Cópia de Planejamento da unidade de Geografia - 01
Plano de Aula
Plano de aula: Deslocamentos populacionais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cartolinas, lápis preto, Pincel ou canetinhas, recortes de jornais e revistas (meios de transporte, guerras, desastres naturais, desertificação, culturas diversas. Caso o professor não encontre o material, a sugestão é que peça aos estudantes para levar materiais que encontrem em casa, como revistas e jornais, ou tente montar esse material utilizando a biblioteca escolar.
Material complementar:
Mapa Sistema Agrícola Mundial - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYxwZ7SnHZ6WwDUasnYpwc2tt5tAjFpaPMNk2k7sTp45vWWgJzDxw9qmf4jc/geo8-01und01-contextualizacao-mapa-sistema-agricola-mundial.pdf
Confecção dos cartazes - Ação propositiva:
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula vamos aprender sobre as migrações e como elas fazem parte da história humana. Abordaremos especificamente alguns fluxos migratórios presentes no continente africano e que ganharam evidência, por uma série de fatores históricos, econômicos e sociais. Procure inicialmente estabelecer uma comparação entre a África do Norte e a África Subsaariana e depois delimite sua abordagem, especificamente, para os povos beduínos no deserto do Saara no Egito e a crise migratória na Líbia. Use para isso o mapa-mundi para essa localização inicial e/ou identifique o continente africano em um livro didático. Ainda assim, não sendo possível, use o quadro.
Para você saber mais: As migrações no continente africano possuem várias causas. Nesse sentido, compreender como duas delas afetam diretamente a região do Magreb torna-se importante para que se compreenda a diversidade econômica, cultural, física e social desse continente. Os povos beduínos, nômades em sua origem, deslocam se para outras regiões em virtude das características culturais desses povos. Habitam a região desértica e são migrantes. A crise migratória na Líbia é o reflexo das contradições econômicas do mundo moderno. Segregam espacialmente esses povos e os levam a busca por outros espaços onde as condições econômicas e sociais sejam melhores.
Sobre os povos beduínos, consulte as informações:
- Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-sao-os-beduinos/ Acesso em: 12 de novembro de 2018
(Apresenta as características desses povos, sua origem e cultura. Destacam a importância que atribuem à família, como sobrevivem e algumas curiosidades sobre a estrutura hierárquica desses povos.)
- Disponível em; http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/04/beduinos-nomades-mostram-como-vivem-no-deserto-de-oma.html Acesso em 12 de Novembro de 2018.
(Dialoga com a temática da migração no continente africano ao destacar a sobrevivência desses povos na região desértica e como migram).
Sobre a crise migratória na Líbia:
- Disponível em; https://oglobo.globo.com/mundo/refugiados-na-libia-estao-em-estado-critico-diz-organizacao-humanitaria-22654191 Acesso em 12 de Novembro de 2018.
(Tece um panorama geral de como a Líbia se tornou uma importante rota de migração para a Europa).
- Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/refugiados-naufragam-na-costa-da-libia-19374742 Acesso em 12 de Novembro de 2018.
(Apresenta o como esses povos acessam o continente europeu e quais riscos enfrentam na travessia do mar Mediterrâneo)
Contextos prévios: O uso dos mapas e das imagens é crucial para o entendimento da questão migratória na região norte da África. Fornecem uma compreensão das disparidades regionais entre o norte e sul do continente africano e permitem delimitar os dois países vinculados a este plano: Egito e Líbia. Se não for possível o uso destas imagens procure outras em jornais, revistas, biblioteca escolar que dialoguem com os contextos dos dois países, apresente oralmente essas realidades, procure construir via quadro, cartazes, como é essa região e os povos que nela habitam.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após os questionamentos levantados pelos alunos sobre o que as imagens significam no contexto das migrações, aproximar as discussões para as duas localidades: Líbia e Egito. A partir dessas localidades centralizar as discussões sobre como imaginam que seriam a vida desses povos que habitam essa região. Trazer essas informações a partir dos aspectos físicos (temperatura, clima), econômicos (desenvolvimento agrícola) e sociais. Estabelecer um diálogo sobre quais perspectivas essas mudanças se deram. Nesse diálogo levante as seguintes questões: Como vocês imaginam a vida dos povos que habitam essa região? A decisão de serem nômades reforçam o aspecto cultural ou se relacionam a necessidade de sobrevivência?
Se os alunos responderem que a vida desses povos não são fáceis, que são povos muito pobres, faça uma outra abordagem sobre o aspecto cultural dos povos beduínos, procurando demonstrar que as suas migrações são orientadas por aspectos culturais. Quanto a sobrevivência desses povos reforce a ideia com os alunos se esses povos ainda mantêm as mesmas tradições, se elas mudaram e como mudaram, se as suas condições econômicas e sociais melhoraram ou não.
Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar recortes de jornais e revistas que retratam essa temática ou que se aproximem dela para estabelecer esse diálogo com o contexto das migrações.
Para você saber mais:
Conflito na Líbia - Disponível em: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2018/09/03/aumenta-o-numero-de-mortes-devido-a-conflitos-na-libia-1042457 Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Conceito de espacialidade: Trata-se de umtexto acadêmico que discute o conceito de espacialidade. Disponível em: www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/download/.../411 Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Conceito de Migração. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Contextualização
Orientações: Abordar os aspectos econômicos presentes no mapa a partir dos sistemas agrícolas mundiais e indagar o motivo da região em estudo não fazer parte desse sistema . Trazer essas informações a partir dos aspectos físicos (temperatura, clima), econômicos (desenvolvimento agrícola) e sociais. Estabelecer um diálogo sobre essas perspectivas e como essas mudanças se deram. Quando esta perspectiva se direcionar para os aspectos físicos, comente com os alunos a influência do clima e tempo nos dois países em estudo: a Líbia e o Egito. E em decorrência desse aspecto como a agricultura teve pouco desenvolvimento. Indague-os: Ao observar o mapa o que é possível verificar sobre os territórios da Líbia e do Egito, destacados em vermelho? Por que na porção sul da África há diferenças na forma da agricultura se desenvolver? Isso pode ser determinante para que a migração ocorra para essas áreas? Dialogue mais uma vez com eles se as saídas desses territórios poderiam estar relacionados a esses fatos.
Materiais complementares:
Mapa disponível para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYxwZ7SnHZ6WwDUasnYpwc2tt5tAjFpaPMNk2k7sTp45vWWgJzDxw9qmf4jc/geo8-01und01-contextualizacao-mapa-sistema-agricola-mundial.pdf
Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar um mapa mudo do continente africano e direcionar esse estudo para o contexto da migração.
Para você saber mais:
Conflito na Líbia - Disponível em: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2018/09/03/aumenta-o-numero-de-mortes-devido-a-conflitos-na-libia-1042457 Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Conceito de espacialidade: Trata-se de umtexto acadêmico que discute o conceito de espacialidade. Disponível em: www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/download/.../411 Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Conceito de Migração. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Contextualização
Orientações: Após os questionamentos levantados pelos alunos sobre o que as imagens significam no contexto das migrações, aproximar as discussões para as duas localidades: Líbia e Egito. A partir dessas localidades centralizar as discussões sobre como imaginam que seriam a vida desses povos que habitam essa região. Trazer essas informações a partir dos aspectos físicos (temperatura, clima), econômicos (desenvolvimento agrícola) e sociais. Estabelecer um diálogo sobre quais perspectivas essas mudanças se deram.
Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar recortes de jornais e revistas que retratam essa temática ou se não possível o uso da imagem, procurar algum migrante na sua cidade que tenha disponibilidade para dialogar com a turma.
Para você saber mais:
Conflito na Líbia - Disponível em: http://www.trt.net.tr/portuguese/africa/2018/09/03/aumenta-o-numero-de-mortes-devido-a-conflitos-na-libia-1042457 Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Conceito de espacialidade: Trata-se de umtexto acadêmico que discute o conceito de espacialidade. Disponível em: www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/download/.../411 Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Conceito de Migração. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf Acesso em: 12 de novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Use o texto como orientação e a partir dele e no que foi projetado ou falado até aqui sobre as migrações e suas causas no continente africano, faça uma viagem temporal com os estudantes considerando as investigações sugeridas. Estabeleçam um diálogo e construam conjuntamente o como, o porquê e os motivos que ocorrem as migrações. Incentive-os a estabelecer vínculos com a realidade mais próxima. Para isso, contemple nesse diálogo os seguintes pontos: A cápsula do tempo construída por João teve suas indagações esclarecidas? Quais transportes essas pessoas usavam para fazer esses deslocamentos? Quais aspectos vocês acham que João conseguiu observar em cada umas das realidades por onde foi feita a viagem? No egito antigo os povos beduínos migravam por quais motivos? Na Líbia o que se associava a necessidade de migrar? Esses deslocamentos apresentam algo em comum?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Divida a turma em três grupos, e em seguida, apresente as orientações para cada um dos grupos. Cada grupo deve tentar identificar elementos que estabeleçam relação com o processo migratório no continente africano a partir das realidades propostas. O primeiro grupo terá como abordagem o entendimento de como as pessoas migram. O segundo grupo levantará informações sobre o porque as pessoas migram e o terceiro grupo estabelecerá um vínculo com a realidade local.
Oriente os alunos sobre a confecção dos cartazes para que relacionem essa confecção a abordagem do grupo.
Materiais complementares
Link para a confecção dos cartazes:
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com base nos aspectos já observados, no diálogo e na confecção dos cartazes da ação propositiva, sistematize o assunto das migrações no continente africano com o auxílio das imagens sobre a constituição do humano a partir das migrações. Oriente-os a observar a primeira imagem e levantar os aspectos que ela retrata. Quais fundamentos é possível observar através da imagem? O que a crise dos refugiados na Líbia, no continente europeu e africano podem causar? Quais os limites dessa abordagem?
Volte novamente a problemática e a partir das questões sociais pontue novos elementos: do como, porquê e dos motivos das migrações.
Lembre-se que o aspecto mais importante é que ao término do plano, os estudantes fossem capazes de identificar o conceito de migração a partir das duas realidades africanas. Mais do que isso, pressupõe que os elementos aqui fornecidos são capazes de fundamentar outras análises locais e mundiais.
Sistematização
Orientações: Com base nos aspectos já observados, no diálogo e na confecção dos cartazes da ação propositiva, sistematize o assunto das migrações no continente africano com o auxílio das imagens sobre a constituição do humano a partir das migrações. Oriente-os a listar os aspectos que a primeira retrata. Quais fundamentos é possível abstrair dela? O que a crise dos refugiados na Líbia, no continente europeu e africano podem causar? Quais os limites dessa abordagem?
Volte novamente a problemática e a partir das questões sociais pontue novos elementos: do como, porquê e dos motivos das migrações.
Finalize sua aula com os dados sobre as pessoas deslocadas no mundo, onde elas estão, de onde vem.
Esses dados são fornecidos pela agência da ONU para refugiados, a ACNUR e podem ser conferidos em: http://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/ Acesso em: 12 de Novemnro de 2018.
Lembre-se que o aspecto mais importante era que ao término do plano, os estudantes fossem capazes de identificar o conceito de migração a partir das duas realidades africanas. Mais do que isso, pressupõe que os elementos aqui fornecidos são capazes de fundamentar outras análises locais e mundiais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
O objetivo principal é entender as migrações no continente africano. Usaremos uma ferramentas assíncrona para esta aula. A sugestão é o WhatsApp. Caso não seja possível, procure adaptar toda a aula para o uso do e-mail.
Grave um áudio ou um vídeo curto perguntando aos alunos o que é migração. O conhecimento prévio é primordial para você entender o que eles já sabem. Depois, aproveite para comentar os principais movimentos migratórios no continente africano. A reportagem do jornal El País intitulada "A maioria dos africanos não emigra para onde você (possivelmente) pensa", disponível aqui, será importante para iniciar a conversa. Envie o link a eles.
Faça mais uma pergunta: para onde os africanos migram? Escute as respostas e envie outro áudio para fazer os comentários que julgar necessários. Aproveite para diferenciar emigração de imigração, conceitos que os alunos costumam confundir muito. Tempo estimado para esta etapa: 30 minutos.
Contextualização
Envie o mapa "Sistema Agrícola Mundial", disponível aqui. Grave um áudio e peça que os alunos, com o apoio de um mapa disponível na internet, localizem dois países africanos: a Líbia e o Egito. Peça para eles analisarem o mapa do sistema agrícola mundial. É possível estabelecer comparações entre os dois países e o continente europeu; por exemplo, ficará evidente a desertificação. Assim, os alunos irão compreender melhor a razão da migração de pessoas da região. Incentive a comparação com outras áreas do planeta. Tempo estimado para esta etapa: 20 minutos.
Problematização
Disponibilize duas imagens de emigração da Líbia, uma bem antiga e outra mais atual, disponíveis aqui. Pergunte aos alunos por que a migração na Líbia resiste ao tempo. Comente com eles que não precisam responder, apenas pesquisar mais sobre a migração no país atualmente, para entenderem melhor o motivo. Tempo estimado para esta etapa: 20 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio ou vídeo para explicar como ocorrerá a atividade. Divida a turma em três grupos. Em seguida, apresente as orientações. Cada grupo deve tentar identificar elementos que estabeleçam relação com o processo migratório no continente africano a partir das realidades propostas.
O primeiro grupo terá como abordagem o entendimento de como as pessoas migram. O segundo grupo levantará informações sobre por que as pessoas migram. O terceiro grupo estabelecerá um vínculo com a realidade local.
Oriente os alunos a respeito da confecção dos cartazes como na proposta original, disponível aqui. Peça que enviem por WhatsApp os cartazes produzidos. Tempo estimado para esta etapa: 50 minutos.
Sistematização
Aproveite para lhes mostrar a imagem disponível aqui. Com base nos aspectos já observados, no diálogo e na confecção dos cartazes da ação propositiva, sistematize o assunto das migrações no continente africano. Volte à problemática e, a partir das questões sociais, pontue novos elementos: como e por que acontecem as migrações. Finalize o áudio com os dados sobre as pessoas deslocadas no mundo, onde estão, de onde vêm.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem com seus filhos ao documentário da ONU intitulado “Refugiados e migrantes: longe de casa", disponível aqui. Esta pode ser uma maneira de ampliar a discussão sobre os imigrantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mauricio Carneiro
Mentor: Hugo Rocha
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Entender o conceito de migração a partir do continente africano, enfocando o nomadismo dos povos beduínos e a crise migratória na Líbia
Habilidade (s) da Base: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes
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