiva se dará em forma de apresentações feitas pelos próprios alunos. Use o tempo para pedir que cada grupo de alunos fale um pouco do que observou e concluiu a partir da leitura de seu material. Eles devem compartilhar tudo pelo WhatsApp. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Após a apresentação dos 4 grupos, retome a pergunta: o que podemos dizer sobre a produção latino-americana quanto à sustentabilidade? Pergunte se, diante do que foi apresentado, os alunos acham que as atividades econômicas na América Latina estão sendo praticadas de forma sustentável. Tente explorar as 3 dimensões da sustentabilidade (ambiental, econômica e social) e mostre como, em alguns casos, isso pode ser percebido nos relatos feitos pelos alunos e nos fatos por eles pesquisados. Explore as informações que os alunos trouxeram e peça que tentem fazer a associação entre as consequências (ou impactos) ambientais e sociais da produção na América Latina, além de imaginar cenários mais favoráveis para a prática dessas atividades. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário disponível aqui, sobre globalização. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fábio Campos
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Possibilitar o entendimento dos principais impactos ambientais e sociais da produção latino-americana
Habilidade (s) da Base: (EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA