Atividade para impressão - Mão na massa - O caminho da energia elétrica
Plano de Aula
Plano de aula: O caminho da energia elétrica
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser contemplada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta habilidade, consulte o site disponível em: <https://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/Documents/cartilha-ee-2017.pdf>. Neste link há uma cartilha de eficiência energética e um infográfico na página 12, com informações de como a energia elétrica chega na sua casa.
Materiais necessários para a aula: Datashow, cópias da atividade disponíveis no link:
<https://docs.google.com/document/d/17tHKvYwyMsevVetBbbxmsJPWgOy-fHW1puAnKpoceMo/edit>, canetas/lápis coloridos e cronômetro.
https://docs.google.com/document/d/16HsK-FCdu5SINhMIGOtNB__Y01NuN-JAitj7gcx8Guk/edit
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar informações, além de ser convidados a realizar um desenho sobre o caminho que a energia elétrica percorre até chegar às residências.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para dar início à aula, organize os alunos em grupos de até cinco. Em seguida projete ou distribua cópias do slide e leia-o com a turma. Caso julgue necessário acesse a reportagem: “Suspeitos furtam fios de alta tensão e deixam escola municipal sem eletricidade, em Ponta Grossa”, disponível em: <https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/suspeitos-furtam-fios-de-alta-tensao-e-deixam-escola-municipal-sem-eletricidade-em-ponta-grossa.ghtml>.
Promova uma discussão inicial e procure levantar informações de como essa energia elétrica chega até a nossa casa, de modo que os alunos fiquem mobilizados em busca de respostas.
Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído, incentive-os a explorar as informações da manchete, pergunte sobre:
- O que mais chamou sua atenção no trecho da reportagem?
Sugestão de resposta: Os fios elétricos são feitos de materiais que permitem a passagem da corrente elétrica, chamados condutores elétricos. O cobre é um metal condutor elétrico, que é furtado dos fios elétricos e vendido de maneira ilegal.
- Com base no trecho da reportagem, que relação tem entre a falta de luz na escola municipal e as condições de distribuição de energia elétrica?
Sugestão de resposta: A energia elétrica é distribuída por uma rede de energia conectada a fios elétricos que transportam a energia elétrica da tomada aos equipamentos, como as lâmpadas e outros aparelhos elétricos e eletrônicos, com o furto os equipamentos ficam impedidos de funcionar.
No plano de aula CIE8_05ME01, vimos que a energia elétrica que utilizamos diariamente provém de usinas de geração de energia elétrica, caso seja necessário, acesse e utilize como atividade complementar.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Peça a algum aluno que anote as respostas dadas coletivamente. A folha de registro pode ser utilizada como o primeiro instrumento avaliativo, pois, por meio da mesma, é possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o conteúdo que será estudado.
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, é provável que eles falem sobre postes de energia, corrente elétrica, fios elétricos etc.
Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Caso necessite acesse a reportagem: “Como a energia elétrica chega a nossas casas?”, disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/69/como-a-energia-eletrica-chega-a-nossas-casas>.
Solicite aos alunos a leitura da reportagem e utilize-a como atividade complementar.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Prepare antecipadamente cópias da atividade, disponíveis no link: <https://docs.google.com/document/d/17tHKvYwyMsevVetBbbxmsJPWgOy-fHW1puAnKpoceMo/edit>.
Explique a atividade lendo as informações ou projete o slide. Organize grupos de até cinco alunos e distribua uma cópia da atividade para cada grupo, canetas e lápis coloridos. Providencie um cronômetro para a marcação do tempo e solicite que cada aluno, “na sua vez”, desenhe o caminho que a energia elétrica percorre até chegar às residências. Passados 2 minutos, a folha de papel deve ser entregue ao colega da direita, que deve continuar o desenho. O procedimento deve ser repetido até que a folha retorne ao aluno que iniciou o desenho.
É importante que no fim deste procedimento os alunos conversem entre si, repensem e reorganizem as ideias e, se faltar algo, peça para que eles acrescentem novas informações ao desenho coletivo. Para fechar, faça uma roda de conversa e compartilhe os desenhos de cada grupo com a turma toda e compare os caminhos representados. Não se preocupe em elaborar alguma definição neste momento.
Materiais necessários: Datashow, cópias da atividade, canetas/lápis coloridos e cronômetro.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Nesta aula faça o diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos sobre o caminho que a energia elétrica percorre até as residências.
Observe se eles conseguem traçar o caminho, a partir das usinas geradoras de energia elétrica que utilizam diferentes fontes de energia para transformar em energia elétrica, conduzida por meio de cabos e fios elétricos, chegando a aparelhos eletrônicos, lâmpadas e eletrodomésticos que usam a energia elétrica em seu funcionamento. Questione-os sobre o papel das estações de energia elétrica, das redes de transmissão, das principais formas de otimizar o uso da energia elétrica e de formas de evitar o desperdício.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia as informações ou projete o slide. Proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam durante a atividade e apresentem os desenhos, realize alguns questionamentos, conforme sugerido no slide. Aproveite e retome as hipóteses levantadas coletivamente no início da aula (slide 4) e compare-as com as respostas dadas após a atividade.
Use as informações deste parágrafo para auxiliá-lo nas respostas das perguntas 4 e 5. Espera-se que os alunos respondam:
A corrente elétrica produzida pelos geradores das usinas de energia elétrica percorre fios que conduzem eletricidade. Este percurso é denominado de circuito elétrico, que apresenta os condutores que permitem a passagem da corrente elétrica com grande facilidade, como os fios elétricos, que partem das usinas de geração de energia elétrica até as residências. Os receptores são dispositivos que utilizam a energia elétrica transformando-a em outros tipos de energia, como a luz de uma lanterna, movimento de um liquidificador, o calor do ferro de passar roupa, entre outros. Na parte interna dos equipamentos elétricos que usamos em nosso dia a dia há circuitos elétricos. Suas pilhas e baterias são pequenos geradores que contêm elementos como o cobre e o zinco, que sofrem reações químicas, essas convertem a energia química em energia elétrica, que faz os aparelhos elétricos e eletrônicos funcionarem.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Projete o slide e solicite que comparem os desenhos com as informações projetadas. No fim da discussão, peça aos alunos que incluam novas informações aos desenhos realizados inicialmente pelo grupo. Caso algum aluno apresente dificuldade na execução da atividade é possível propor pesquisas e retomar o conteúdo para que as dúvidas sejam sanadas.
Textos complementares (de revistas, jornais, vídeos, programas e séries de TV) podem ampliar a discussão, motivar e envolver os alunos.
Veja alguns exemplos nestes links:
Museu da Energia. Disponível em: <http://www.museudaenergia.org.br/> (acesso em: 15 maio 2018).
Site TV Escola - série “De onde vem a energia elétrica?”. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-a-energia-eletrica> (acesso em: 15 maio 2018).
Site: AES Eletropaulo e Instituto Akatu - série Consumo Consciente de Energia - animação “Caminhos da energia”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=A5VmHl9JAGw&feature=youtu.be> (acesso em: 15 maio 2018).
Reportagem: Veja o caminho que a energia elétrica percorre das usinas às residências. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2012/06/veja-o-caminho-que-energia-eletrica-percorre-das-usinas-ate-residencias.html> (acesso em: 15 maio 2018).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o slide "Contexto". Proponha que anotem as percepções. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Se você pudesse seguir os fios elétricos que saem de sua casa, qual caminho você acha que eles percorreriam?
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Envie a atividade via Whatsapp.
Peça para eles explicarem o caminho da energia elétrica.
Diga que podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Material de Apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam expor as dúvidas durante a execução das atividades.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
O caminho da energia elétrica
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Conhecer o papel das estações geradoras de energia elétrica e como ocorre a distribuição desta energia até as residências.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como esta energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciana Francisco
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda