Atividade para impressão - Mão na Massa - Usina nuclear
Plano de Aula
Plano de aula: Usina nuclear
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica
Por: Luciana Francisco
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este é considerado o quinto plano de aula de um conjunto de aulas relacionadas ao uso consciente de energia elétrica. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03 e CIE8_05ME04. Acesse também o site da Nova Escola, pesquise a reportagem: “Radioatividade: como trabalhar o assunto em sala de aula”, disponível no material complementar.
Radioatividade é a capacidade que muitas substâncias (ou elementos químicos) têm de emitir radiação. Radiação, por sua vez, é a emissão de energia por meio de ondas ou partículas. O Sol, por exemplo, emite sua energia por meio de raios de luz ultravioleta (aqueles dos quais nos protegemos com os protetores solares), infravermelho, entre outros. A radioatividade tem diversas aplicações em nosso dia a dia. Para a produção de energia elétrica, são usados o urânio e plutônio como combustíveis em reatores nucleares. Na medicina, com o raio X e radioterapia, a radioatividade é usada para o diagnóstico e o tratamento de doenças. A radioatividade também pode ser usada para a datação de rochas e, infelizmente, também para a construção de bombas nucleares.
Outras informações que complementam o tema dessa aula podem ser obtidas nos links abaixo. Caso julgue necessário, acesse-os antecipadamente.
- Site da Eletronuclear, disponível em: <http://www.eletronuclear.gov.br/hotsites/tourvirtualv2/index.html> realize o tour virtual na usina nuclear de Angra 2 (acesso 07 jun. 2018).
- Empresa de Pesquisa Energética. Disponível em: <http://epe.gov.br/pt/abcdenergia> (acesso 07 jun. 2018).
- Museu de Ciências Nucleares. Departamento de Energia Nuclear, Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: <http://museunuclear.com/> (acesso 16 jun. 2018).
- Na Trilha da Energia - Energia Nuclear. Vídeo e animação disponíveis no canal do youtube no link: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=6wcXBKpnj3Q> (acesso 07 jun. 2018).
Pesquise e descubra a participação das usinas nucleares na produção de energia elétrica no Brasil, acesse:
- Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017 (ano base 2016):
<http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-160/topico-168/Anuario2017vf.pdf> (acesso 07 jun. 2018).
- Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. Energia Nuclear. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par3_cap8.pdf> (acesso 07 jun. 2018).
Materiais necessários para a aula: Data Show (ou slides impressos), cópias das reportagens sugeridas nas instruções (slide 6), computadores (se não for possível, no slide 6 é apresentada uma alternativa), cartolina ou papel kraft (slide 7), post-its, canetas e cronômetro. Se preferir, acesse o link para imprimir a atividade em tamanho A3 ou maior, disponível no material complementar.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão levantar informações, discutir e se posicionar ao avaliar uma proposta de construção de uma usina nuclear. Esse fato causa muita desconfiança e medo em muitas pessoas e isso se deve, principalmente, porque pouco sabemos sobre radiação (emissão de energia por meio de ondas ou partículas) e sobre os problemas e as consequências causados por ela quando acontecem acidentes nucleares nos quais há vazamento, como foi no acidente de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o maior acidente na história das usinas nucleares. O trágico episódio levou ao desenvolvimento de uma série de medidas de segurança, que hoje tornam as usinas muito mais seguras. Comente que na França, por exemplo, 77% da a produção de energia elétrica é proveniente dessas usinas. Na Bélgica, 54%. (dados publicados em 2014 na revista Exame, disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/os-10-paises-no-mundo-mais-dependentes-de-energia-nuclear/> ( (acesso 16 jun. 2018).
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO