Plano de Aula

Plano de aula: Igualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula desta sequência (principalmente os planos CIE8_09VE02 e CIE8_09VE06). Esta aula aborda como o preconceito gera desigualdades de oportunidades entre os gêneros e as raças, e propõe a elaboração de ações para superá-la. Para que isso seja possível, tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É fundamental que a escola seja uma instituição que promova a aprendizagem dos conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os diversos preconceitos. Assim, a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.

Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, sugerimos os seguintes links para acesso ao professor(a):

- sobre desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres: https://nacoesunidas.org/onu-16-fatos-sobre-desigualdades-entre-homens-e-mulheres/

- sobre o filme “Estrelas Além do Tempo”: https://novaescola.org.br/conteudo/4779/o-que-o-filme-estrelas-alem-do-tempo-tem-a-ver-com-a-sua-aula

- sobre os efeitos do preconceito na educação escolar: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1805200309.htm

- como trabalhar preconceito racial na escola: https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor

Sugerimos que este plano seja utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia internacional da mulher (8 de março). Para ampliar esclarecimentos sobre a data, sugerimos a leitura do texto neste link: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher

Sugestões de filmes que abordam o preconceito racial e de gênero: Estrelas Além do Tempo (2017, aborda a trajetória profissional de 3 mulheres negras cientistas na NASA, com a possibilidade de trabalhar conceitos de Física); Histórias Cruzadas (2011, uma menina norte-americana sonha em ser escritora e entrevista mulheres negras nos anos 1960); As Sufragistas (2015, sobre a luta de mulheres na Inglaterra, no início do século XX, para ter direito ao voto nas eleições); O Jogo da Imitação (2014, história do norte-americano e cientista matemático Alan Turing, que decifrou códigos durante a II Guerra Mundial, enfrentando preconceito porque era homossexual).

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, internet - se disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos identificar as desigualdades de oportunidades entre as raças e os gêneros. Essas desigualdades surgem também do preconceito em relação às diversidades da sexualidade. Nessa visão, trabalharemos situações e sobre personalidades que sofreram preconceito e discriminação por serem do gênero feminino ou masculino ou em relação à raça.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados