Plano de Aula

Plano de aula: Transformação de energia elétrica em energia luminosa

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o nono plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de Energia Elétrica”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04, CIE8_05ME05, CIE8_05ME06, CIE8_05ME07 e CIE8_05ME08.

A ideia dessa aula é motivar os alunos a comparar lâmpadas comuns (ou incandescentes) com outros tipos de lâmpadas, as halógenas, as fluorescentes e as LED. A partir de cálculos de consumo e economia de energia elétrica de uma lâmpada em relação a outra, com o uso de um aplicativo de celular que usa a câmera para medir a intensidade de luz e com as análises dos resultados obtidos, os alunos serão capazes de identificar que as lâmpadas de LED são mais eficientes, porque com a mesma quantidade de energia elétrica, produzem mais energia luminosa que as lâmpadas fluorescentes, halógenas e incandescentes. Também deverão observar que as lâmpadas de LED e fluorescentes quando acesas produzem menos energia térmica do que as lâmpadas incandescentes e halógenas, com isso, esquentam menos o ambiente.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários para a aula: datashow (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida nas instruções (slide 7), computadores (se não for possível, no slide 6 é apresentada uma alternativa), cópias da folha de resolução, disponível no material complementar, quatro tipos de lâmpadas: Incandescente 100 W; Halógena 70 W; Fluorescente compacta 25 W e LED 9 W, luminária, celular com o aplicativo de medidor de luz /luxímetro, cronômetro.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão levantar informações, discutir e aprender a calcular o consumo e economia de energia elétrica de uma lâmpada em relação a outra. Caso julgue necessário, acesse o site do museu da lâmpada, pesquise na sessão exposições: Thomas Edison e outras matérias relacionadas a origem das lâmpadas. Disponível em: <http://www.museudalampada.com.br/thomas-edison/> (acesso 18 jul. 2018) e utilize como atividade complementar.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados