Material de apoio - Mão na Massa - Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais
Plano de Aula
Plano de aula: Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de consumo de energia elétrica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo distinguir o perfil das matrizes energética e elétrica brasileiras em comparação com o cenário mundial, relacionando as principais fontes e suas vantagens e desvantagens históricas (levando em consideração dados dos últimos 10 anos). Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
http://www.brasil.gov.br/editoria/meio-ambiente/2010/11/matriz-energetica;
http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica
Material necessário:
Para a seção mão na massa:
Opção 1: Se a escolha for cartolina:
- 4 a 5 folhas de cartolina branca;
- Tiras de papel ofício A4 (Para isso é necessário umas 10 folhas);
- Dois tubos pequenos de cola branca;
- Uma caixa de canetinha.
Opção 2: Se a escolha por banner:
- Confeccionar o banner em uma gráfica rápida antes da aula;
- Quatro blocos de post it num formato grande e com cores variadas.
- Uma caixa de canetinha.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula e faça perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: O que é a matriz energética de um país? E a matriz elétrica? Ambas são a mesma coisa? O que diferencia uma da outra?
Apresente o objetivo da aula: "esta aula tem como objetivo distinguir o perfil das matrizes energética e elétrica brasileiras em comparação com o cenário mundial, relacionando as principais diferenças".
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente a matriz energética brasileira. Pergunte aos alunos o que chamou a atenção deles na matriz energética brasileira. Se algo os surpreendeu.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente a matriz elétrica brasileira. Pergunte aos alunos o que chamou a atenção deles na matriz elétrica. Questione se eles sabem a diferença entre as matrizes energética e elétrica de um país, por exemplo.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente alguns dados que traga clareza para o tema apresentado.
Contextualize para os alunos que energia é necessária para praticamente todas as atividades do nosso cotidiano, por exemplo, para acender uma lâmpada, preparar as refeições, ir à escola, etc. Essa energia vem de um conjunto de fontes que formam o que chamamos de matriz energética. Ou seja, ela representa o conjunto de todas as fontes de energia disponíveis em um país, estado, ou no mundo, para suprir a necessidade (demanda) de energia.
Muitas pessoas confundem a matriz energética com a matriz elétrica, mas elas são diferentes. Enquanto a matriz energética representa o conjunto de todas as fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida, gerar eletricidade, etc, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica. Dessa forma, podemos concluir que a matriz elétrica é parte da matriz energética. Questione o que eles pensam dessa situação apresentada (2 ou 3 participações é suficiente): "Sendo algo tão importante para o nosso cotidiano, o que vocês acham de conhecermos as matrizes energética e elétrica mundial e brasileira?"
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça para a turma apresentar suas impressões. É possível incluir questões de apoio, tais como:
Quais fontes vocês acham que são mais relevantes no suprimento da nossa demanda de energia? E quais são as mais importantes no suprimento da necessidade de energia no cenário mundial? Quais fontes de energia são renováveis e quais são não-renováveis?
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Divida a turma em quatro grupos. Cada equipe deve receber uma lista com as fontes e os percentuais corretos e deve ser fixado em um ponto acessível a toda a turma uma cartolina ou banner com uma divisão em quatro partes, conforme ilustrado no slide. Cada equipe deve receber uma tabela e um gráfico que se correspondam. (Este material está disponível como material de apoio). Cada equipe deve associar os percentuais indicados no gráfico que receber com os valores da correspondente tabela.Tirinhas de papel ou post it devem ser disponibilizados para que o grupo possa escrever de forma visível o nome da fonte de energia correspondente ao percentual previsto no gráfico disponibilizado. Todos os post it (ou as tirinhas de papel) devem ser fixados no gráfico recebido. E a folha com o gráfico recebido deve ser fixada numa folha de cartolina em local visível para toda turma. Quando esta atividade estiver finalizada, o layout da cartolina ficará semelhante ao slides desta seção. A seguir, cada equipe deve discutir as diferenças entre a matriz energética e elétrica mundial e brasileira em seu grupo e, ao final, produzir um texto colaborativo, onde cada grupo deve relacionar as diferenças e semelhanças mais importantes com relação à produção energética no Brasil e no mundo. Caso a turma não consiga inicialmente identificar os pontos relevantes, sugiro aqui alguns dados para orientar a discussão e produção do texto:
MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA X MUNDIAL:
- Todas as fontes renováveis do Brasil totalizam 43,5% da nossa matriz energética, enquanto no resto do mundo as fontes renováveis respondem por apenas 14,1% da matriz energética, isso se deve ao fato do Brasil ser privilegiado com muitas riquezas naturais, entre elas um potencial energético incrível para fontes variadas;
- As fontes não renováveis de energia são as maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE);
- A matriz energética mundial e brasileira têm como principal fonte petróleo e seus derivados, isto é previsível, pois a maior parte do transporte em qualquer país do mundo, incluindo o Brasil, utiliza combustível vindo do petróleo;
- O carvão é uma fonte pouco usada no Brasil, enquanto no resto do mundo é a segunda maior fonte de energia, isso se deve ao fato do Brasil ter poucas jazidas de carvão em comparação a países como a China, por exemplo (O carvão é a fonte de energia considerada mais poluente do mundo).
MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA X MUNDIAL:
- A matriz elétrica brasileira é predominantemente renovável, pois todas as nossas fontes renováveis totalizam 82% no Brasil, enquanto no resto do mundo as fontes de energia renováveis respondem por apenas 23% da matriz elétrica, isso se deve ao fato do Brasil ser privilegiado com muitas riquezas naturais, entre elas um potencial energético incrível para fontes variadas, tais como: Biomassa, eólica (Energia dos ventos), solar e hidráulica;
- A matriz elétrica mundial é bem diferente da brasileira, pois enquanto no Brasil a principal fonte é a hidráulica, devido ao grande potencial hídrico do nosso país, considerado o maior do mundo, enquanto no resto do mundo a principal fonte de energia elétrica é o carvão (Fonte de energia considerada mais poluente do mundo).
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: O potencial energético e elétrico brasileiro é fantástico, sendo considerado como uma grande vocação para a energia renovável, pois o potencial energético do Brasil têm uma fonte de biomassa muito grande que é o álcool. Enquanto que no potencial elétrico, além do maior potencial hídrico, tem também o maior potencial mundial para energia eólica e solar. Contudo, para explorar todo esse potencial é necessário um grande investimento em infraestrutura e o Brasil não possui este recurso. E, mesmo sendo renovável, não devemos esquecer que o impacto ambiental existe e caso o projeto não seja adequado, pode inclusive potencializar a agressão ao meio ambiente.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes verem os gráficos do slide "Contexto". Proponha que anotem o que chamou a atenção deles na matriz energética brasileira. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais são as principais diferenças entre a matriz energética e elétrica brasileiras, comparadas com o resto do mundo?
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Envie a atividade via Whatsapp.
Peça para identificarem as fontes e diferenças em cada gráfico. Solicite que elaborem um texto colaborativo relacionando as diferenças e semelhanças mais importantes com relação à produção energética no Brasil e no mundo.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Material de Apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada toda a turma. Proponha uma conversa para identificar as diferenças entre a matriz energética brasileira e a mundial?
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
8° Ano
Objetivos de aprendizagem
Distinguir o perfil das matrizes energética e elétrica brasileiras em comparação com o cenário mundial.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda