GEO_24UND02 - Problematização - Distribuição da terra na América Latina
Plano de Aula
Plano de aula: Características da produção agrícola latino americana
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especializações produtivas de países latino-americanos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE24) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Folhas de Cartolina;
Cópias impressas do material complementar.
Material complementar:
Mapas de exportações de produtos agrícolas da América do Sul, América Central e Caribe e do México.
Trecho de Reportagem sobre exportações do Agronegócio Brasileiro.
Trecho de Artigo sobre Perfil do Agronegócio na América Latina e agricultura familiar.
Trecho de Relatório organizado pela FAO, CEPAL e pelo IICA.
Trechos de Reportagens sobre a Distribuição de Terras na América Latina.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: A proposta desta aula é construir um mapa mental com base neste tema. Para tanto, é preciso que os alunos pesquisem previamente sobre o assunto, a fim de enriquecer a discussão e as informações contidas no mapa mental. A ideia é que cada um dos estudantes tenha se aprofundado em um aspecto diferente sobre a questão e no momento da construção do mapa mental eles possam contribuir com informações complementares.
Assim, passe uma tarefa de casa para os alunos antes desta aula ou leve-os para a biblioteca ou laboratório de informática previamente. Divida a turma toda em grupos de cinco pessoas, e distribua entre os cinco integrante de cada grupo os seguintes temas, de forma que cada um dos cinco alunos do grupo ficará responsável por um tema:
- Importância da Agricultura Familiar no abastecimento da população brasileira e latino americana;
- Força e atuação do Agronegócio no Brasil e na América Latina;
- Distribuição da Terra no Brasil e na América Latina;
- Exportações dos países latino-americanos;
- Potencial de produção e geração de emprego da agricultura familiar.
No material complementar há sugestões de materiais para pesquisa. Os alunos poderão usar o material como base para sua pesquisa e/ou os conteúdos que você já tiver trabalhado com os estudantes. Se achar mais conveniente, também é possível fornecer os textos e distribuir os temas para os alunos apenas na aula, dispensando a pesquisa prévia. Julgue o que é mais interessante conforme o perfil da turma com a qual está trabalhando.
Material complementar:
Mapas de exportações de produtos agrícolas da América do Sul, América Central e Caribe e do México.
Trecho de Reportagem sobre exportações do Agronegócio Brasileiro.
Trecho de Artigo sobre Perfil do Agronegócio na América Latina e agricultura familiar.
Trecho de Relatório organizado pela FAO, CEPAL e pelo IICA.
Trechos de Reportagens sobre a Distribuição de Terras na América Latina.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO