Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão conhecer um pouco mais sobre um grupo de países chamado BRICS. Diga aos alunos que o acrônimo é formado pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa (África do Sul).
Pergunte se os alunos sabem em qual continente está localizado cada um dos países e que características ou informações eles têm sobre cada um deles. As características citadas serão possivelmente bem diferentes. A partir disso, convide-os a entender porque esses países vieram a formar um grupo.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Incentive os alunos a encontrarem agora quais são as possíveis semelhanças entre os países.
Se as respostas não fluírem naturalmente, tente fazer com que os alunos destaquem fatores ligados às economias, às situações dos países quanto ao estágio de desenvolvimento, à população residente e consequente mercado consumidor, à existência de recursos naturais, etc. Vá anotando algumas das falas pertinentes no quadro. Umas 3 ou 4 afirmações são suficientes para esta etapa.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa, use as perguntas do slide para provocar a reflexão dos alunos.
O intuito aqui não é que eles já tenham uma resposta, mas que fiquem curiosos para responder à essas questões.
Após lançar as perguntas e ouvir algumas opiniões, peça para que os alunos se juntem em trios e entregue uma cópia de cada um dos 3 textos selecionados para o trio. Peça que cada integrante leia 2 dos 3 textos, organizando da seguinte forma:
Aluno 1: Ler textos 1 e 2
Aluno 2: Ler textos 2 e 3
Aluno 3: Ler textos 3 e 1
Após ler os textos os estudantes certamente se sentirão mais preparados para discutir o tema. Passe então para a etapa posterior.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Explique aos estudantes o que é um mapa conceitual e se precisar use o exemplo citado no slide 6.
Forneça a folha de Papel A3 e peça que os alunos coloquem o termo BRICS no centro do mapa e use conectores para responder às perguntas elaboradas anteriormente.
Se você achar conveniente, acrescente outras perguntas para que os alunos possam construir o mapa, como por exemplo:
- Como surgiu o termo BRICS ?
- O que define esse grupo de países ?
- Quais são as características comuns a esses países ?
- Quais são as previsões para o futuro desses países ?
- O que os BRICS pleiteiam ? Que ações os BRICS já tomaram ?
- Quantas cúpulas (encontros) já foram realizados ?
- O que esses países representam em termos de população e PIB mundial ?
Todas essas perguntas podem ser respondidas com a interpretação dos textos fornecidos.
Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
Para você saber mais:
Caso você queira entender um pouco melhor o que é um mapa conceitual para explicar para os alunos, consulte os materiais abaixo:
Como Construir um Mapa Conceitual. 2016 (18min08seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YvcxPEAPLSE>. Acesso em: 12 mar. 2019
O que é um Mapa conceitual? Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/>.
Acesso em 12 Mar. 2019
O que é um mapa conceitual? Lucidchart. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual>.
Acesso em: 12 mar. 2019
Ação Propositiva
Orientações: Explique aos estudantes o que é um mapa conceitual e se precisar use o exemplo citado no slide 6.
Forneça a folha de Papel A3 e peça que os alunos coloquem o termo BRICS no centro do mapa e use conectores para responder às perguntas elaboradas anteriormente.
Se você achar conveniente, acrescente outras perguntas para que os alunos possam construir o mapa, como por exemplo:
- Como surgiu o termo BRICS ?
- O que define esse grupo de países ?
- Quais são as características comuns a esses países ?
- Quais são as previsões para o futuro desses países ?
- O que os BRICS pleiteiam ? Que ações os BRICS já tomaram ?
- Quantas cúpulas (encontros) já foram realizados ?
- O que esses países representam em termos de população e PIB mundial ?
Todas essas perguntas podem ser respondidas com a interpretação dos textos fornecidos.
Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
Para você saber mais:
Caso você queira entender um pouco melhor o que é um mapa conceitual para explicar para os alunos, consulte os materiais abaixo:
Como Construir um Mapa Conceitual. 2016 (18min08seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YvcxPEAPLSE>. Acesso em: 12 mar. 2019
O que é um Mapa conceitual? Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/>.
Acesso em 12 Mar. 2019
O que é um mapa conceitual? Lucidchart. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual>.
Acesso em: 12 mar. 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Após os alunos elaborarem o mapa conceitual, peça para que cada grupo dê uma resposta para a questão posta no slide.
Use as respostas para demonstrar a importância de associação entre os países com economias emergentes para fazer frente às nações mais desenvolvidas e promova o debate entre os grupos que tiverem opiniões divergentes.
Aproveite para preencher as lacunas de informações importantes que eventualmente não tenham sido citadas.