GEO8_18UND04 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Estudo da população pelos mapas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos irão comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilhas.
Materiais necessários: Laboratório de informática, projetor multimídia, lápis, borracha, lápis de cor e mapas mudo do IBGE.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSk4tkAUsdDNRaQ7H2JxrHKcw2qyE4RBvNXmUwzxm255CCmsgAGQzgrSJE3S/geo8-18und04-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tKzmKEGmZMhuBXn6A4dBQNfN9TUeSWMAPv2KRyPhpy9A7UkPj4XsjHcEAzPa/geo8-18und04-problematizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8WDBWrRsx22t5AneFe8e7NyVGuecDeDqgSR3cjC2PMfHWWzxJB6ehPsAdu5g/geo8-18und04-acao-propositiva.pdf
Passo a passo (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E6YWTQVJSr8JXgnsYrwHNr7M7cU35RAbrCDvAxNSJ5UAE4nBa7nRxqze9jpQ/geo8-18und04-passo-a-passo.pdf
Link para os mapas:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tKzmKEGmZMhuBXn6A4dBQNfN9TUeSWMAPv2KRyPhpy9A7UkPj4XsjHcEAzPa/geo8-18und04-problematizacao.pdf
África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZtp3sUeNkHcVy5mDJqde3wgWfwRKByMRr4NmJGgJHBFxCQqEswwpjdDtM2U/africa.pdf
América: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdtWzPGrE3qDMAZPpqdRtUbsFe4Dhm3ZaXqfYeKQnV3M2yrXtcSagJgkTnPf/geo8-18und04-mapa-mudo-americas.pdf
Para você saber mais:
Desigualdades e urbanização rápida desafiam países na busca pelos objetivos globais. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/desigualdades-e-urbanizacao-rapida-desafiam-paises-na-busca-pelos-objetivos-globais-diz-relatorio/>. Acesso em: 15 abr 2019.
PACHECO, P. África e Ásia devem concentrar o crescimento da população urbana nas próximas décadas. Disponível em: <http://thecityfixbrasil.com/2016/06/07/africa-e-asia-devem-concentrar-o-crescimento-da-populacao-urbana-nas-proximas-decadas/>. Acesso em: 15 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. A relação entre industrialização e urbanização. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/relacao-entre-industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 15 abr 2019.
População Rural e Urbana. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 15 abr 2019.
Relatório da ONU mostra população mundial cada vez mais urbanizada. UNRIC / ONU. Disponível em: <https://www.unric.org/pt/actualidade/31537-relatorio-da-onu-mostra-populacao-mundial-cada-vez-mais-urbanizada-mais-de-metade-vive-em-zonas-urbanizadas-ao-que-se-podem-juntar-25-mil-milhoes-em-2050>. Acesso em: 15 abr 2019.
Um quarto da população urbana da América Latina vive sem serviços básicos. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/10/30/interna_internacional,912828/um-quarto-da-populacao-urbana-da-america-latina-vive-sem-servicos-basi.shtml>. Acesso em: 15 abr 2019.
Contextos prévios: Noções de cartografia e população.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que o objetivo dessa aula é comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilha.
Como adequar à sua realidade: Você pode buscar dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da sua cidade, região ou estado e criar mapas sobre a população urbana e rural.
Para você saber mais:
População Rural e Urbana. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 15 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide aos alunos ou faça cópias para a turma. Pergunte aos alunos qual a diferença entre população urbana e rural. Desta forma, você conseguirá levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Provoque os alunos, questione se eles sabem quantas pessoas moram na cidade ou na zona rural em sua cidade (Leve a resposta para a turma, pesquise antes).
Explique para os alunos a tabela do IBGE e comente que com o passar dos anos o processo de industrialização do Brasil contribuiu diretamente para o processo de urbanização. Como exemplo, cite que a mecanização das atividades agrícolas, provocaram a substituição de grande quantidade de trabalhadores por maquinários. Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas introduzidas pelo processo de industrialização e, dessa forma, a industrialização colaborou para o aumento do êxodo rural. Mostre aos alunos que por volta da década de 1970 a população urbana supera a população rural no Brasil.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSk4tkAUsdDNRaQ7H2JxrHKcw2qyE4RBvNXmUwzxm255CCmsgAGQzgrSJE3S/geo8-18und04-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Você pode buscar dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da sua cidade, região ou estado e criar mapas sobre a população urbana e rural.
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves. A relação entre industrialização e urbanização. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/relacao-entre-industrializacao-urbanizacao.htm>. Acesso em: 15 abr 2019.
População Rural e Urbana. IBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html>. Acesso em: 15 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o mapa para a turma ou faça cópias. Comente que cerca de 54% da população mundial vive em áreas urbanas, e certamente irá aumentar para cerca de 66% em 2050. As projeções mostram que a urbanização associada ao crescimento da população mundial poderá trazer milhões de pessoas para as áreas urbanizadas até 2050, com quase 90% do crescimento localizado na Ásia e África. Aproveite para comparar no mapa o continente africano com o americano, é possível observar que o continente americano é mais urbanizado.
Problematização:
Para você saber mais:
Desigualdades e urbanização rápida desafiam países na busca pelos objetivos globais. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/desigualdades-e-urbanizacao-rapida-desafiam-paises-na-busca-pelos-objetivos-globais-diz-relatorio/>. Acesso em: 15 abr 2019.
PACHECO, P. África e Ásia devem concentrar o crescimento da população urbana nas próximas décadas. Disponível em: <http://thecityfixbrasil.com/2016/06/07/africa-e-asia-devem-concentrar-o-crescimento-da-populacao-urbana-nas-proximas-decadas/>. Acesso em: 15 abr 2019.
Relatório da ONU mostra população mundial cada vez mais urbanizada. UNRIC / ONU. Disponível em: <https://www.unric.org/pt/actualidade/31537-relatorio-da-onu-mostra-populacao-mundial-cada-vez-mais-urbanizada-mais-de-metade-vive-em-zonas-urbanizadas-ao-que-se-podem-juntar-25-mil-milhoes-em-2050>. Acesso em: 15 abr 2019.
Um quarto da população urbana da América Latina vive sem serviços básicos. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/10/30/interna_internacional,912828/um-quarto-da-populacao-urbana-da-america-latina-vive-sem-servicos-basi.shtml>. Acesso em: 15 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Use o laboratório de informática de sua escola (separe os alunos em duplas ou trios, de acordo com os computadores disponíveis). Um dos alunos do grupo deve ter conta no Gmail. Outra opção seria criar uma conta Gmail e compartilhar a senha com todos os alunos. Caso a sua escola não tenha laboratório de informática, utilize os mapas mundo do IBGE para fazer a Ação Propositiva.
África: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZtp3sUeNkHcVy5mDJqde3wgWfwRKByMRr4NmJGgJHBFxCQqEswwpjdDtM2U/africa.pdf
América: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdtWzPGrE3qDMAZPpqdRtUbsFe4Dhm3ZaXqfYeKQnV3M2yrXtcSagJgkTnPf/geo8-18und04-mapa-mudo-americas.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8WDBWrRsx22t5AneFe8e7NyVGuecDeDqgSR3cjC2PMfHWWzxJB6ehPsAdu5g/geo8-18und04-acao-propositiva.pdf
Oriente os alunos:
1. Faça cópias para os grupos do arquivo Ação Propositiva.
2. Entre na sua conta do Gmail.
3. Clique no botão Google Apps.
4. A seguir abra o Planilhas.
5. Com o app Planilha aberto, digite os dados disponíveis no arquivo Ação Propositiva.
6. Selecione os conteúdos da coluna A e B para criar o gráfico da população rural dos países.
7. Clique em Inserir Gráfico.
8. Na janela que se abrir, Editor de Gráficos, no item Tipo de Gráficos, selecione Mapas.
9. Observe que o mapa será criado com os dados selecionados.
10. Faça o mesmo procedimento para criar um gráfico da população urbana, mas agora selecione os dados da coluna A e C.
11. Repare que é possível personalizar o gráfico, mudando a fonte, a cor de fundo e até mesmo imprimir.
Deixe os alunos explorarem os recursos se sobrar tempo.
Para imprimir o passo a passo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E6YWTQVJSr8JXgnsYrwHNr7M7cU35RAbrCDvAxNSJ5UAE4nBa7nRxqze9jpQ/geo8-18und04-passo-a-passo.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, retome o objetivo de aprendizagem e comente que na medida em que o processo de urbanização se intensifica os desafios do desenvolvimento sustentável estarão cada vez mais concentrados nas cidades, principalmente naquelas localizadas nos países em desenvolvimento, cujo ritmo da urbanização é mais rápido. Nesse contexto, políticas integradas para melhorar a qualidade de vida tanto da população urbana quanto da rural são extremamente necessárias. De equidade à saúde, educação, prosperidade e – não menos importante – sustentabilidade, as soluções precisam tocar as diferentes áreas a fim de melhorar a habitabilidade dos ambientes urbanos, construindo cidades mais inclusivas e eficientes para o futuro. Explique que um quarto das pessoas que vivem em zonas urbanas da América Latina moram em comunidades informais em situação de pobreza, em sua maioria sem posse regular do terreno e sem acesso a serviços básicos, segundo estudo da organização Techo Internacional. Na região mais urbanizada do planeta, cerca de 100 milhões de latino-americanos vivem em comunidades carentes, também chamadas de favelas, em sua maioria sob condições de vulneração de direitos básicos. Os problemas são piores no continente africano, onde a pobreza se espalha por diversos países. Segundo os dados desse estudo, a América é o continente mais urbanizado, mas cerca de 100 milhões de latino-americanos vivem em comunidades carentes, sem acesso aos direitos básicos.
Como adequar à sua realidade: Converse com os alunos sobre o processo de urbanização na cidade onde eles moram, uma pesquisa poderia ser realizada para analisar os prós e contras na urbanização do município ao longo do tempo.
Para você saber mais:
PACHECO, P. África e Ásia devem concentrar o crescimento da população urbana nas próximas décadas. Disponível em: <http://thecityfixbrasil.com/2016/06/07/africa-e-asia-devem-concentrar-o-crescimento-da-populacao-urbana-nas-proximas-decadas/>. Acesso em: 15 abr 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Planilhas ou mapas impressos
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilhas. Faça o mapa primeiro, antes de começar a aula; assim, quando os alunos estiverem realizando a atividade, você saberá ajudá-los. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos a tabela disponível aqui. Grave um áudio e pergunte qual a diferença entre população urbana e rural. Dessa forma, você conseguirá levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Questione se eles sabem quantas pessoas moram na cidade ou na zona rural em sua cidade (leve a resposta para a turma, pesquise antes). Explique para os alunos a tabela do IBGE e comente que, com o passar dos anos, o processo de industrialização do Brasil contribuiu diretamente com o processo de urbanização. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o mapa disponível aqui. Grave um áudio pedindo para os alunos interpretarem o mapa e fazerem comentários sobre a urbanização mundial. Incentive-os a explorar o mapa. A seguir, comente que cerca de 54% da população mundial vive em áreas urbanas, e esse número certamente irá aumentar para cerca de 66% em 2050. As projeções mostram que a urbanização associada ao crescimento da população mundial poderá trazer milhões de pessoas para as áreas urbanizadas até 2050, com quase 90% do crescimento localizado na Ásia e na África. Aproveite para comparar no mapa o continente africano com o americano. É possível observar que o continente americano é mais urbanizado. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique que nesta etapa os alunos irão criar um mapa no Google Planilhas. Envie os seguintes arquivos: a tabela com a população rural e urbana, disponível aqui, e o passo a passo para fazer o mapa, disponível aqui. Explique o passo a passo para os alunos e tire as dúvidas que aparecerem. Professor, esta etapa pode ser feita de forma tradicional, usando papel e lápis de cor. Para isso, envie os dois mapas aos alunos (África, disponível aqui, e América, disponível aqui) e faça a adaptação de acordo com a sua realidade. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Agora é hora de compartilhar os mapas. Solicite que os alunos enviem suas produções pelo WhatsApp e peça que expliquem seus mapas. Para finalizar a aula, retome o objetivo de aprendizagem e comente que, à medida em que o processo de urbanização se intensifica, os desafios do desenvolvimento sustentável estarão cada vez mais concentrados nas cidades, principalmente naquelas localizadas nos países em desenvolvimento, cujo ritmo da urbanização é mais rápido. Nesse contexto, políticas integradas para melhorar a qualidade de vida tanto da população urbana quanto da rural são extremamente necessárias. Tempo estimado: 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre o crescimento da população urbana. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Leandro Campelo
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Comparar a população urbana e rural de alguns países da África e da América através da criação de mapas pelo Google Planilhas.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.
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