GEO8_03UND04 - Imagens Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: As minorias nos Estados Unidos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre População municipal, regional e nacional
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula discutir acerca da composição e participação dos grupos minoritários na população dos Estados Unidos e de possíveis consequências e ações necessárias por parte do governo a fim de atender esta parcela da população que só cresce no país.
Materiais necessários: projeção ou impressão dos slides, folha de sulfite A3 (uma por grupo), post-its coloridos (uma cor por grupo) - caso não tenha, poderá substituí-los por canetas ou canetinhas coloridas (uma cor por grupo).
Material complementar:
Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e6fZWuXVDEPm6xUKjtj2cBpTDxJbu3arfuAtmCfTftsbZehNq5jPSXaFBB6G/geo8-03und04-imagens-contextualizacao.pdf
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SHvGQBG42nu9tEtySmBXFPkGGE3XgxQRtajbr6BWKGRhNg5FEqjfGAukBCD7/geo8-03und04-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
ENRICONI, Louise. O que são minorias? Politize! 31 ago. 2017. Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/> Acesso em 12 abr. 2019.
Site do Censo dos Estados Unidos: https://www.census.gov/en.html
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão discutir acerca da composição e participação dos grupos minoritários na população dos Estados Unidos, discutindo possíveis consequências e ações necessárias por parte do governo a fim de atender essa parcela da população. Comente ainda que na aula de hoje o trabalho em grupo e colaborativo será fundamental.
Como adequar à sua realidade: Caso o município tenha a presença de minorias populacionais (por exemplo indígenas, quilombolas entre outros) é possível traçar paralelos com essa realidade vivida.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro para os alunos as manchetes. Trata-se de manchetes sobre os grupos minoritários nos Estados Unidos. Na sequência, projete ou imprima o próximo slide e então questione-os:
- O que são minorias étnicas?
- Já ouviram falar?
Espera-se que a partir do que aparece nas manchetes os alunos comentem que apesar do termo "minoria" remeter à menor quantidade numérica, nem sempre isso se verifica na prática e que se refere à grupos que estão em situação de desvantagem social. Explique que apesar de muitas vezes coincidir de um grupo minoritário ser realmente a menor parcela da população, não é o fator numérico o determinante para que seja considerada uma minoria, mas sim essa condição muitas vezes mais frágil e desigual. Em alguns caso, sofrendo discriminação e preconceito, inclusive. No caso dos Estados Unidos, essa minoria já não é numérica, visto que os números mostram que nos últimos anos elas estão virando maioria no país e que em algumas décadas todos serão minorias.
Um exemplo de uma minoria majoritária (quando em maior quantidade numérica) e ainda assim subordinada a uma minoria mais poderosa foi o que ocorreu na África do Sul durante o regime do apartheid, em que a maioria negra era dominada pela minoria branca.
Material complementar
Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e6fZWuXVDEPm6xUKjtj2cBpTDxJbu3arfuAtmCfTftsbZehNq5jPSXaFBB6G/geo8-03und04-imagens-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
ENRICONI, Louise. O que são minorias? Politize! 31 ago. 2017. Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/> Acesso em 12 abr. 2019.
Contextualização
Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro para os alunos as manchetes. Trata-se de manchetes sobre os grupos minoritários nos Estados Unidos. Na sequência, projete ou imprima o próximo slide e então questione-os:
- O que são minorias étnicas?
- Já ouviram falar?
Espera-se que a partir do que aparece nas manchetes os alunos comentem que apesar do termo "minoria" remeter à menor quantidade numérica, nem sempre isso se verifica na prática e que se refere à grupos que estão em situação de desvantagem social. Explique que apesar de muitas vezes coincidir de um grupo minoritário ser realmente a menor parcela da população, não é o fator numérico o determinante para que seja considerada uma minoria, mas sim essa condição muitas vezes mais frágil e desigual. Em alguns caso, sofrendo discriminação e preconceito, inclusive. No caso dos Estados Unidos, essa minoria já não é numérica, visto que os números mostram que nos últimos anos elas estão virando maioria no país e que em algumas décadas todos serão minorias.
Um exemplo de uma minoria majoritária (quando em maior quantidade numérica) e ainda assim subordinada a uma minoria mais poderosa foi o que ocorreu na África do Sul durante o regime do apartheid, em que a maioria negra era dominada pela minoria branca.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide ou então escreva essas duas questões no quadro, questionando os alunos:
- Quem são essas minorias nos Estados Unidos?
- Onde elas estão localizadas?
Espera-se que os alunos apontem como minorias pelo menos os negros e os latinos e que essa população está distribuída pelo território americano, porém, em maior concentração em alguns estados. Apresente na sequência o slide (ou então imprima) com o gráfico "Distribuição da população dos Estados Unidos por raça e origem hispânica (1980-2060)". Importante neste momento esclarecer para os alunos que para o Censo dos Estados Unidos o termo "hispânico" se refere à origem do indivíduo que, neste caso, possui herança cultural ou é descendente das populações da América Latina ou Espanha. Essa definição que considera latino e hispânico como sinônimos gera certa confusão entre latinos que não são hispânicos como, por exemplo, parte dos brasileiros. Questione o que observam. Espera-se que neste momento eles retomem as manchetes da etapa anterior e observem que as minorias (que são considerados todos os que não são brancos) estão aumentando com o passar do tempo e tornando-se maiorias numéricas. Isso inclusive foi uma preocupação nas últimas eleições durante a campanha e arrecadação de votos. Depois, projete ou imprima os mapas que mostram como essas minorias estão distribuídas pelo território americano, permitindo que os alunos visualizem que cada uma está mais concentrada em determinadas porções.
Interessante neste momento comentar que recentemente (2009 a 2017) tivemos a vitória de um negro (Barack Obama), representante de uma minoria, para a presidência dos Estados Unidos e que o forte apoio de outro grupo minoritário (os hispânicos) foi importante para a sua vitória.
Material complementar
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SHvGQBG42nu9tEtySmBXFPkGGE3XgxQRtajbr6BWKGRhNg5FEqjfGAukBCD7/geo8-03und04-imagens-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Site do Censo dos Estados Unidos: https://www.census.gov/en.html
Voto hispânico tem bastante peso em vitória de Obama. Terra. 07 nov. 2012. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/mundo/estados-unidos/eleicoes/barack-obama/voto-hispanico-tem-bastante-peso-em-vitoria-de-obama,02a249b8f25da310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html> Acesso em 24 abr. 2019.
Problematização
Orientações: Projete o slide ou então escreva essas duas questões no quadro, questionando os alunos:
- Quem são essas minorias nos Estados Unidos?
- Onde elas estão localizadas?
Espera-se que os alunos apontem como minorias pelo menos os negros e os latinos e que essa população está distribuída pelo território americano, porém, em maior concentração em alguns estados. Apresente na sequência o slide (ou então imprima) com o gráfico "Distribuição da população dos Estados Unidos por raça e origem hispânica (1980-2060)". Importante neste momento esclarecer para os alunos que para o Censo dos Estados Unidos o termo "hispânico" se refere à origem do indivíduo que, neste caso, possui herança cultural ou é descendente das populações da América Latina ou Espanha. Essa definição que considera latino e hispânico como sinônimos gera certa confusão entre latinos que não são hispânicos como, por exemplo, parte dos brasileiros. Questione o que observam. Espera-se que neste momento eles retomem as manchetes da etapa anterior e observem que as minorias (que são considerados todos os que não são brancos) estão aumentando com o passar do tempo e tornando-se maiorias numéricas. Isso inclusive foi uma preocupação nas últimas eleições durante a campanha e arrecadação de votos. Depois, projete ou imprima os mapas que mostram como essas minorias estão distribuídas pelo território americano, permitindo que os alunos visualizem que cada uma está mais concentrada em determinadas porções.
Interessante neste momento comentar que recentemente (2009 a 2017) tivemos a vitória de um negro (Barack Obama), representante de uma minoria, para a presidência dos Estados Unidos e que o forte apoio de outro grupo minoritário (os hispânicos) foi importante para a sua vitória.
Problematização
Orientações: Projete o slide ou então escreva essas duas questões no quadro, questionando os alunos:
- Quem são essas minorias nos Estados Unidos?
- Onde elas estão localizadas?
Espera-se que os alunos apontem como minorias pelo menos os negros e os latinos e que essa população está distribuída pelo território americano, porém, em maior concentração em alguns estados. Apresente na sequência o slide (ou então imprima) com o gráfico "Distribuição da população dos Estados Unidos por raça e origem hispânica (1980-2060)". Importante neste momento esclarecer para os alunos que para o Censo dos Estados Unidos o termo "hispânico" se refere à origem do indivíduo que, neste caso, possui herança cultural ou é descendente das populações da América Latina ou Espanha. Essa definição que considera latino e hispânico como sinônimos gera certa confusão entre latinos que não são hispânicos como, por exemplo, parte dos brasileiros. Questione o que observam. Espera-se que neste momento eles retomem as manchetes da etapa anterior e observem que as minorias (que são considerados todos os que não são brancos) estão aumentando com o passar do tempo e tornando-se maiorias numéricas. Isso inclusive foi uma preocupação nas últimas eleições durante a campanha e arrecadação de votos. Depois, projete ou imprima os mapas que mostram como essas minorias estão distribuídas pelo território americano, permitindo que os alunos visualizem que cada uma está mais concentrada em determinadas porções.
Interessante neste momento comentar que recentemente (2009 a 2017) tivemos a vitória de um negro (Barack Obama), representante de uma minoria, para a presidência dos Estados Unidos e que o forte apoio de outro grupo minoritário (os hispânicos) foi importante para a sua vitória.
Problematização
Orientações: Projete o slide ou então escreva essas duas questões no quadro, questionando os alunos:
- Quem são essas minorias nos Estados Unidos?
- Onde elas estão localizadas?
Espera-se que os alunos apontem como minorias pelo menos os negros e os latinos e que essa população está distribuída pelo território americano, porém, em maior concentração em alguns estados. Apresente na sequência o slide (ou então imprima) com o gráfico "Distribuição da população dos Estados Unidos por raça e origem hispânica (1980-2060)". Importante neste momento esclarecer para os alunos que para o Censo dos Estados Unidos o termo "hispânico" se refere à origem do indivíduo que, neste caso, possui herança cultural ou é descendente das populações da América Latina ou Espanha. Essa definição que considera latino e hispânico como sinônimos gera certa confusão entre latinos que não são hispânicos como, por exemplo, parte dos brasileiros. Questione o que observam. Espera-se que neste momento eles retomem as manchetes da etapa anterior e observem que as minorias (que são considerados todos os que não são brancos) estão aumentando com o passar do tempo e tornando-se maiorias numéricas. Isso inclusive foi uma preocupação nas últimas eleições durante a campanha e arrecadação de votos. Depois, projete ou imprima os mapas que mostram como essas minorias estão distribuídas pelo território americano, permitindo que os alunos visualizem que cada uma está mais concentrada em determinadas porções.
Interessante neste momento comentar que recentemente (2009 a 2017) tivemos a vitória de um negro (Barack Obama), representante de uma minoria, para a presidência dos Estados Unidos e que o forte apoio de outro grupo minoritário (os hispânicos) foi importante para a sua vitória.
Problematização
Orientações: Projete o slide ou então escreva essas duas questões no quadro, questionando os alunos:
- Quem são essas minorias nos Estados Unidos?
- Onde elas estão localizadas?
Espera-se que os alunos apontem como minorias pelo menos os negros e os latinos e que essa população está distribuída pelo território americano, porém, em maior concentração em alguns estados. Apresente na sequência o slide (ou então imprima) com o gráfico "Distribuição da população dos Estados Unidos por raça e origem hispânica (1980-2060)". Importante neste momento esclarecer para os alunos que para o Censo dos Estados Unidos o termo "hispânico" se refere à origem do indivíduo que, neste caso, possui herança cultural ou é descendente das populações da América Latina ou Espanha. Essa definição que considera latino e hispânico como sinônimos gera certa confusão entre latinos que não são hispânicos como, por exemplo, parte dos brasileiros. Questione o que observam. Espera-se que neste momento eles retomem as manchetes da etapa anterior e observem que as minorias (que são considerados todos os que não são brancos) estão aumentando com o passar do tempo e tornando-se maiorias numéricas. Isso inclusive foi uma preocupação nas últimas eleições durante a campanha e arrecadação de votos. Depois, projete ou imprima os mapas que mostram como essas minorias estão distribuídas pelo território americano, permitindo que os alunos visualizem que cada uma está mais concentrada em determinadas porções.
Interessante neste momento comentar que recentemente (2009 a 2017) tivemos a vitória de um negro (Barack Obama), representante de uma minoria, para a presidência dos Estados Unidos e que o forte apoio de outro grupo minoritário (os hispânicos) foi importante para a sua vitória.
Problematização
Orientações: Projete o slide ou então escreva essas duas questões no quadro, questionando os alunos:
- Quem são essas minorias nos Estados Unidos?
- Onde elas estão localizadas?
Espera-se que os alunos apontem como minorias pelo menos os negros e os latinos e que essa população está distribuída pelo território americano, porém, em maior concentração em alguns estados. Apresente na sequência o slide (ou então imprima) com o gráfico "Distribuição da população dos Estados Unidos por raça e origem hispânica (1980-2060)". Importante neste momento esclarecer para os alunos que para o Censo dos Estados Unidos o termo "hispânico" se refere à origem do indivíduo que, neste caso, possui herança cultural ou é descendente das populações da América Latina ou Espanha. Essa definição que considera latino e hispânico como sinônimos gera certa confusão entre latinos que não são hispânicos como, por exemplo, parte dos brasileiros. Questione o que observam. Espera-se que neste momento eles retomem as manchetes da etapa anterior e observem que as minorias (que são considerados todos os que não são brancos) estão aumentando com o passar do tempo e tornando-se maiorias numéricas. Isso inclusive foi uma preocupação nas últimas eleições durante a campanha e arrecadação de votos. Depois, projete ou imprima os mapas que mostram como essas minorias estão distribuídas pelo território americano, permitindo que os alunos visualizem que cada uma está mais concentrada em determinadas porções.
Interessante neste momento comentar que recentemente (2009 a 2017) tivemos a vitória de um negro (Barack Obama), representante de uma minoria, para a presidência dos Estados Unidos e que o forte apoio de outro grupo minoritário (os hispânicos) foi importante para a sua vitória.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: A atividade proposta chama-se giro colaborativo (CAMARGO; DAROS, 2018), que consiste em uma estratégia para a coleta de ideias dos alunos sobre um determinado tema, desenvolvendo competências como o trabalho em equipe, a reflexão e tomada de decisão. Oportuniza ainda, a avaliação colaborativa das ideias propostas pelos outros grupos.
Inicialmente, divida a sala em no máximo seis grupos. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério ou até mesmo deixar que os alunos escolham e organizem os grupos. Cada grupo deve, então, receber uma folha de papel sulfite tamanho A3 e um bloco de post-its (cada grupo recebe de uma cor diferente). Caso não consiga providenciar os post-its você pode substituí-los por canetas ou canetinhas de cor diferente. As cores diferentes são para facilitar a identificação das respostas.
Todos os grupos podem trabalhar com o mesmo problema ou, ainda, um grande problema pode ser dividido em vários subproblemas e distribuídos para cada grupo e neste caso, cada equipe fica com uma pergunta/problema diferente e complementar. Para esta atividade vamos escolher a primeira opção e sugerimos como questionamento (você poderá escolher outro se preferir): "Qual a importância de identificar os grupos minoritários na população de um país?". Os alunos devem trabalhar em seus grupos dentro de um limite de tempo determinado (sugerimos 5 minutos) para escrever suas resposta, pensamentos e ideias que se originam a partir da pergunta inicial por meio do uso dos post-its ou das canetas/canetinhas. Após o tempo, os alunos devem deslocar-se para outro grupo e ver suas respostas, discutindo se concordam ou discordam do grupo anterior. Se concordarem, escrevem ok do lado. Se não concordarem devem, então, justificar sua resposta. Em seguida, os alunos voltam ao seu local original e escrevem suas próprias ideias sobre o assunto. Se têm novas ideias, obtidas a partir das respostas escritas dos grupos anteriores, eles devem voltar a sua folha de papel sulfite e colocá-las ao lado, ligando-as com uma seta. O giro colaborativo deve continuar até que cada grupo veja e analise todos os grupos, complementando sua folha de resposta. Como alternativa aos desconfortos que o movimento dos alunos pode gerar na sala, sobretudo se o espaço for pequeno, os alunos podem permanecer sentados e passar a folha de sulfite para que o grupo ao lado dê seu feedback.
Para você saber mais:
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Finalizado o giro, neste momento de sistematização é feita a retomada e a promoção de uma discussão/debate com todos os alunos. Use esse espaço também para verificar a aprendizagem, questionando, conforme sugerido por Camargo e Daros (2018):
- O que aprendeu hoje?
- Qual foi a coisa mais surpreendente/interessante/útil para você?
- O que você poderia ter feito de forma diferente?
Por fim, recolha a folha de cada grupo e avalie com os alunos como foi realizar essa atividade.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
Explique que nesta aula os alunos irão discutir acerca da composição e participação dos grupos minoritários na população dos Estados Unidos, debatendo possíveis consequências e ações necessárias por parte do governo para atender essa parcela da população. Envie um áudio à turma explicando que a aula será conduzida via WhatsApp (uma possibilidade é adaptar o conteúdo para o e-mail). Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Para contextualizar o tema, envie pelo WhatsApp o arquivo disponível aqui. Grave um áudio ou um vídeo curto, explicando que as manchetes abordam os grupos minoritários dos Estados Unidos. Faça as perguntas para os alunos: "O que são minorias étnicas? Já ouviram falar?". Espera-se que, a partir do que aparece nas manchetes, os alunos comentem que, apesar de o termo "minoria" remeter à menor quantidade numérica, nem sempre isso se verifica na prática, referindo-se também a grupos que estão em situação de desvantagem social. Um exemplo de uma minoria majoritária, em maior quantidade numérica e ainda assim subordinada a uma minoria mais poderosa, foi o que ocorreu na África do Sul, durante o regime do apartheid: a maioria negra era dominada pela minoria branca. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o arquivo de problematização, disponível aqui, e peça para lerem e analisarem o gráfico e os mapas. Pergunte: "Quem são essas minorias nos Estados Unidos? Onde elas estão localizadas?". Solicite que os alunos enviem áudios comentando a respeito e façam anotações, pois poderão usá-las na ação propositiva. Professor, é interessante, nesse momento, comentar que recentemente, de 2009 a 2017, tivemos a vitória de um negro, Barack Obama, representante de uma minoria, para a presidência dos Estados Unidos, e que o forte apoio de outro grupo minoritário, os hispânicos, foi importante para a sua vitória. Tempo estimado: 30 minutos.
Ação propositiva
Professor, divida a sala em seis grupos. Envie aos alunos o seguinte questionamento: "Qual a importância de identificar os grupos minoritários na população de um país?". Eles devem pesquisar e discutir sobre o tema entre si. A seguir, peça que os grupos enviem um áudio se posicionando. Incentive um debate entre os grupos sobre os pontos divergentes apresentados. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Para finalizar a aula, procure sistematizar o que foi estudado. Pergunte: "O que vocês aprenderam hoje? Qual foi a coisa mais surpreendente/interessante/útil para vocês? O que vocês poderiam ter feito de forma diferente?". Através das respostas, faça uma síntese do tema e retome à questão das desigualdades sociais. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para lerem e assitirem com seus filhos à reportagem que trata da morte de George Floyd nos EUA, disponível aqui. Os pais podem dialogar com os filhos sobre esse importante tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Cracel
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Discutir a composição e a participação dos grupos minoritários na população dos Estados Unidos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA