Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer as diferentes fontes de energias renováveis.
Para saber mais sobre os temas e a relação deles com a sociedade, relação entre o homem e o meio ambiente, sobre as diversas formas de energia existentes, você pode acessar o link: http://bit.ly/2FDzfyj
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer e discutir as imagens. Esta conversa inicial pode ser conduzida com base em questões como: Quais os materiais usados nestas imagens? Estes materiais são importantes para produzir energia? Podemos usar estes materiais no nosso dia a dia? Como podemos encontrar estes materiais? Podemos pensar em outros exemplos?
Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, o professor propõe a Questão disparadora.
Possíveis respostas:
- Quais os materiais usados nestas imagens?
Catavento.
- Estes materiais são importantes para produzir energia?
Sim. Energia mecânica e eólica (catavento)
- Podemos usar estes materiais no nosso dia a dia?
Sim, podemos encontrar.
- Como podemos encontrar estes materiais?
Nos sítios encontramos moinhos de água.
- Podemos pensar em outros exemplos?
Água, sol, vento.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta desta aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Cada grupo deve receber um material (reportagem) para desenvolver esta atividade investigativa. Tal material pode ser impresso (anexo 1) ou via internet.
Peça para cada grupo sistematizar e classificar a energia estudada na cartolina, pois na Sistematização da aula cada grupo vai fazer uma breve apresentação para a classe sobre seu tema. A cartolina deve ser entregue no fim da aula com todos os campos preenchidos, e se viável pode ser exposta na escola.
O trabalho realizado pelo grupo deve ser guiado pelo slide 2 Mão na massa, de acordo com as questões para investigar: classificar a matéria-prima usada; vantagens e desvantagens e identificar as energias envolvidas no processo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Cada grupo deve receber material (reportagem) para desenvolver esta atividade investigativa. Tal material pode ser impresso (anexo 1) ou via internet.
Peça para cada grupo sistematizar e classificar a energia estudada na cartolina, pois na Sistematização da aula cada grupo vai fazer uma breve apresentação para a classe sobre seu tema. A cartolina deve ser entregue no fim da aula com todos os campos preenchidos, e se viável pode ser exposta na escola.
O trabalho realizado pelo grupo deve ser guiado pelo slide 2 Mão na massa, de acordo com as questões para investigar: classificar a matéria-prima usada; vantagens e desvantagens e identificar as energias envolvidas no processo.
Vale ressaltar que no campo O que o grupo pensa sobre a produção de energia com materiais renováveis no Brasil do século XXI, o professor deve orientar os grupos a escrever após a apresentação de todos os alunos para fundamentar suas respostas, este campo torna-se fundamental para a formação crítica do aluno.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: O professor deve conduzir os alunos na apresentação da atividade construída em aula. Cada grupo deve expor sua pesquisa para a classe.
No fim da apresentação, o professor deve sistematizar os argumentos levantados pelos grupos no quadro.