Atividade para impressão - Contexto - Transmissão do vírus HIV e prevenção da Aids
Plano de Aula
Plano de aula: Transmissão do vírus HIV e prevenção da Aids
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os(as) alunos(as), ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07 e CIE8_09VE09). Esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os(as) adolescentes podem melhor se preparar para assumir responsabilidades e consequências a partir de suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da Aids e da transmissão do vírus HIV. As vias de transmissão do vírus HIV são os fluidos sexuais, sangue e leite materno. Incentive os(as) estudantes na adoção de condutas preventivas: usar camisinha, usar luvas no contato com sangue de outras pessoas, conhecer os meios de transmissão do vírus e os fatores que levam à Aids. Promova debates sobre os obstáculos que dificultam a prevenção, refletindo sobre a importância da promoção da saúde e do respeito vinculados à valorização da vida, pois a transmissão do vírus HIV entre adolescentes está ligada principalmente às práticas sexuais sem preservativo, casos de abuso sexual, pobreza e falta de acesso à informação. Esses conteúdos devem propiciar atitudes responsáveis, solidárias e não discriminatórias em relação aos soropositivos, enfatizando o convívio social e a desconstrução dos preconceitos.
Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Kowd4QlTG2I.
Sugestões de leituras para o(a) professor(a):
- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2013000200420&script=sci_abstract&tlng=pt - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10001021667.pdf - http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://giv.org.br/Ativismo-GIV/N%C3%A3o-%C3%A0-palavra-Aid%C3%A9tico/ - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/
- http://futura.org.br/noticia/cada-hora-30-adolescentes-sao-infectados-pelo-hiv-diz-unicef/ Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; material impresso ou recortado de jornais ou revistas; recursos tecnológicos (computador e internet) e acesso à internet ou material de uso comum (canetinhas, régua, papel cartolina ou kraft…).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre as formas de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o desenvolvimento da doença Aids, refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação relacionadas à falta de informação.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO