Atividade para impressão - Mão na massa - Sexualidade e respeito
Plano de Aula
Plano de aula: Sexualidade e respeito
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de aulas sobre as múltiplas dimensões da sexualidade humana. Para que o trabalho sobre a temática seja amplamente abordado, recomenda-se conhecer todos os planos que compõem a sequência. Para ampliar as construções de aprendizagens, acompanhe os planos seguintes (com ênfase nas sequências CIE8_09VE02 e CIE8_09VE03).
Materiais necessários para a aula: Quadro, giz ou canetas para quadro, texto impresso, notícia impressa ou projetada em tela, dicionários, papel para produção de cartazes ou painéis (cartolina, kraft ou cartazes para reutilização), caneta para cartaz, canetas, lápis, caderno, imagens/revistas/jornais para recortar, tesoura, régua, cola e fita adesiva. Pode-se utilizar recursos tecnológicos como: computador ou notebook com internet para pesquisa, ferramentas para produção de apresentações ou painéis digitais, projetor (Data Show) e tela para projeção.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale o título da aula para a turma. Comente que vamos compreender o que é sexualidade e refletir sobre as formas de respeitar as diversidades, buscando modos de conviver melhor com as pessoas. Deixe de lado valores pessoais que possam interferir no processo de ensino para cumprir os objetivos da aula. Posicione-se à parte de suas concepções individuais e comportamentos familiares para construir uma nova postura. Facilite discussões sobre opiniões diferentes e valorize condutas que possam garantir a expressão da diversidade pelos estudantes, desconstruindo concepções preconceituosas e construindo ideias pautadas no respeito. Reflita a transformação da educação escolar como um processo contínuo de construção de espaços acolhedores para o diálogo e a reflexão, propondo o fortalecimento de condutas autônomas e cooperativas entre estudantes e professores.
Para maior aprofundamento no tema, sugerimos os links a seguir como leituras complementares: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orientacao.pdf; https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/banheiros-transgeneros/. Assista também a este vídeo sobre sexualidade na adolescência: https://www.youtube.com/watch?v=DYcxwHMk290 .
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Converse rapidamente com os estudantes para identificar os conhecimentos prévios e as concepções que eles têm sobre sexualidade.
Pergunte: Para vocês, o que é sexualidade? Escute as respostas e registre as palavras-chave no quadro.
Em seguida, proponha a leitura da notícia PUC-SP abre banheiro unissex para público em geral, disponível no link http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,puc-sp-abre-banheiro-unissex-para-publico-em-geral,70001936440.
Acesse a o site e o projete em tela ou imprima cópias da notícia diretamente do site indicado.
Fique atento(a) para esclarecer para os estudantes que a sexualidade não é apenas uma questão pessoal, mas é social e política, construída ao longo da vida, e de muitas formas, por todas as pessoas. Esse processo envolve culturas, rituais, linguagens, fantasias, desejos, representações, símbolos, hábitos, vestimentas, estilos e convenções, constituindo-se em processos culturais e diversos ao longo da história, pois os corpos humanos só ganham sentido socialmente, sendo que as definições de gênero (masculino e feminino), são dadas conforme as culturas. O respeito às diversidades da sexualidade deve ser dialogado para compreensão dos pontos de vista e desconstrução de padrões de concepções que desrespeitem essa diversidade. Devemos proporcionar um ensino socializador, promovendo a construção de saberes com participação, relacionamento e ética, promovendo o desenvolvimento de habilidades que capacitam os estudantes a exercer cidadania.
Materiais necessários: cópias da notícia ou material para projeção (computador ou notebook, internet, projetor e tela), quadro, giz ou caneta para quadro.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete este slide ou apenas pergunte à turma: Por que existem banheiros unissex? Ouça as respostas e repita as que contribuam para a reflexão da importância do respeito às diversidades da sexualidade. Identifique ideias que se destacam em relação ao respeito com as diversidades. Não há necessidade de registrá-las no quadro.
Materiais necessários: Computador/notebook, projetor (Data Show) e tela.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Essa etapa tem a duração total de 20 minutos. Sugerimos utilizar 8 minutos para esta atividade. Comece lendo as orientações deste slide para a turma. Acesse o texto no material complementar e imprima cópias para os alunos. Organize a turma em grupos com 3 integrantes. Entregue uma cópia do texto para cada estudante ou para cada grupo, conforme a disponibilidade de recursos. Cada aluno faz a leitura ativa da seguinte forma: um procura as palavras desconhecidas no dicionário e anota os significados; outro destaca frases importantes; outro seleciona as palavras-chave do texto. Nos grupos, os alunos devem trocar ideias sobre a leitura.
Procure não trabalhar unicamente a concepção biológica de sexualidade, que vê o corpo com função reprodutiva. É importante abordar o conceito amplo de sexualidade para construir consciência sobre o respeito ao corpo, aos sentimentos, à identidade de gênero e às relações interpessoais, para o conhecimento do próprio corpo, desenvolvimento da autoestima, autocuidado e empatia, construindo respeito às diversidades por meio de argumentos científicos que fundamentam escolhas conscientes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto, dicionários ou fonte eletrônica de pesquisa (celular ou computador/notebook com internet), caderno, lápis ou caneta.
Mão na massa
Orientações: Essa etapa tem a duração total de 20 minutos. Sugerimos utilizar 12 minutos para esta atividade. Projete o slide ou escreva no quadro: Como podemos respeitar a sexualidade de cada pessoa? Cada grupo elabora sua resposta e a registra em um cartaz ou painel em papel. Os grupos podem criar o painel com recursos tecnológicos, por exemplo computador e/ou ferramentas da internet (PowerPoint, Google Apresentações, infográficos, mapas conceituais, Easel.ly, Padlet, Canva, Powtoon, Pixton etc). Tais materiais podem ser projetados para a apresentação na etapa de sistematização e, posteriormente, compartilhados nas redes sociais, ou ainda, impressos e divulgados no ambiente escolar.
Materiais necessários: papel para cartaz ou painel, canetas, cola, régua, tesoura e imagens para recortar, quadro, giz ou caneta para quadro, computador/notebook, projetor (Data Show), tela para projeção e internet.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Essa etapa tem duração total de 18 minutos. Para esta atividade, sugerimos utilizar 10 minutos. Projete este slide ou explique a atividade para a turma. Cada grupo apresenta seu painel ou cartaz e o expõe aos colegas de classe. A turma escolhe um título para a exposição e debate sobre o respeito à sexualidade. Relembre a questão disparadora para concluir a atividade: Por que existem banheiros unissex? Dialoguem sobre a importância de respeitar as diversidades da sexualidade para conviver bem com as pessoas e ter condições de compartilhar espaços públicos. Se os cartazes/painéis foram elaborados em papel, os exponham na sala. Se forem elaborados com recursos tecnológicos, os projete para a visualização de todos e, depois, os imprimam ou divulguem nas redes sociais.
Materiais necessários: Caneta para cartaz, fita adesiva, computador/notebook, projetor (Data Show) e tela para projeção.
Sistematização
Orientações: Para esta atividade, sugere-se utilizar 8 minutos. Projete este slide ou explique a atividade para a turma. Elabore com a turma um parágrafo que contenha um combinado que oriente os alunos sobre como respeitar as diversidades da sexualidade. Escreva o trecho no quadro para que todos os estudantes copiem em seus cadernos. Enfatize a importância de entendermos o que é sexualidade para construirmos valores de respeito e consideração com nosso corpo e com nossa saúde. Se respeitamos as diversidades, podemos conviver bem em sociedade. Assim, o uso de banheiros compartilhados de maneira saudável é possível, se todos respeitarem a forma de ser de cada pessoa.
Materiais necessários: Quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis ou caneta, computador/notebook, projetor (Data Show) e tela para projeção.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e anotarem em uma folha as opiniões sobre sexualidade. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que existem banheiros unissex?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco alunos. Envie o texto no formato word e o link (disponível aqui).
Os grupos deverão:
- Procurar os significados de palavras desconhecidas e elaborar um glossário.
- Destacar frases importantes.
- Anotar palavras-chaves.
- Responder: como podemos respeitar a sexualidade de cada pessoa?
Cada grupo deverá criar um painel com as respostas e compartilhar com os outros grupos.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Retorne a questão disparadora e conversem sobre como podemos respeitar as diversidades da sexualidade.
Use o Padlet, recurso digital, para os painéis.
Tutorial Padlet (disponível aqui).
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar apoiando os filhos na execução das atividades.
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Discutir a importância do respeito às diversidades da sexualidade.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza