Exportações Sul-africanas
Plano de Aula
Plano de aula: A Participação Brasileira e Sul-Africana no Comércio Mundial
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernização conservadora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
A presente aula tem por objetivo promover uma reflexão sobre a pauta de exportações do Brasil e da África do Sul, a partir da análise de dados referentes ao ano de 2016.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Figuras pré-selecionadas, caderno, caneta, lápis, lousa e projetor de imagens.
Material complementar:
Brasil: Exportações (2016). Disponível em: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/bra/>. Acesso: 02.nov.2018.
Brasil: Destinos das Exportações (2016). Disponível em: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/bra/>. Acesso: 02.nov.2018.
África do Sul: Exportações (2016). Disponível em: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/zaf/>. Acesso: 02.nov.2018.
África do Sul: Destino das Exportações (2016). Disponível em: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/
country/zaf/>. Acesso: 02.nov.2018.
Atividades de Verificação. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gHmvZ3AufPZEhBhWes6aWfU9n2Jr7FqzyYs76aZ9TP8VMHK7zxjtzxCSzuD4/atividades-de-verificacao.pdf
Exportações Brasileiras. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y7hUCDa4hR7QpcqUR7PrWmQgsk6wqmPnGQvDNPGDEKreqVC6zN8WXkskTxgw/exportacoes-brasileiras.pdf
Exportações Sul-africanas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y83dKGcFPyyTZSzfMTJWrRF7tyMZFqKjzwnDMhrXqHtyGdtYbZjkv8kbjuSn/exportacoes-sul-africanas.pdf
Para você saber mais:
“O que são os Brics?”. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166>. Acesso: 09.nov.2018.
“Dólar fecha a 3,25”. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2016/12/29/dolar.htm>. Acesso: 09.out.2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Escreva ou projete o tema a ser desenvolvido no decorrer da aula no quadro e chame a atenção dos alunos para a intensidade dos fluxos comerciais contemporâneos. Não esqueça de ressaltar que as trocas de mercadorias entre as nações são desiguais e estão diretamente relacionadas aos diferentes níveis de desenvolvimento econômico. Portanto, faça uma breve retomada das principais características dos países centrais, periféricos e emergentes.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou escreva esses questionamentos para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos conceitos de importação e exportação, bem como os seus respectivos hábitos de consumo, e não se esqueça de solicitar que eles façam o registro de suas respectivas respostas no caderno.
Independentemente das respostas fornecidas pelos estudantes, faça uma rápida retomada dos conceitos de importação e exportação, visto que o entendimento dos mesmos é imprescindível para a contemplação do objetivo proposto nesta aula.
Para a abordagem da segunda questão, caso os estudantes lhe forneçam uma resposta negativa. Explique a eles, que a maior parte dos produtos importados pelo Brasil é proveniente da China por questões relacionadas ao custo da produção. Mencione como exemplo produtos facilmente encontrados no cotidiano dos brasileiros, como brinquedos, confecções e materiais escolares. Se possível, mostre aos estudantes etiquetas de tais mercadorias.
Para a abordagem da terceira etapa é recomendável que você elabore um breve estudo sobre a economia local, regional ou nacional levantando dados/informações sobre produtos/mercadorias que por ventura são destinados ao mercado externo e compartilhe os conhecimentos adquiridos com os estudantes.
Problematização
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete ou escreva esse questionamento no quadro e explique aos estudantes que eles irão construir as suas próprias respostas para essa questão, a partir da análise de materiais previamente selecionados pelo professor (nos slides seguintes).
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Projete e ou distribua o gráfico acima sobre as exportações brasileiras e os questionamentos apontados pelo professor para que os estudantes tenham condições de efetuar uma análise sobre a participação do Brasil no comércio mundial . Não se esqueça de solicitar que eles registrem os seus respectivos apontamentos no caderno.
Materiais Complementares:
Ação Propositiva
Orientações: Projete ou distribua o gráfico acima sobre os principais destinos das exportações do Brasil e os questionamentos apontados pelo professor para que os estudantes tenham condições de efetuar uma análise sobre os principais destinos dos produtos de exportação brasileiros. Não se esqueça de solicitar que eles registrem os seus respectivos apontamentos no caderno.
Materiais Complementares:
Ação Propositiva
Orientações: Projete e ou distribua o gráfico acima sobre as exportações sul-africanas e os questionamentos apontados pelo professor para que os estudantes tenham condições de efetuar uma análise sobre a participação da África do Sul no comércio mundial. Não se esqueça de solicitar que eles registrem os seus respectivos apontamentos no caderno.
Materiais Complementares:
Ação Propositiva
Orientações: Projete ou distribua o gráfico acima sobre os principais destinos das exportações da África do Sul e os questionamentos apontados pelo professor para que os estudantes tenham condições de efetuar uma análise sobre os principais destinos dos produtos de exportação sul-africanos. Não se esqueça de solicitar que eles registrem os seus respectivos apontamentos no caderno.
Materiais Complementares:
Ação Propositiva
Orientações: Entregue uma cópia das atividades de verificação aos estudantes e os desafie a realizá-las, levando em consideração os conceitos/fenômenos abordados na aula até o momento. Lembre-os que eles podem fazer uso de suas respectivas anotações e ajude-os no que for necessário, esclarecendo eventuais dúvidas.
Atribua o valor de R$ 3,25 para cada dólar, o qual corresponde a cotação média da moeda norte-americana no ano de 2016 no Brasil.
Materiais Complementares:
Atividades de Verificação. Disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gHmvZ3AufPZEhBhWes6aWfU9n2Jr7FqzyYs76aZ9TP8VMHK7zxjtzxCSzuD4/atividades-de-verificacao.pdf >. Acesso: 19.nov.2018.
Para saber mais:
Dólar fecha a 3,25.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Retome a questão utilizada na problematização da aula e solicite que os estudantes verbalizem as semelhanças que eles encontraram sobre a economia brasileira e a sul-africana, no decorrer desta aula. Aproveite a ocasião para ressaltar o papel desempenhado pelas atividades relacionadas ao setor primário na economia dos países analisados e introduza o conceito de BRICs.
Para você saber mais:
O que são os Brics? Disponível em <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166>. Acesso: 09.nov.2018.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é comparar a pauta de exportações do Brasil e da África do Sul. Ressalte que as trocas de mercadorias entre as nações são desiguais e estão diretamente relacionadas aos diferentes níveis de desenvolvimento econômico. Faça uma breve retomada das principais características dos países centrais, periféricos e emergentes. Caso a turma ainda não tenha um grupo virtual, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e leia os questionamentos disponíveis aqui para a turma. O objetivo nesse momento é entender os conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos conceitos de importação e exportação, bem como os seus respectivos hábitos de consumo. Não se esqueça de solicitar que eles façam o registro de suas respectivas respostas no caderno. Independentemente das respostas fornecidas pelos estudantes, faça uma rápida retomada dos conceitos de importação e exportação, visto que o entendimento dos mesmos é imprescindível para a contemplação do objetivo proposto nesta aula. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Mais uma vez, grave um áudio e pergunte aos alunos: "O que há em comum entre a economia brasileira e a sul-africana?". Solicite apenas que reflitam sobre a problematização. Explique aos estudantes que eles irão construir as suas próprias respostas a essa questão, a partir da análise de materiais previamente selecionados. Tempo estimado de 5 minutos.
Ação propositiva
Envie aos alunos os arquivos sobre as exportações sul-africanas, disponível aqui, e brasileiras, disponível aqui, e as atividades de verificação, disponíveis aqui. Pergunte: "Quais foram os três produtos mais exportados pelo Brasil? Quais são as principais aplicações comerciais desses produtos? Quais foram os três países que mais importaram produtos do Brasil em 2016? O que você já ouviu falar sobre esses países? Quais foram os três países que mais importaram produtos da África do Sul em 2016? O que você já ouvir falar sobre esses países?". Incentive-os a se comunicarem via WhatsApp para a discussão. Agora é hora de fazer a atividade de verificação. Tempo estimado de 40 minutos.
Sistematização
Solicite que os alunos enviem suas produções finais pelo WhatsApp. Retome a questão utilizada na problematização da aula e solicite que os estudantes verbalizem, via mensagem de WhatsApp, as semelhanças que encontraram entre a economia brasileira e a sul-africana, no decorrer desta aula. Aproveite a ocasião para ressaltar o papel desempenhado pelas atividades relacionadas ao setor primário da economia dos países analisados. e introduza o conceito de BRICS. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre as exportações brasileiras durante a pandemia. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Vinícius Arantes de souza
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Comparar a pauta de exportações do Brasil e da África do Sul.
Habilidade (s) da Base: Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA